National communications

[50] Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020, 8 de fevereiro). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do Suporte Básico de Vida no 9.º ano: do questionário. Póster proposto para apresentação no IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, realizado na Universidade de Évora.

[49] Souza, R., & Bonito, J. (2020, 8 de fevereiro). A dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas do Alentejo: Perceções da sua eficácia. Comunicação oral proposta para apresentação no IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, realizado na Universidade de Évora.

[48] Victor, E., Costa, M., Mendonça, A., & Bonito, J. (2020, 31 de janeiro). Imagem da Ciência: um estudo com professores de Luanda. Comunicação oral proposta para apresentação no XV Colóquio CIE-UMa: Literacia científica – Ensino, aprendizagem e quotidiano, realizado na Universidade da Madeira.

[47] Boné, M., & Bonito, J. (2015, 4 de dezembro). Português e Matemática funcionais: Um estudo com três crianças que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Comunicação oral apresentada no XI Colóquio CIE-UMa: Didática e Matética, realizada na Universidade da Madeira.

[46] Peixoto, E., Bonito, J., & Batel, E. (2015, 11 de setembro). Materiais curriculares para o ensino das Geociências em contexto local em Moçambique: Uma investigação-ação. Comunicação oral apresentada no XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

[45] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2015, 11 de setembro). Conceções dos alunos do ensino secundário sobre a importância do tempo geológico para a aprendizagem das Geociências. Comunicação oral apresentada no XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

[44] Bonito, J. (2014, 11 de outubro). As metas do ensino básico – fundamentação, finalidades e conteúdos. Comunicação oral apresentada nas Jornadas “Metas, Programas e Exames Nacionais de Biologia e Geologia – tendências e perspetivas”, realizada no colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

[43] Bonito, J. (2014, 5 de setembro). Prevenção, controlo e tratamento do tabagismo na formação pré-graduada na Universidade de Évora. Comunicação oral apresentada no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, realizada na Universidade do Porto.

[42] Morgado, M., & Bonito, J. (2014, 18-24 de julho). A literacia em Ciências da Terra no ensino básico em Portugal. Comunicação oral apresentada no IX Congresso Nacional de Geologia e 2º. Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, realizada na Universidade do Porto.

[41] Rebelo, H., Bonito, J., & Marques, L. (2014, 12-14 de junho). Os trabalhos individuais educativos e os programas de sciências biológicas e geológicas na I República. Comunicação oral apresentada no 4.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia, realizada na Universidade de Aveiro.

[40] Rumenos, N., Massabni, V., & Bonito, J. (2014, 4 de março). Reforçar a educação em ciência na Pré-Escola no Brasil. Comunicação oral apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizada na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

[39] Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2014, 4 de março). Formação de professores em Geociências e consciência ambiental: perceções emergentes de três casos de práticas letivas. Comunicação oral apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizada na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

[38] Bonito, J., Rebelo, D., Medina, J., Morgado, M., Soares de Andrade, A., & Marques, L. (2014, 4 de março). Programa e recursos para o ensino e Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. Comunicação oral apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizado na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

[37] Tavares, T., Bonito, J., Boné, M., & Rebelo, H. (2012, 3 de dezembro). Consumo de álcool entre os escolares do 9.º ano do distrito de Beja. Comunicação oral apresentada no VII Encontro Regional de Educação, realizado na Universidade de Évora, promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

[36] Charone, A., & Bonito, J. (2012, 3 de dezembro). Uma leitura avaliativa do fracasso escolar em escolas públicas do ensino fundamental (4ª série) da cidade de Santo António do Tauá (Pará, Brasil). Comunicação oral apresentada nas I Jornadas de Investigação do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.

