National book chapters

[59] Zukowsky-Tavares. C., Silva, N., Alencar, V., Cardoso, T., Lopes Jr., D., & Bonito, J. (2022). Desafios educacionais na crise covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire. In M. J. Camacho, & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia (pp. 166-175). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN: 978-989-54390-6-5]. http://hdl.handle.net/10174/30872. http://hdl.handle.net/10400.13/4875. 10.34640/universidademadeira2022zukowskysilva.

[58] Rebelo, D., Rodrigues, M., & Bonito, J. (2021). A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz, & J. Morgado (Coords.), Educação em ciências: interações e desafios (pp. 39-43). Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências. [ISBN: 978-989-99491-1-9]. http://hdl.handle.net/10174/30877.

[57] Victor, E., Costa, M., Mendonça, A., & Bonito, J. (2021). Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda. In H. Spínola, & S. M. Carreira (Orgs.), Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano (pp. 99-109). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN: 978-989-54390-4-1]. http://hdl.handle.net/10174/29176.

[56] Morgado, M., Bonito, J., Medina, J. Rebelo, D., Marques, L., & Soares de Andrade (2020). Contestação e dúvida ambiental sobre a exploração do lítio em Portugal: contribuição da educação em Geociências para uma educação cidadã. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do espaço nas suas vertentes humanas e naturais – uma homenagem à professora Celeste Romualdo Gomes (vol. 2, pp. 495-524). Coimbra, Portugal: Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. [ISBN: 978-989-33-1682-5]. https://doi.org/10.5281/zenodo.4411923 http://hdl.handle.net/10174/29862.

[55] Albuquerque, C., Rua, M., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019). Formação pré-graduada em medicina dentária: competências na área da prevenção e do tratamento do tabagismo. In R. Martins, D. Silva, J. Costa, O. Ribeiro, C. Albuquerque, & I. Bica (Coords.), Livro de resumo do I congresso internacional qualidade de vida, cidadania e saúde mental e V congresso de educação para a saúde (p. 52). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde de Viseu. [ISBN: 978-989-996603-7-4]. http://hdl.handle.net/10174/25781.

[54] Rua, M., Albuquerque, C., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019). Formação pré-graduada em enfermagem: competências na área da prevenção e do tratamento do tabagismo. R. Martins, D. Silva, J. Costa, O. Ribeiro, C. Albuquerque, & I. Bica (Coords.), Livro de resumo do I congresso internacional qualidade de vida, cidadania e saúde mental e V congresso de educação para a saúde (pp. 51-52). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde de Viseu. [ISBN: 978-989-996603-7-4]. http://hdl.handle.net/10174/25782.

[53] Bonito, J. (2019). Prevenção das doenças do nosso tempo com uma alimentação saudável. In I. Martins (Org.), Percursos de investigação em educação no CIDTFF. Um itinerário pelas lições de agregação (pp. 841-905). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-606-6]. http://hdl.handle.net/10174/25715.

[52] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2018). Cidadania e educação em Geociências: subsídios do tempo geológico. In L. Rodrigues, & N. Fraga (Orgs.), Europa, educação, cidadania (pp. 52-76). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN: 978-989-54390-0-3]. http://hdl.handle.net/10174/25550.

[51] Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., & Trindade, V. (2018). Perspetivas sobre o ensino das Geociências no terceiro ciclo do ensino básico. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 145-184). Lisboa, Portugal: Climepsi Editores. [ISBN: 978-972-796-360-7]. http://hdl.handle.net/10174/23082.

[50] Boné, M., & Bonito, J. (2016). Português e matemática funcionais: um estudo de caso com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. In F. Gouveia, & G. Pereira (Orgs.), Didática e matética (pp. 91-101). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN: 978-989-95857-8-2]. http://hdl.handle.net/10174/21245.

[49] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. (2015). Caraterização do consumo de álcool entre os escolares do distrito de Beja. In G. Carvalho, B. Pereira, & Z. Anastácio (Eds.), Atividade física, saúde e lazer. Desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde (pp. 51-76). Saabrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas. [ISBN: 978-613-0-16270-2]. http://hdl.handle.net/10174/16791.

[48] Oliveira, N., Portes, L., Zukowsky-Tavares, C., Martins, L., & Bonito, J. (2014). População em área de pobreza. Diagnóstico inicial sobre tabagismo e estilo de vida (Projeto Colombo). In P. Santana, & P. Nossa (Coords.), A geografia da saúde no cruzamento de saberes (pp. 170-174). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. [ISBN: 978-989-98945-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/10904.

