National book chapters

[57] Victor, E., Costa, M., Mendonça, A., & Bonito, J. (2021). Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda. In H. Spínola, & S. M. Carreira (Orgs.), Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano (pp. 99-109). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN 978-989-54390-4-1] http://hdl.handle.net/10174/29176

[56] Albuquerque, C., Rua, M., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019). Formação pré-graduada em medicina dentária: Competências na área da prevenção e do tratamento do tabagismo. In. R. Martins, D. Silva, J. Costa, O. Ribeiro, C. Albuquerque, & I. Bica (Coords.), Livro de resumo do I Congresso Internacional Qualidade de Vida, Cidadania e Saúde Mental e V Congresso de Educação para a Saúde (p. 52). Viseu: Escola Superior de Saúde de Viseu. [ISBN 978-989-996603-7-4] http://hdl.handle.net/10174/25781

[55] Rua, M., Albuquerque, C., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019). Formação pré-graduada em enfermagem: Competências na área da prevenção e do tratamento do tabagismo. In. R. Martins, D. Silva, J. Costa, O. Ribeiro, C. Albuquerque, & I. Bica (Coords.), Livro de resumo do I Congresso Internacional Qualidade de Vida, Cidadania e Saúde Mental e V Congresso de Educação para a Saúde (pp. 51-52). Viseu: Escola Superior de Saúde de Viseu. [ISBN 978-989-996603-7-4] http://hdl.handle.net/10174/25782

[54] Bonito, J. (2019). Prevenção das doenças do nosso tempo com uma alimentação saudável. In I. P. Martins (org.), Percursos de investigação em educação no CIDTFF. Um itinerário pelas lições de agregação (pp. 841-905). Aveiro: Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-606-6] http://hdl.handle.net/10174/25715

[53] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2018). Cidadania e educação em Geociências: Subsídios do tempo geológico. In L. Rodrigues & N. Fraga (orgs.), Europa, Educação, Cidadania (pp. 52-76). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN 978-989-54390-0-3] http://hdl.handle.net/10174/25550

[52] Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., Trindade, V. (2018). Perspetivas sobre o ensino das Geociências no terceiro ciclo do ensino básico. In F. Veiga (coord.), O Ensino na Escola de Hoje: Teoria, Investigação e Aplicação (pp. 145-184). Lisboa: Climepsi Editores. [ISBN 978-972-796-360-7] http://hdl.handle.net/10174/23082

[51] Boné, M., & Bonito, J. (2016). Português e matemática funcionais: Um estudo de caso com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. In. F. Gouveia, & G. Pereira (orgs.), Didática e matética (pp. 91-101). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN 978-989-95857-8-2] http://hdl.handle.net/10174/21245

[50] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. (2015). Caraterização do consumo de álcool entre os escolares do distrito de Beja. In G. Carvalho, B.Pereira, & Z. Anastácio (eds.), Atividade física, saúde e lazer. Desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde (pp. 51-76). Saabrücken: Novas Edições Acadêmicas. [ISBN 978-613-0-16270-2] http://hdl.handle.net/10174/16791

[49] Bonito, J., Rebelo, D., Medina, J., Morgado, M., Soares Andrade, A., & Marques, L. (2014). Programa e Recursos para o Ensino de Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In C. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (p. 71). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10941

[48] Oliveira, N., Portes, L., Zukowsky-Tavares, C., Martins, L., & Bonito, J. (2014). População em área de pobreza. Diagnóstico inicial sobre tabagismo e estilo de vida (Projeto Colombo). In P. Santana, & P. Nossa (coords.), A geografia da saúde no cruzamento de saberes (pp. 170-174). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus. [ISBN 978-989-98945-0-1] http://hdl.handle.net/10174/10904

[47] Bonito, J., & Rebelo, H. (2014). Tabaco zero – campanha de prevenção no âmbito das unidades curriculares de educação para a saúde da Universidade de Évora. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 263). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10944

[46] Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Soares Andrade, A. (2014). Formação de professores em Geociências e consciência ambiental: Perceções emergentes de três casos de práticas letivas. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 142-143). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10942

[45] Rumenos, N., Massabni, V., & Bonito, J. (2014). Reforçar a educação em ciência na Pré-Escola no Brasil. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (p. 182). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10943

[44] Boné, M., & Bonito, J. (2014). Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os escolares do 10.º ano de escolaridade: um estudo multicasos. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 225-226). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10947

