Proceedings of national scientific events

[14] Oliveira, H., & Bonito, J. (2022). O ensino experimental das ciências naturais: impacto das aprendizagens essenciais nas suas dinâmicas. In M. H. A. Sá, & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 485-497). Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-731-5]. http://hdl.handle.net/10174/31086.

[13] Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9]. http://hdl.handle.net/10174/30562.

[12] Souza, R., & Bonito, J. (2020). A dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas: perceções da sua eficácia. In L. Sebastião, & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro nacional de jovens investigadores em educação: Livro de atas (pp. 389-401). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9]. http://hdl.handle.net/10174/30704.

[10] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2015). Conceções dos alunos do ensino secundário sobre a importância do tempo geológico para a aprendizagem das geociências. In I. Bruno, & V. Andrade (Ed.), Resumos XVI ENEC ciência como cultura (pp. 258-261). Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10174/16557.

[9] Peixoto, E., Bonito, J., & Batel, A. (2015). Materiais curriculares para o ensino das Geociências em contexto local em Moçambique: uma investigação-ação. In I. Bruno, & V. Andrade (Ed.), Resumos XVI ENEC ciência como cultura (pp. 50-53). Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10174/16551.

[8] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2009). Da investigação à prática – uma abordagem ao tempo geológico com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. In F. Nogueira, A. Oliveira, A. Baptista, & D. Nova (Orgs.), I Encontro nacional de jovens investigadores em educação: desafios metodológicos e teóricos (pp. 33-38). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-325-6]. http://hdl.handle.net/10174/4334.

[7] Rebelo, D., Morgado, M., Marques, L., Monteiro, G., Louro, M., Martins, L., Bonito, J., & Medina, J. (2009). Da complexidade do conceito de tempo geológico às dificuldades de alunos do 3.º ciclo do ensino básico. In F. Paixão, & F. R. Jorge (Coords.), Atas do XIII encontro nacional de educação em ciências (pp. 1014-1022). Castelo Branco, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. [ISBN 978-989-95831-2-2]. http://hdl.handle.net/10174/4854.

[6] Bonito, J. (2008). Conceções epistemológicas dos (futuros) professores: a imagem da ciência. In J. M. Sousa (Org.), Atas do IX congresso da sociedade portuguesa de ciências da educação – educação para o sucesso: políticas e atores (pp. 1781-1789). Funchal, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10174/4809.

[5] Bonito, J. (2007). Um panorama atual acerca do ensino das ciências. In Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (Org.), Prof. Rómulo de Carvalho. O homem e o pedagogo. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-989-95539-0-3]. http://hdl.handle.net/10174/1302.

[4] Bonito, J., Macedo, R., & Pinto, J. M. (2002). Metodologia das atividades práticas de campo no ensino das geociências na formação inicial de professores: uma experiência em Pinhel. In A. C. Coelho, A. F. Almeida, J. M. Carmo, & M. N. R. Sousa (Coords.), Educação em ciências. Atas do VII encontro nacional (pp. 144-178). Faro, Portugal: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10174/4868.

[3] Bonito, J., & Macedo, R. (2001). Encarar o papel das atividades práticas de laboratório no ensino das ciências: o incentivo que falta. In C. Gomes, & J. Cunha (Orgs.), VIII Encontro nacional de educação em ciências – atas (pp. 251-272). Ponta Delgada, Portugal: Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. http://hdl.handle.net/10174/4855.

[2] Bonito, J., & Brum, B. (2001). Protecção da saúde: salvar vidas em qualquer lugar com ressuscitação cardiopulmonar. In C. Gomes, & J. Cunha (Orgs.), VIII Encontro nacional de educação em ciências – atas (pp. 483-505). Ponta Delgada, Portugal: Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. http://hdl.handle.net/10174/8352.

[1] Bonito, J. (1995). Linguagem da ciência: uma abordagem linguística. In M. Miguéns (Coord.), Atas do V Encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza (pp. 211-217). Portalegre, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. http://hdl.handle.net/10174/16786.