[47] Bonito, J., & Rebelo, H. (2014). Tabaco zero – campanha de prevenção no âmbito das unidades curriculares de educação para a saúde da Universidade de Évora. In A. Coelho (Org.), Livro de resumos. XV Encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (p. 263). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. [ISBN: 978-989-20-4826-0]. http://hdl.handle.net/10174/10944.

[46] Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Soares Andrade, A. (2014). Formação de professores em Geociências e consciência ambiental: perceções emergentes de três casos de práticas letivas. In A. Coelho (Org.), Livro de resumos. XV Encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (pp. 142-143). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. [ISBN: 978-989-20-4826-0]. http://hdl.handle.net/10174/10942.

[45] Rumenos, N., Massabni, V., & Bonito, J. (2014). Reforçar a educação em ciência na pré-escola no Brasil. In A. Coelho (Org.), Livro de Resumos. XV Encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (p. 182). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. [ISBN: 978-989-20-4826-0]. http://hdl.handle.net/10174/10943.

[44] Boné, M., & Bonito, J. (2014). Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os escolares do 10.º ano de escolaridade: um estudo multicasos. In A. Coelho (Org.), Livro de Resumos. XV Encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (pp. 225-226). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. [ISBN: 978-989-20-4826-0]. http://hdl.handle.net/10174/10947.

[43] Boné, M., & Bonito, J. (2014). Imergir na investigação e experimentar a realidade. In A. Coelho (Org.), Livro de Resumos. XV Encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (pp. 264). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. [ISBN: 978-989-20-4826-0]. http://hdl.handle.net/10174/10940.

[42] Rebelo, H., Bonito, J., Ferro, S., Cota, B., & Jesus, P. (2012). A intervenção do centro de respostas integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 19-29). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7545.

[41] Boné, M., & Bonito, J. (2012). Cidadania e (anti)ética no comportamento tabágico: influências das esferas ambiental e física. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 31-44). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7559.

[40] Boné, M., & Bonito, J. (2012). Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 45-55). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7549.

[39] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2012). O consumo de álcool entre os alunos do 9.º ano de escolaridade do distrito de Beja: fatores caraterizantes. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 57-73). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7551.

[38] Boné, M., & Bonito, J. (2012). A influência do fator ambiental no sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência: estudo comparativo. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 97-112). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7564.

[37] Trindade, N., & Bonito, J. (2012). O adoecimento do trabalhador docente do ciclo básico I e II da escola pública municipal de Belém (Pará, Brasil) no distrito administrativo do entroncamento. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 533-549). Viseu, Portugal: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/7558.

[36] Bonito, J. (2012). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino das ciências. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (Orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 252-259). Montargil, Portugal: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7]. http://hdl.handle.net/10174/7480.

[35] Rebelo, H., & Bonito, J. (2012). Pensar a educação: contributos da filosofia na procura da qualidade. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (Orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 310-316). Montargil, Portugal: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7]. http://hdl.handle.net/10174/7850.

[34] Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2012). O desafio da excelência na escola: contributos de uma abordagem ao tempo geológico. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (Orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 301-309). Montargil, Portugal: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7]. http://hdl.handle.net/10174/7553.

[33] Rebelo, D., Soares, de Andrade, A., Bonito, J., & Marques, L. (2012). Educação em geociências: investigação educacional e currículo de Timor-Leste. In M. H. Henriques, A. I. Andrade, M. Quinta-Ferreira, F. C. Lopes, M. T. Barata, R. Pena dos Reis, & A. Machado (Coords.), Para aprender com a Terra. Memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono (cap. 6). Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. [ISBN 978-989-26-0524-1]. http://hdl.handle.net/10174/7565.

[32] Trindade, V., Bonito, J., Rebelo, H., Cid, M., Oliveira, M., Saragoça, J., Fialho, I., Pires, H., & Candeias, A. (2012) Perceções de qualidade do ensino dos alunos de enfermagem e de gestão: um estudo desenvolvido na Univesidade de Évora. In S. M. Pereira, & F. L. Vaz (Coord.), Universidade de Évora (1559-2009) – 450 anos de modernidade educativa (pp. 763-776). Lisboa, Portugal: Chiado Editora. [978-989-697-651-4]. http://hdl.handle.net/10174/8268.

[31] Rabelo, A., & Bonito, J. (2012). Teoria e prática dos graduados do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Brasil): um estudo avaliativo. In O. Magalhães, & A. Folque (Orgs.), Jornadas de investigação em educação (pp. 537-550). Évora, Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação. [ISBN: 978-989-95802-2-0]. http://hdl.handle.net/10174/8203.

[30] Vieria, L., & Bonito, J. (2012). Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula sob a ótica da psicopedagogia: estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (Orgs.), I Jornadas de investigação em educação (pp. 233-253). Évora, Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação. [ISBN: 978-989-95802-2-0]. http://hdl.handle.net/10174/8204.

