MODELOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
Universidade
de Évora - semestre ímpar 2009/10 – 7,5 ECTS
Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados
Mestrado em Matemática e Aplicações
Programa de Doutoramento em Matemática
AULAS teórico-práticas: 17.00-20:00+21:00-23:00 de 9 de Outubro; 16.00-21:00 de 17 de Outubro; 17:00-21:00 de 23 e 30 de Outubro e de 13 de Novembro; 15:00-20:00 de 14 de Novembro; 17:00-21:00 de 20 de Novembro; 15:00-17:00 de 21 de Novembro; 17:00-21:00 de 27 de Novembro e de 4 de Dezembro de 2009 – sala 127 CLAV
Aulas tutoriais: 6
horas a combinar com os alunos
ASSISTÊNCIA AOS ALUNOS:
Presencial: Sextas 14:00-17:00; sempre que os alunos procurem o docente e este esteja disponível.
Em qualquer caso devem prevenir previamente ou combinar pelo telemóvel
939216682 ou (com antecedência) pelo e-mail braumann@uevora.pt
Assistência também por e-mail.
PÁGINA WEB DA UNIDADE CURRICULAR: http://home.uevora.pt/~braumann/mmb/mmb.htm
AVALIAÇÃO
Pequeno projecto individual
obrigatório que pode consistir na análise e crítica de um artigo relevante
publicado em revista da especialidade ou na
aplicação de modelos usando dados reais ou estudos de simulação (artigos/temas a acordar com o
docente, devendo ser propostos até dia 27 de Novembro de 2009): a entregar até
19 de Janeiro de 2010 (ou até 21 de Setembro de 2010 se fizer exame na época especial). Classificação
do Projecto = P.
2 Trabalhos para casa: a entregar até às datas neles indicadas. Classificação média dos trabalhos: T
Exame normal: 9 de Janeiro de 2010
às 10:00 horas sala 134 CLAV.
Classif. do exame normal = E.
Exame recurso (casos estritamente previstos no Regulamento)–
Data alterada para 21 de Janeiro de 2010
às 14:30 horas – Sala 236 CLAV.
Época especial (casos estritamente previstos no Regulamento) – 21 de
Setembro de 2010
às 10:00 horas – sala a determinar CLV
Classificação do exame de recurso ou da época especial = R.
Classificação final = (P+T+E)/3. No caso de exame de recurso ou época especial = [P + 2 R] /
3.
Podem trazer apontamentos para consulta nos exames.
NOTA Sobre o projecto individual caso se trate da análise e
crítica de um artigo:
A
ideia é dar a oportunidade ao estudante de mestrado para analisar ou criticar
um artigo já publicado numa revista científica relativo a um modelo matemático
na área da Biologia. O artigo pode ser dum tópico de interesse no programa da
cadeira. O projecto consiste na entrega dum relatório de 10 a 15 páginas
(dactilografado) com a seguinte informação:
A)
Um sumário dos objectivos do
artigo e do tipo de modelo usado (determinístico ou estocástico, tempo
discreto ou contínuo, a variável estado ou de interesse é discreta ou contínua,
trata-se dum modelo de indivíduos, populações ou ecossistemas, linear ou não
linear, estruturado, etc). O modelo é usado para explicar um fenómeno biológico,
explorar, resumir, prever ou para estimar? Descreva quais são as variáveis e
os parâmetros de interesse no modelo.
B)
No caso de estimativas de parâmetros:
que métodos de estimação foram utilizados? No caso das aplicações, que tipo
de dados foram utilizados e como foram recolhidos. Se não houver dados, que
tipo de dados seriam necessários para usar o modelo?
C)
Quais técnicas de análise
foram utilizadas (análise de estabilidade, sensibilidade, calibração, simulação,
etc.)? Descreva o comportamento qualitativo e quantitativo do modelo.
D)
Que aprendeu com o análise do
artigo? Acaso os autores testaram alguns dos pressupostos dos modelos? Que métodos
usaram e como puderam ser testados alguns dos pressupostos? Que novos truques
foram aprendidos? Quais são as vantagens e/ou limitações?
As seguintes revistas científicas podem ser utilizadas para a escolha dos
artigos: Mathematical Biosciences, Journal of Mathematical Biology, Theoretical
Biology, Biometrics, Ecology, Journal of Animal Ecology, etc.
Devem limitar-se às revistas dos anos mais recentes (últimos 5 anos),
mas outras escolhas são possíveis com o acordo do docente.
Indicam-se a seguir alguns critérios de avaliação deste trabalho:
1)
Grau de entendimento do artigo
a)
Compreensão do artigo em geral
b) Compreensão dos aspectos particulares do artigo
c) Compreensão de conceitos complementares e referências a outras fontes bibliográficas (incluindo outras áreas de conhecimento que não a Matemática ou a Estatística)
2)
Redacção
a)
Parafrasear vs traduzir
ou copiar o que está no artigo
b) Erros de interpretação ou na cópia de fórmulas
3)
Relação entre o conteúdo do
artigo e conceitos relevantes da cadeira
a) Conceitos novos aprendidos
b) Conceitos revistos
4)
Apresentação
a) Dactilografado
b) Sumário introdutório com objectivos claros
c) Desenvolvimento com alguma estrutura (ex: métodos, análise, exemplos, resultados)
d) Conclusões
5)
Análise
a) Desenvolvimento segundo as componentes do guião acima indicado, especificando os pontos A), B) C) e D)
b)
A discussão é muito importante
PROGRAMA PREVISTO
1.