[35] Rebelo, H., Bonito, J., Ferro, S., Cota, B., & Jesus, P. (2011, 26 de novembro). Intervenção do Centro de Respostas Integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas: um estudo na área da avaliação. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[34] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2011, 26 de novembro). Consumo de álcool entre alunos do 9º ano de escolaridade do distrito de Beja: factores determinantes. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[33] Boné, M., & Bonito, J. (2011, 26 de novembro). Sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência. A importância do fator ambiental: análise comparativa. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[32] Boné, M., & Bonito, J. (2011, 26 de novembro). Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade no concelho de Estremoz. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[31] Monteiro, G., Hyden, L.-C., & Bonito, J. (2011, 26 de novembro). The interaction process between medical students and families in a context of community health promotion: the case “one student, one family” at Lúrio University (Napula). Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[30] Trindade, N., & Bonito, J. (2011, 26 de novembro). O adoecimento do trabalhador docente do ciclo básico II da escola pública municipal de Belém do Pará no distrito administrativo do Entroncamento. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[29] Bonito, J., & Rebelo, H. (2011, 8 de julho). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino. Comunicação oral apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizado na Guarda.

[28] Bonito, J. (2010, 2 de dezembro). Consumo de tabaco entre estudantes de enfermagem: validação do global health professional survey ao contexto português. Comunicação oral apresentada no III Congresso Nacional de Educação para a Saúde, realizado na Universidade da Beira Interior.

[27] Rebelo H., & Bonito, J. (2010, 20 de novembro). Percepções dos alunos envolvidos em grupos académicos: a importância do ambiente informal de aprendizagem para a qualidade da educação. Comunicação oral apresentada no VI Encontro regional de educação – Aprender no Alentejo, realizado na Universidade de Évora.

[26] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2010, 8 de outubro). Da investigação à prática – uma abordagem ao tempo geológico com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. Comunicação oral apresentada no I Encontro nacional de jovens investigadores em educação: desafios metodológicos e teóricos, realizado na Universidade de Aveiro.

[25] Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2010, 17 de setembro). O desafio da excelência na Escola: contributos de uma abordagem ao tempo geológico. Comunicação oral apresentada no XI Congresso da Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, sob o tema central “Da exclusão à excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação”, realizado em Évora.

[24] Medina, J., Mcdade, G., Bonito, J., Martins, L., Morgado, M., Rebelo, D., & Marques, L. (2010, 10 de julho). A idade da Terra numa perspectiva histórica. Comunicação oral apresentada no VIII Congresso nacional de geologia, realizado em Braga.

[23] Rebelo, D., Morgado, M., Marques, L., Monteiro, G., Louro, M., Martins, L., Bonito, J., & Medina, J. (2009, 26 de setembro). Da complexidade do conceito de tempo geologico às dificuldades de alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Comunicação oral realizada no XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

[22] Bonito, J., Rebelo H., & Trindade, V. (2009, 17 de outubro). Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso. Comunicação oral realizada no Fórum de Investigação em Ciências da Educação, realizado na Universidade de Lisboa.

[21] Bonito, J. (2009, 2 de maio). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as teorias de aprendizagem. Comunicação oral realizada no X Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, organizado pela Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação e realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

[20] Saraiva, M., Cid, M., Bonito, J., & Rebelo, H. (2009, 1 de maio). Qualidade de ensino: representações dos alunos dos cursos de gestão da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Bragança. Comunicação oral realizada no X Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, organizado pela Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação e realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

[19] Bonito, J., Candeias, A., Trindade, V., Rebelo, H., & Saragoça, J. (2008, 5 de dezembro). O que pensam os alunos de enfermagem do Alentejo da qualidade de ensino: um estudo exploratório com os alunos do 1.º ano. Comunicação oral realizada no IV Colóquio CIE/DCE-Uma: Políticas Educativas: Discursos e Práticas, organizado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira e realizado na Universidade da Madeira.