[43] Boné, M., & Bonito, J. (2014). Imergir na investigação e experimentar a realidade. In Coelho, A. (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências. Tendências atuais em educação em ciências (pp. 264). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] http://hdl.handle.net/10174/10940

[42] Rebelo, H., Bonito, J., Ferro, S., Cota, B., & Jesus, P. (2012). A intervenção do centro de respostas integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 19-29). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7545

[41] Boné, M., & Bonito, J. (2012). Cidadania e (anti)ética no comportamento tabágico: influências das esferas ambiental e física. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 31-44). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7559

[40] Boné, M., & Bonito, J. (2012). Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 45-55). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7549

[39] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2012). O consumo de álcool entre os alunos do 9.º ano de escolaridade do distrito de Beja: fatores caracterizantes. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 57-73). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7551

[38] Boné, M., & Bonito, J. (2012). A influência do fator ambiental no sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência: estudo comparativo. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 97-112). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7564

[37] Trindade, N., & Bonito, J. (2012). O adoecimento do trabalhador docente do ciclo básico I e II da escola pública municipal de Belém (Pará, Brasil) no distrito administrativo do entroncamento. In C. Albuquerque (coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 533-549). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. [ISBN: 978-989-96715-2-2] http://hdl.handle.net/10174/7558

[36] Bonito, J. (2012). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino das ciências. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 252-259). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7] http://hdl.handle.net/10174/7480

[35] Rebelo, H., & Bonito, J. (2012). Pensar a educação: contributos da filosofia na procura da qualidade. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 310-316). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7] http://hdl.handle.net/10174/7850

[34] Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2012). O desafio da excelência na escola: constributos de uma abordagem ao tempo geológico. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. Mata Justo, & J. Bonito (orgs.), Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação (pp. 301-309). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. [ISBN: 978-972-8223-39-7] http://hdl.handle.net/10174/7553

[33] Rebelo, D., Soares, de Andrade, A., Bonito, J., & Marques, L. (2012). Educação em geociências: investigação educacional e currículo de Timor-Leste. In M. H. Henriques, A. I. Andrade, M. Quinta-Ferreira, F. C. Lopes, M. T. Barata, R. Pena dos Reis, & A. Machado (coords.), Para aprender com a Terra. Memórias e notícias de geociências no espaço lusófono (cap. 6). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. [ISBN 978-989-26-0524-1] http://hdl.handle.net/10174/7565

[32] Trindade, V., Bonito, J., Rebelo, H., Cid,M., Oliveira, M., Saragoça, J., Fialho, I., Pires, H., & Candeias, A. (2012) Percepções de qualidade do ensino dos alunos de enfermagem e de gestão: um estudo desenvolvido na Univesidade de Évora. In S. M. Pereira, & F. L. Vaz (coord.), Universidade de Évora (1559-2009) – 450 anos de modernidade educativa (pp. 763-776). Lisboa: Chiado Editora. [978-989-697-651-4] http://hdl.handle.net/10174/8268

[31] Rabelo, A., & Bonito, J. (2012). Teoria e prática dos graduados do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Brasil): um estudo avaliativo. In O. Magalhães, & A. Folque (orgs.),  Jornadas de Investigação em Educação (pp. 537-550). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. [ISBN: 978-989-95802-2-0] http://hdl.handle.net/10174/8203

[30] Vieria, L., & Bonito, J. (2012). Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula sob a ótica da psicopedagogia: estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (orgs.), I Jornadas de Investigação em Educação (pp. 233-253). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. [ISBN: 978-989-95802-2-0] http://hdl.handle.net/10174/8204

[29] Aparício, G., Cunha, M., Albuquerque, C., Bonito, J., Franco, V., Oliveira, A. J., Leal, I., Breda, J. J., & Pereira, A. (2011). Obesidade infantil: contextualização no mundo e em Portugal. In A. Pimentel, & F. Franco (coords.), Diálogos dentro da psicologia contributos da investigação luso-brasileira em psicologia social, clínica e educacional (pp. 159-182]. s.l.: Edições Aloendro. [ISBN 978-989-8408-02-0] http://hdl.handle.net/10174/7554

[28] Bonito, J. (2011). Pensar no ensino das ciencias com cognição. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 26-41). Aveiro: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5] http://hdl.handle.net/10174/4343

[27] Morgado, M., Rebelo, D., McDade, G., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Martins, L. (2011). Instrumentos de recolha de informação: questionário; avaliação das estratégias implementadas na lecionação da matéria. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 47-61). Aveiro: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5] http://hdl.handle.net/10174/4463

