International book chapters

[20] Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Andrade, A. S., & Medina, J. (2022). A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In VIII Seminário Ibero-americano CTS (ID 3710, em 19 abr. 2022, em avaliação)

[19] Bonito, J., Miranda, C., Rodrigues, I., & Gabarí, I. (2022). Las causas de las enfermedades y la calidad del aire respirable: de la visión de Raspail. In P. Membiela, N. Casado, M. I. Cebreiros, & M. Vidal (Eds.), Intercambio de experiencias de innovación y/o investigación en enseñanza de las ciencias. Ourense, España: Educación Editora. (em publicação)

[18] Bonito, J., & Oliveira, H. (2022). A abordagem STEAM no currículo português: distanciamentos e aproximações. In A. S. Neto, A. C. Silva, & I. Fortunato (Orgs.), Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo o ensino de ciências nos países ibero-americanos (pp. 19-48). São Paulo, Brasil: Edições Hipótese. [ISBN 978-65-87891-25-5] http://hdl.handle.net/10174/32413

[17] Bonito, J., & Anastácio, Z. (2022). Cidadania e violência em contramão: apontamentos sobre o contexto educativo português. In C. F. R. Barberena, J. H. Silva, & J. P. Neto (Orgs.), Tecendo redes e caminhos para pensar educação, inclusão e diversidade (pp. 52-76). Boa Vista, Brasil: Editora da Universidade Federal de Roraima.  [ISBN 978-65-5955-021-0] http://hdl.handle.net/10174/31761

[16] Rebelo, D., Soares, R., Bonito, J., Morgado, M., Medina, J., Soares de Andrade, A., & Marques, L. (2021). Aprendizaje interdisciplinario en contexto: el Arouca Geopark. In P. Membiela, N. Casado, M. I. Cebreiros, & M. Vidal (Eds.), Perspectivas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias (pp. 171-182). Ourense, España: Educación Editora. [ISBN 978-84-15524-47-2] http://hdl.handle.net/10174/30582

[15] Bernuci, M. P., Vieira, A. G., Zukowsky-Tavares, C., Maniglia, F. P., Pohl, H. H., Bonito, J., & Rossit, R. A. S. (2020). Educação em saúde (literacy) e promoção da saúde. In Silva, N. C. O. V., Andrade, E. A., & Alfieri, F. M. (Orgs.) (2020), Cenários contemporâneos na promoção da saúde (pp. 65-83). São Paulo, Brasil: Hucitec e Unaspress. [ISBN 978-65-86039-38-2] http://hdl.handle.net/10174/28366

[14] Bonito, J. & Oliveira, H. (2019). A promoção e educação para a saúde com crianças e adolescentes nas escolas de Portugal. In Franceschini, S. C. C., Ribeiro, S. A. V., Priore, S. E. & Novaes, J. F. (orgs.), Nutrição e Saúde da Criança (pp. 521-546). Rio de Janeiro: Editora Rubio. [ISBN 978-85-84110-84-1] http://hdl.handle.net/10174/23576

[13] Bonito, J. (2018). Aprender Soporte Vital Básico en la Formación Ciudadana en Portugal. In Pérez-Fuentes, M. C., Gázquez, J. J., Molero, M. M., Barragán, A. B., Martos, A., Simón, M. M., & Sito, M. (Comps.), Avances de Investigación en Salud a largo del Ciclo Vital (Vol. II, pp. 251-257). S.l.: ASUNIVEP. [ISBN 978-84-09-04791-8] http://hdl.handle.net/10174/23666

[12] Rebelo, D., Pinto, M. J., Bonito, J., Morgado, M., Marques, L., & Andrade, A. (2018). The “Route of the Ovar Tile”: A Context for Training Geosciences Teachers. In Carneiro, C. D. R., Gonçalves, P. W., Imberno, R. A. L., Machado, F. B., & Cerro, C. A. D. (orgs.), Ensino e História de Ciências da Terra. Anais do EnsinoGEO 2018: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra (Geociências para Todos) (pp. 324-329). Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Geologia. http://hdl.handle.net/10174/23575