[18] Faria, F., & Bonito, J. (2008, 20 de novembro). Contributo para a Definição de um Projecto de Intervenção contra o Excesso de Peso e a Obesidade Infantil no Externato João Alberto Faria. Comunicação oral realizada no II Congresso Nacional de Educação para a Saúde organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[17] Ferreira, J., & Bonito, J. (2008, 20 de novembro). Socorrismo em Acção Social: Da Realidade à Necessidade. Comunicação oral realizada no II Congresso Nacional de Educação para a Saúde organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[16] Goes, M., Natário, I., Oliveira, M., & Bonito, J. (2008, 20 de novembro). Educação e Factores de Risco na Institucionalização do Idoso: Um Estudo no Distrito de Beja. Comunicação oral realizada no II Congresso Nacional de Educação para a Saúde organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[15] Bonito, J. (2008, 20 de novembro). Auxiliares da Acção Educativa e Socorrismo: Uma Combinação Formativa. Comunicação oral realizada no II Congresso Nacional de Educação para a Saúde organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[14] Bonito, J., Melão, L., & Afonso, H. (2008, 19 de novembro). Da morte à vida: A decisão do Suporte Básico de Vida. Oficina realizada no II Congresso Nacional de Educação para a Saúde organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[13] Bonito, J. (2008, 26 de fevereiro). Os Professores Estagiários de Biologia e as suas Práticas de Laboratório: Análise dos Guiões Alternativos Produzidos. Comunicação oral apresentada no III Congresso da Ordem dos Biólogos, organizado pela Ordem dos Biólogos e realizado na Reitoria da Universidade de Lisboa.

[12] Bonito, J. (2007, 26 de abril). Concepções Epistemológicas dos (Futuros) Professores: A Imagem da Ciência. Comunicação oral apresentada no IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e realizado no Madeira Tecnopolo da Universidade da Madeira.

[11] Bonito, J. (2002). A Formação em Primeiros Socorros de Auxiliares de Acção Educativa: Uma Experiência em Évora. Comunicação oral apresentada no II Encontro Nacional de Promoção e Educação para a Saúde, realizado no Auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja.

[10] Bonito, J. (2001, 7 de novembro). O ensino da Biologia e da Geologia no Contexto das Mudanças Curriculares. Comunicação oral no Encontro-Debate no Auditório do Instituto Português da Juventude, em Coimbra, promovido pela Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia.

[9] Bonito, J., & Macedo, R. (2000). Encarar o Papel das Actividades Práticas de Laboratório no Ensino das Ciências: O Incentivo que Falta. Comunicação oral apresentada no VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência, promovido pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e realizado na mesma Universidade.

[8] Bonito, J., Macedo, R., & Pinto, S. (1999). Metodologia das Actividades Práticas de Campo no Ensino das Geociências na Formação Inicial de Professores: Uma Experiência em Pinhel. Comunicação oral apresentada no VII Encontro Nacional – Educação em Ciências, promovido pela Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e realizado na mesma Universidade.

[7] Bonito, J. (1998). Urgente: Socorristas Precisam-se. Objectivo: Salvar Pessoas que estão ao nosso lado. Local: aqui mesmo. Comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Educação para a Saúde, promovido pelo Departamento de Metodologias da Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho e realizado na mesma Universidade.

[6] Bonito, J. (1988). Obstáculos à Realização de Actividades Práticas nas Aulas de Ciências da Natureza: Um Estudo com Professores na Área Educativa do Alentejo. Comunicação oral apresentada no IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e realizado no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro da Universidade de Aveiro.

[5] Bonito, J. (1997). Da Importância do Ensino das Geociências: Algumas Razões para o “Ser” Professor de Geociências. Comunicação oral apresentada no VI Encontro Nacional de Docentes – Educação em Ciências da Natureza, promovido pelo Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e realizado na mesma Universidade.

[4] Bonito, J. (2007). Educação e Ensino das Geociências: O Caso das Actividades Práticas (AP) – Objectivos e Fundamentação Epistemológica e Psicológica. Comunicação oral apresentada nas V Jornadas a Educação na Viragem do Século, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, e realizadas na mesma Escola.

[3] Bonito, J. (1995). Linguagem da Ciência: Uma Abordagem Linguística. Comunicação apresentada no V Encontro Nacional de Docentes – Educação em Ciências da Natureza, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e realizado na mesma Escola.

[2] Bonito, J. (1995). Comunicação e Linguagem no Ensino e Educação em Ciências. Comunicação oral apresentada no III Congresso Nacional de Biólogos promovido pela Associação Portuguesa de Biólogos realizado na Reitoria da Universidade de Lisboa.

[1] Bonito, J., & Sousa, M. (1995). Actividades Práticas de Campo em Geociências: Uma Proposta Alternativa. Comunicação oral apresentada no III Encontro Nacional de Didácticas/Metodologias da Educação, promovido pelo Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho e realizado no mesmo Instituto.