[26] Rebelo, D., Morgado, M., McDade, G., Martins, L., Bonito, J., Medina, J., & Marques, L. (2011). Indicadores da realização do projeto. In L. Marques, J. Bonito, G. McDade, L. Martins, J. Medina, M. Morgado, & D. Rebelo (orgs.), Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania (pp. 62-79). Aveiro: Universidade de Aveiro. [ISBN: 978-989-97392-1-5] http://hdl.handle.net/10174/4554

[25] Bonito, J., & Trindade, V. (2010). O contributo da didáctica das ciências para a formação de professores. In J. M. Cotelo Neiva, A. Ribeiro, M. Victor, F. Noronha, & M. Ramalho (orgs.), Ciências geológicas – Ensino e Investigação e sua História. Geologia clássica (volume I) (pp. 573-584) Lisboa: Associação Portuguesa de Geólogos e Sociedade Geológica de Portugal. [ISBN 978-989-96669-0-0] http://hdl.handle.net/10174/4647

[24] Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2010). Da investigação à prática – uma abordagem ao tempo geológico com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. In F. Nogueira, A. L. Oliveira, A. V. Baptista, & D. C. Nova (orgs.), Desafios teóricos e metodológicos (pp. 33-38). Aveiro: CIDTFF da Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-235-6] http://hdl.handle.net/10174/4334

[23] Dias, A., Serrão, I., & Bonito, J. (2010). Cultura de segurança numa escola pública: o caso da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Vendas Novas. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado & R. M. Afonso (eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 178-189). Covilhã: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1] http://hdl.handle.net/10174/4332

[22] Ferreira, J., & Bonito, J. (2010). Educação sexual: um balanço sobre a abordagem dos conteúdos mínimos no ensino básico na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Serpa. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 432-441). Covilhã: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1] http://hdl.handle.net/10174/4347

[21] Boné, M., Soares, L., & Bonito, J. (2010). Excesso de peso e obesidade na infância: a importância dos hábitos comportamentais. Estudo exploratório no Externato São Filipe de Estremoz. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 676-690). Covilhã: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1] http://hdl.handle.net/10174/4320

[20] Bonito, J. (2010). Consumo de tabaco entre os estudantes de enfermagem: uma primeira aplicação do Global Health Professional Survey no contexto português. In Pereira, H., Branco, L., Simões, F., Esgalhado, G., & Afonso, R. M. (eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 833-843). Covilhã: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1] http://hdl.handle.net/10174/4329

[19] Olivares, A. I., Olivares, M. L., Hayd, L. N., Ferreira, M. S., Luitgards-Moura, J., & Bonito, J. (2010). Avaliação da qualidade de vida no trabalho dos médicos, atuantes na atenção básica, no município de Boa Vista, Roraima, Brasil. In H. Pereira, L. Branco, F. Simões, G. Esgalhado, & R. M. Afonso (eds.), Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado (pp. 1009-1023). Covilhã: Universidade da Beira Interior. [ISBN 978-989-96996-0-1] http://hdl.handle.net/10174/4339

[18] Bonito, J., Trindade, V., Saragoça, J., Rebelo, H., & Candeias, A. (2009). O que pensam os alunos de enfermagem do Alentejo da qualidade de ensino: um estudo exploratório com os alunos do 1.º ano. In L. Rodrigues, & P. Brazão (orgs.), Políticas educativas – discursos e práticas (pp. 189-206). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira [ISBN 978-989-95857-2-0] http://hdl.handle.net/10174/4808

[17] Bonito, J. (2009). Prefácio. In J. Bonito (org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 11-14). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3] http://hdl.handle.net/10174/7555

[16] Bonito, J. (2009). O modelo didáctico pessoal: um estudo envolvendo o conhecimento profissional epistemologicamente diferenciado dos professores do ensino não-superior de biologia e geologia. In J. Bonito (org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 183-206). Évora, Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3] http://hdl.handle.net/10174/7536

[15] Bonito, J., Pires, H., Cid, M., Saraiva, M., Trindade, V., Saragoça, J., Fialho, I., Candeias, A., & Rebelo, H. (2009). Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. In J. Bonito (org.), Ensino, qualidade e formação de professores (pp. 207-230). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95802-1-3] http://hdl.handle.net/10174/7562

[14] Bonito, J. (2009). Auxiliares de acção educativa e socorrismo: uma combinação formativa. In J. Bonito (org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 361-375). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4] http://hdl.handle.net/10174/7563