[11] Bonito, J., Morgado, M., & Rebelo, D. (2017). The teaching of Earth Sciences in basic and secondary education in Portugal. In Greco, R., & Almberg, L. (orgs.). Earth Science Education: Global Perspectives (pp. 237-262). Pouso Alegre: IFSULDEMINAS. [978-85-67952-14-7] http://hdl.handle.net/10174/23740

[10] Bonito, J. (2017). Prefácio. In Tavares, C. Z., & Alfieri, F. M. (orgs.), Educação em saúde na escola (pp. 5-12). São Paulo: Gunternaka [ISBN 978-85-63333-04-9] http://hdl.handle.net/10174/23646

[9] Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Soares de Andrade, A. (2017). Propostas didáticas CTSA presentes no manual do aluno de Geologia em Timor-Leste. In P. Membiela, N. Casado, M. I. Cebreiros, , & M. Vidal (eds.), La práctica docente en la enseñanza de las ciencias (pp. 117-121). Ourense: Educación Editora. [ISBN 978-84-15524-36-6] http://hdl.handle.net/10174/21081

[8] Rebelo, D., Morgado, M., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). A consciência ambiental na formação de professores em Geociências: contribuições para um enquadramento concetual. In D. Bacci (org.), Geociências e Educação Ambiental (cap. 3; pp. 1-30). Curitiba: Ponto Vital Editora. [ISBN 978-85-67996-53-0] http://hdl.handle.net/10174/16591

[7] Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). A consciência ambiental na formação de professores em Geociências: três casos de práticas letivas. In D. Bacci (org.), Geociências e Educação Ambiental (cap. 6; pp. 1-42). Curitiba: Ponto Vital Editora. [ISBN 978-85-67996-53-0] http://hdl.handle.net/10174/16537

[6] Marques, L., Rebelo, D., Bonito, J., & Soares de Andrade, A. (2012). Earth-science education: from all over the world to East-Timor. In P. Nogueira (ed.), 1.º congresso internacional de geologia de Timor-Leste: livro de resumos (pp. 92-93). Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-8550-01-9] http://hdl.handle.net/10174/8310

[5] Fialho I., Saragoça, J., Rebelo, H., Cid, M., Oliveira, M., Bonito, J., Candeias, A., & Trindade, V. (2012). Academic performance in public higher education institutions: a study on the effects of teacher commitment, teaching methodologies and evaluation methodologies in students attending nursing and management courses. In F. Doyran (ed.), Research on teacher education and training (pp. 277-290). Athens: Athens Institute for Education and Research. [ISBN: 978-960-9549-74-5] http://hdl.handle.net/10174/5118

[4] Faria, F., & Bonito, J. (2011). Excesso de peso e a obesidade infantil numa escola portuguesa. In G. Silva & V. Espósito (orgs.), Educação e saúde – cenários de pesquisa e intervenção (pp. 135-148). São Paulo: Editora Martinari. [ISBN: 978-85-89788-80-9] http://hdl.handle.net/10174/4342

[3] Marques, L., Monteiro, G., Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., & Martins, L. (2011). Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assessment of curriculum materials, towards the development of citizenship. In VII international conference geology at school and university: geology and civilization (tom III, scientific papers) (pp. 28-32). Saint-Petersburg: University of Russia. [ISBN: 978-5-8064-1671-2] http://hdl.handle.net/10174/4267

[2] Morgado, M., Rebelo, D., Monteiro, G., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Martins, L. (2010). O tempo geológico e a aprendizagem da geologia: concepções de alunos do 7.º ano do ensino básico (12-13 anos). In L. Alcalá , & L. Mampel (coords.), XVI simposio sobre enseñanza de la geología ¡fundamental! (pp. 197-204). Teruel: Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel – Dinópolis. [ISBN-13: 978-84-938173-0-5] http://hdl.handle.net/10174/4416

[1] Cid, M., Bonito, J., & Matos, G. (2007). Conhecimento e cultura como fundamentos do princípio da sustentabilidade: um estudo desenvolvido com alunos universitários sobre critérios de selecção de resíduos para reciclagem. In V. Trindade, M. Trindade, & A. Candeias (coords.), Congresso internacional a unicidade do conhecimento. Évora: Universidade de Évora. [ISBN 978-989-95539-4-1] http://hdl.handle.net/10174/4406