[19] Boné, M., & Bonito, J. (2022). Igualdade na diferença: desenvolvimento de competências leitoras e de escrita em contexto inclusivo. In L. Rodrigues, & J. M. Sousa (Orgs.), XVII Colóquio CIE-UMA. Educação e desenvolvimento comunitário – Livro de resumos e programa (p. 52). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. http://cie.uma.pt/coloquio/22-XVII-Coloquio-Livro-de-resumos-v1.1.pdf
[18] Bonito, J. (2022). Papel das servidões e restrições de utilidade pública na salvaguarda dos valores naturais das áreas costeiras. In L. Rodrigues, & J. M. Sousa (Orgs.), XVII Colóquio CIE-UMA. Educação e desenvolvimento comunitário – Livro de resumos e programa (p. 37). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. http://cie.uma.pt/coloquio/22-XVII-Coloquio-Livro-de-resumos-v1.1.pdf
[17] Oliveira, H., & Bonito, J. (2022). O ensino experimental das ciências naturais: impacto das aprendizagens essenciais nas suas dinâmicas. In M. H. A. Sá, & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 485-497). Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-731-5] http://hdl.handle.net/10174/31086
[16] Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9] http://hdl.handle.net/10174/30562
[15] Souza, R., & Bonito, J. (2020). A dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas: perceções da sua eficácia. In L. Sebastião, & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro nacional de jovens investigadores em educação: livro de atas (pp. 389-401). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-167-6]
[14] Victor, E., Costa, M., Mendonça, A., & Bonito, J. (2020). Imagem da Ciência: um estudo com professores de Luanda. In Carreira, S., Spínola, H., Duarte, A. C., França, A., Fino, C. N., Correia, F., … Martins, S. (Orgs.), XV Colóquio CIE-UMA Literacia Científica – Ensino, Aprendizagem e Quotidiano. Livro de Resumos (p. 46). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. http://hdl.handle.net/10174/26725
[13] Santos, A. A., Zukowsky-Tavares, C., Bonito, J., & Silva, N. C. O. V. (2019). Gestão de resíduos sólidos numa comunidade universitária. In Santana, P. (Ed.), A coesão territorial e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (pp. 74-75). Coimbra, Portugal: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. http://hdl.handle.net/10174/25912
[12] Boné, M., & Bonito, J. (2015). Português e Matemática Funcionais: Um estudo com três crianças que apresentam necessidades educativas especiais. In CIE-UMa (Org.), Livro de resumos. XI Colóquio CIE-UMa Didática e Matética (p. 21). Funchal: Universidade da Madeira. http://hdl.handle.net/10174/16553
[11] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2015). Conceções dos alunos do ensino secundário sobre a importância do tempo geológico para a aprendizagem das geociências. In I. Bruno & V. Andrade (ed.), Resumos XVI ENEC Ciência como cultura (pp. 258-261). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10174/16557
[10] Peixoto, E., Bonito, J., & Batel, A. (2015). Materiais curriculares para o ensino das Geociências em contexto local em Moçambique: uma investigação-ação. In I. Bruno & V. Andrade (ed.), Resumos XVI ENEC Ciência como cultura (pp. 50-53). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10174/16551
[9] Bonito, J., & Rebelo, H. (2011). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino. In C. S. Reis e F. S. Neves (coords.), Guia para o XI Congresso da sociedade portuguesa de ciências da eduação (p. 104). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. [ISSN 978-972-8681-35-7] http://hdl.handle.net/10174/4323
[8] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2009). Da investigação à prática – uma abordagem ao tempo geológico com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. In F. Nogueira, A. Oliveira, A. Baptista e D. Nova (orgs.), I Encontro nacional de jovens investigadores em educação: desafios metodológicos e teóricos (pp. 33-38). Aveiro: Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-325-6] http://hdl.handle.net/10174/4334
[7] Rebelo, D., Morgado, M., Marques, L., Monteiro, G., Louro, M., Martins, L., Bonito, J., & Medina, J. (2009). Da complexidade do conceito de tempo geológico às dificuldades de alunos do 3.º ciclo do ensino básico. In F. Paixão e F. R. Jorge (coords.), Actas do XIII Encontro nacional de educação em ciências (pp. 1014-1022). Castelo Branco: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. [ISBN 978-989-95831-2-2] http://hdl.handle.net/10174/4854
[6] Bonito, J. (2008). Concepções epistemológicas dos (futuros) professores: a imagem da ciência. In J. M. Sousa (org.), Actas do IX Congresso da sociedade portuguesa de cências da educação – educação para o sucesso: políticas e actores (pp. 1781-1789). Funchal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10174/4809
[5] Bonito, J. (2007). Um panorama actual acerca do ensino das ciências. Prof. Rómulo de Carvalho. O homem e o pedagogo. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-989-95539-0-3] http://hdl.handle.net/10174/1302
[4] Bonito, J., Macedo, R., & Pinto, J. M. (2002). Metodologia das actividades práticas de campo no ensino das geociências na formação inicial de professores: uma experiência em Pinhel. In A. C. Coelho, A. F. Almeida, J. M. Carmo e M. N. R. Sousa (coords.), Educação em ciências. Actas do VII encontro nacional (pp. 144-178). Faro: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10174/4868
[3] Bonito, J., & Macedo, R. (2001). Encarar o papel das actividades práticas de laboratório no ensino das ciências: o incentivo que falta. In C. Gomes e J. Cunha (orgs.), VIII encontro nacional de educação em ciências – actas (pp. 251-272). Ponta Delgada: Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. http://hdl.handle.net/10174/4855
[2] Bonito, J., & Brum, B. (2001). Protecção da saúde: salvar vidas em qualquer lugar com ressuscitação cardiopulmonar. In C. Gomes e J. Cunha (orgs.), VIII encontro nacional de educação em ciências – actas (pp. 483-505). Ponta Delgada: Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. http://hdl.handle.net/10174/8352
[1] Bonito, J. (1995). Linguagem da ciência: uma abordagem linguística. In M. Miguéns (coord.), Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza (pp. 211-217). Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. http://hdl.handle.net/10174/16786