[13] Cortez, F., & Bonito, J. (2009). Definindo um projecto de intervenção contra o excesso de peso e a obesidade infantil. In J. Bonito (org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 128-142). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4] http://hdl.handle.net/10174/7567

[12] Ferreira, J., Bonito, J., & Frias, A., (2009). Socorrismo em acção social: da realidade à necessidade. In J. Bonito (org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 386-394). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4] http://hdl.handle.net/10174/7584

[11] Goes, M., Natário, I., Oliveira, M., & Bonito, J. (2009). Educação e factores de risco na institucionalização do idoso: um estudo no distrito de Beja. In J. Bonito (org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 703-714). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4] http://hdl.handle.net/10174/7546

[10] Precioso, J., Samarrinha, C., Albuquerque, C., Antunes, H., Bonito, J., Rebelo, L., & Rosas, M. (2009). Factores de risco e factores protectores relacionados com o consumo de tabaco por sexos. In J. Bonito (org.), Educação para a saúde no século XXI – teorias, modelos e práticas (pp. 291-305). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-3-4] http://hdl.handle.net/10174/7539

[9] Bonito, J. (2009). A educação faz bem à saúde? In M. Lopes, F. Mendes, & A. Moreira (coords.), Saúde, educação e representações sociais – exercícios de diálogo e convergência (pp. 173-189). Coimbra: Formasau. [ISBN 978-989-8269-04-1] http://hdl.handle.net/10174/4350

[8] Bonito, J. (2008). Da nova filosofia da ciência ao ensino da ciência. In J. de Barros Dias, & L. Sebastião (orgs.), Da filosofia, da pedagogia, da escola (pp. 281-306). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-100-3] http://hdl.handle.net/10174/1334

[7] Bonito, J., & Trindade, V. (2008). Desenvolvimento profissional e formação de professores. In P. Callapez, R. Rocha, J. Marques, L. Cunha, & P. Dinis (eds.), A Terra: conflitos e ordem (pp. 351-360). Coimbra: Memória do Museu Geológico da Universidade de Coimbra. [ISBN 978-989-95994-0-6] http://hdl.handle.net/10174/4396

[6] Trindade, V., & Bonito, J. (2003). Práticas laboratoriais no ensino das geociências. In V. Trindade (org.), Sobre o ensino das geociências e a formação de professores (pp. 61-74). Évora: Publicações Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/16536

[5] Bonito, J. (1999). Da importância do ensino das geociências: algumas razões para o “ser” professor de geociências. In V. Trindade, I. Fialho, J. Bonito, & M. Cid (orgs.), Metodologia do ensino das ciências. Investigação e prática dos professores (pp. 41-55). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 972-98136-0-4] http://hdl.handle.net/10174/16541

[4] Bonito, J., & Trindade, V. (1999). Actividades práticas no ensino das geociências: importância, metodologia e práticas. In V. Trindade, I. Fialho, J. Bonito, & M. Cid (orgs.), Metodologia do ensino das ciências. Investigação e prática dos professores (pp. 303-326). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 972-98136-0-4] http://hdl.handle.net/10174/16538

[3] Bonito, J. (1999). Obstáculos à realização de actividades práticas nas aulas de ciências da natureza: um estudo com professores na área educativa do Alentejo. In J. Tavares, J. Arroteia, I. Martins, I. Sá-Chaves, H. A. Sá, A. S. Pereira, A. P. Pedro, & T. Soares (orgs.), IV congresso da sociedade portuguesa de ciências da educação – investigar e formar em educação (vol. 2) (pp. 418-432). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. [ISBN 972-96834-6-8] http://hdl.handle.net/10174/4417

[2] Bonito, J. (1999). Urgente: socorristas precisam-se. Objectivo: salvar pessoas que estão ao nosso lado. Local: aqui mesmo. In J. Precioso et al. (orgs.), Educação para a saúde (pp. 325-349). Braga, Departamento de Metodologias da Educação da Universidade do Minho. [ISBN 972-8098-45-6] http://hdl.handle.net/10174/4867

[1] Bonito, J., & Sousa, M. (1997). Actividades práticas de campo em geociências: uma proposta alternativa. In L. Leite et al. (orgs.), Didácticas. Metodologias da educação (pp. 75-91). Braga: Departamento de Metodologia da Educação da Universidade do Minho. [ISBN 972-8098-21-9] http://hdl.handle.net/10174/8355