[29] Aparício, G., Cunha, M., Albuquerque, C., Bonito, J., Franco, V., Oliveira, A. J., Leal, I., Breda, J. J., & Pereira, A. (2011). Obesidade infantil: contextualização no mundo e em Portugal. In A. Pimentel, & F. Franco (Coords.), Diálogos dentro da psicologia – Contributos da investigação luso-brasileira em psicologia social, clínica e educacional (pp. 159-182]. s.l., Portugal: Edições Aloendro. [ISBN 978-989-8408-02-0]. http://hdl.handle.net/10174/7554.

[28] Bonito, J. (2011). Pensar no ensino das ciencias com cognição. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (Orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 26-41). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5]. http://hdl.handle.net/10174/4343.

[27] Morgado, M., Rebelo, D., McDade, G., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Martins, L. (2011). Instrumentos de recolha de informação: questionário; avaliação das estratégias implementadas na lecionação da matéria. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (Orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 47-61). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5]. http://hdl.handle.net/10174/4463.

[26] Rebelo, D., Morgado, M., McDade, G., Martins, L., Bonito, J., Medina, J., & Marques, L. (2011). Indicadores da realização do projeto. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (Orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 62-79). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5]. http://hdl.handle.net/10174/4554.

[25] Bonito, J., & Trindade, V. (2010). O contributo da didática das ciências para a formação de professores. In J. M. Cotelo Neiva, A. Ribeiro, M. Victor, F. Noronha, & M. Ramalho (Orgs.), Ciências geológicas – Ensino e investigação e sua história. Geologia clássica (volume I) (pp. 573-584) Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Geólogos e Sociedade Geológica de Portugal. [ISBN 978-989-96669-0-0]. http://hdl.handle.net/10174/4647.

[24] Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2010). Da investigação à prática – uma abordagem ao tempo geológico com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. In F. Nogueira, A. L. Oliveira, A. V. Baptista, & D. C. Nova (Orgs.), Desafios teóricos e metodológicos (pp. 33-38). Aveiro, Portugal: CIDTFF da Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-235-6]. http://hdl.handle.net/10174/4334.

[23] Dias, A., Serrão, I., & Bonito, J. (2010). Cultura de segurança numa escola pública: o caso da Escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico de Vendas Novas. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (Eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 178-189). Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/4332.

[22] Ferreira, J., & Bonito, J. (2010). Educação sexual: um balanço sobre a abordagem dos conteúdos mínimos no ensino básico na Escola secundária com 3.º ciclo de Serpa. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (Eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 432-441). Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/4347.

[21] Boné, M., Soares, L., & Bonito, J. (2010). Excesso de peso e obesidade na infância: a importância dos hábitos comportamentais. Estudo exploratório no Externato São Filipe de Estremoz. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (Eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 676-690). Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/4320.

[20] Bonito, J. (2010). Consumo de tabaco entre os estudantes de enfermagem: uma primeira aplicação do Global Health Professional Survey no contexto português. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (Eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 833-843). Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/4329.

[19] Olivares, A. I., Olivares, M. L., Hayd, L. N., Ferreira, M. S., Luitgards-Moura, J., & Bonito, J. (2010). Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos médicos, atuantes na atenção básica, no município de Boa Vista, Roraima, Brasil. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (Eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 1009-1023). Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1]. http://hdl.handle.net/10174/4339.

[18] Bonito, J., Trindade, V., Saragoça, J., Rebelo, H., & Candeias, A. (2009). O que pensam os alunos de enfermagem do Alentejo da qualidade de ensino: um estudo exploratório com os alunos do 1.º ano. In L. Rodrigues, & P. Brazão (Orgs.), Políticas educativas – discursos e práticas (pp. 189-206). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira [ISBN 978-989-95857-2-0]. http://hdl.handle.net/10174/4808.

[17] Bonito, J. (2009). Prefácio. In J. Bonito (Org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 11-14). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3]. http://hdl.handle.net/10174/7555.

[16] Bonito, J. (2009). O modelo didático pessoal: um estudo envolvendo o conhecimento profissional epistemologicamente diferenciado dos professores do ensino não-superior de biologia e geologia. In J. Bonito (Org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 183-206). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3]. http://hdl.handle.net/10174/7536.

[15] Bonito, J., Pires, H., Cid, M., Saraiva, M., Trindade, V., Saragoça, J., Fialho, I., Candeias, A., & Rebelo, H. (2009). Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso: um estudo longitudinal sobre a perspetiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. In J. Bonito (Org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 207-230). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3]. http://hdl.handle.net/10174/7562.

[14] Bonito, J. (2009). Auxiliares de ação educativa e socorrismo: uma combinação formativa. In J. Bonito (Org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 361-375). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4]. http://hdl.handle.net/10174/7563.

[13] Cortez, F., & Bonito, J. (2009). Definindo um projeto de intervenção contra o excesso de peso e a obesidade infantil. In J. Bonito (Org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 128-142). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4]. http://hdl.handle.net/10174/7567.

[12] Ferreira, J., Bonito, J., & Frias, A., (2009). Socorrismo em ação social: da realidade à necessidade. In J. Bonito (Org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 386-394). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4]. http://hdl.handle.net/10174/7584.

[11] Goes, M., Natário, I., Oliveira, M., & Bonito, J. (2009). Educação e fatores de risco na institucionalização do idoso: um estudo no distrito de Beja. In J. Bonito (Org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 703-714). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4]. http://hdl.handle.net/10174/7546.

[10] Precioso, J., Samarrinha, C., Albuquerque, C., Antunes, H., Bonito, J., Rebelo, L., & Rosas, M. (2009). Fatores de risco e fatores protectores relacionados com o consumo de tabaco por sexos. In J. Bonito (Org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 291-305). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4]. http://hdl.handle.net/10174/7539.

[9] Bonito, J. (2009). A educação faz bem à saúde? In M. Lopes, F. Mendes, & A. Moreira (Coords.), Saúde, educação e representações sociais – exercícios de diálogo e convergência (pp. 173-189). Coimbra, Portugal: Formasau. [ISBN 978-989-8269-04-1]. http://hdl.handle.net/10174/4350.

[8] Bonito, J. (2008). Da nova filosofia da ciência ao ensino da ciência. In J. Barros Dias, & L. Sebastião (Orgs.), Da filosofia, da pedagogia, da escola (pp. 281-306). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-100-3]. http://hdl.handle.net/10174/1334.

[7] Bonito, J., & Trindade, V. (2008). Desenvolvimento profissional e formação de professores. In P. Callapez, R. Rocha, J.  Marques, L. Cunha, & P. Dinis (Eds.), A Terra: conflitos e ordem (pp. 351-360). Coimbra, Portugal: Memória do Museu Geológico da Universidade de Coimbra. [ISBN 978-989-95994-0-6]. http://hdl.handle.net/10174/4396.

[6] Trindade, V., & Bonito, J. (2003). Práticas laboratoriais no ensino das Geociências. In V. Trindade (Org.), Sobre o ensino das geociências e a formação de professores (pp. 61-74). Évora, Portugal: Publicações Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/16536.

[5] Bonito, J. (1999). Da importância do ensino das Geociências: algumas razões para o “ser” professor de Geociências. In V. Trindade, I. Fialho, J. Bonito, & M. Cid (Orgs.), Metodologia do ensino das ciências. Investigação e prática dos professores (pp. 41-55). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 972-98136-0-4]. http://hdl.handle.net/10174/16541.

[4] Bonito, J., & Trindade, V. (1999). Atividades práticas no ensino das Geociências: importância, metodologia e práticas. In V. Trindade, I. Fialho, J. Bonito, & M. Cid (Orgs.), Metodologia do ensino das ciências. Investigação e prática dos professores (pp. 303-326). Évora, Portugal: Universidade de Évora. [ISBN 972-98136-0-4]. http://hdl.handle.net/10174/16538.

[3] Bonito, J. (1999). Obstáculos à realização de atividades práticas nas aulas de ciências da natureza: um estudo com professores na área educativa do Alentejo. In J. Tavares, J. Arroteia, I. Martins, I. Sá-Chaves, H. A. Sá, A. S. Pereira, A. P. Pedro, & T. Soares, T. (Orgs.), IV Congresso da sociedade portuguesa de ciências da educação – investigar e formar em educação (vol. 2) (pp. 418-432). Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. [ISBN 972-96834-6-8]. http://hdl.handle.net/10174/4417.

[2] Bonito, J. (1999). Urgente: socorristas precisam-se. Objetivo: salvar pessoas que estão ao nosso lado. Local: aqui mesmo. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. T. Vilaça, R. Henriques, & T. Lacerda (Orgs.), Educação para a saúde (pp. 325-349). Braga, Portugal: Departamento de Metodologias da Educação da Universidade do Minho. [ISBN 972-8098-45-6]. http://hdl.handle.net/10174/4867.

[1] Bonito, J., & Sousa, M. (1997). Atividades práticas de campo em geociências: uma proposta alternativa. In L. Leite et al. (Orgs.), Didáticas. Metodologias da educação (pp. 75-91). Braga, Portugal: Departamento de Metodologia da Educação da Universidade do Minho. [ISBN 972-8098-21-9]. http://hdl.handle.net/10174/8355.