Introdução
aos ecossistemas e à modelação de populações
2.
Modelos matemáticos
de crescimento populacional:
a)
modelos determinísticos em tempo discreto;
b)
modelos determinísticos em tempo contínuo;
c) modelos estocásticos
(processos de nascimento e morte, equações diferenciais estocásticas);
3.
Introdução
aos modelos genéticos de populações diplóides
4.
Modelos de
utilização de recursos biológicos renováveis
5.
Modelos
estruturados de população
a)
modelos demográficos e
similares;
b)
modelos de dispersão espacial.
6.
Modelos matemáticos de
ecosistemas (competição, predação, outras interacções, ecosistemas)
7.
Modelos epidemiológicos
determinísticos
8.
Estimação de tamanhos e parâmetros
demográficos de populações
BIBLIOGRAFIA GERAL
Para
além de artigos publicados em revistas da especialidade e de várias outras
obras (a indicar a respeito de cada matéria), aconselha-se a bibliografia que
se segue (** ou * para as obras consideradas mais importantes para esta primeira
abordagem da matéria). Em cada sessão serão indicados os capítulos mais
pertinentes (para a matéria dessa sessão) da bibliografia fundamental, bem
como eventuais outras leituras complementares em livros e revistas.
· Arnold (1974). Stochastic Differential Equations: Theory and Applications. Wiley, New York. (2c)
· Bailey, N. T. J. (1964; Wiley Classics Library Edition 1990). The Elements of Stochastic Processes with applications to the natural sciences. Wiley, New York. (2c,7)
· *Braumann, C. A. (2005). Introdução às Equações Diferenciais Estocásticas e Aplicações. Edições SPE, Lisboa. (2c)
· Caswell, H. (1989, 2nd edition 2001). Matrix Population Models: Construction, Analysis, and Interpretation. Sinauer, Sunderland, Massachusetts. (5a)
· Crow, J. F. & Kimura, M. (1970). An Introduction to Population Genetics Theory. Harper & Row, New York. (3)
· Doolittle, D. P. (1987). Population Genetics: Basic Principles.Springer-Verlag, Berlin. (3)
·
Edelstein-Keshet, L. (1988). Mathematical
Models in Biology, Random House, New York. (geral,
útil para uma primeira abordagem)
· *Frauenthal, J. C. (1980). Mathematical Modeling in Epidemiology. Springer-Verlag, Berlin. (7)
·
Getz, W. M. (1989). Population Harvesting.
Demographic models of fish, forest, and animal resources. Princeton
University Press, Princeton, New Jersey. (4,5a)
·
**Ginzburg, L. R. e
Golenberg, E. M. (1985). Lectures in Theoretical
Population Biology. Prentice-Hall,
Englewood Cliffs, New Jersey. (2ab,3,5a,6; muito elementar mas útil para uma
primeira abordagem)
· **Hallam, T. G. e Levin, S. A. (editores) (1986). Mathematical Ecology. An Introduction. Springer-Verlag, Berlin. (2,4, 5, 6,7)
·
Hastings, A. (1997). Population
Biology. Concepts and Methods, Springer, N. Y. (2ab,3,5a,6; muito elementar
mas útil para uma primeira abordagem)
·
Hillion, A. (1986). Les
théories Mathématiques des Populations. Colecção “Que sais-je?”,
Presses Universitaires de France, Paris (2,5,6,7; elementar)
·
Hirsch, M. W. and Smale S. (1974). Differential
Equations, Dynamical Systems, and Linear Algebra. Academic
Press, New York. (útil para rever conceitos sobre equações diferenciais)
·
Hoppensteadt, F. C. e Peskin, C. S. (1992). Mathematics
in Medicine and the Life Sciences. Springer-Verlag, New York. (2ab,3,4,5ab,7, fisiologia e morfologia)
· *Karlin, S. e Taylor, H. M. (1975). A First Course in Stochastic Processes. (second edition). Academic Press, New York. (2c)
·
Karlin, S. e Taylor, H. M. (1981). A Second
Course in Stochastic Processes. Academic Press, Orlando. (2c)
·
Luenberger, D. G. (1979). Introduction to
Dynamic Systems: Theory, Models, and Applications. John Wiley and Sons. New York. (útil para uma primeira abordagem e para
rever conceitos gerais).
·
Mangel, M. (editor) (1990). Classics of
Theoretical Biology (Part one). Special issue of the Bulletin of
Mathematical Biology 52 (1/2). (biologia
do desenvolvimento, neurofisiologia, 3; textos clássicos e comentários)
· Mangel, M. (editor) (1991). Classics of Theoretical Biology (Part two). Special issue of the Bulletin of Mathematical Biology 53 (1/2). (4,5b,6; textos clássicos e comentários)
· Mangel, M. (editor) (1992). Bioeconomics and Behavioural Ecology. Special issue of the Bulletin of Mathematical Biology 54 (2/3). (ecologia do comportamento, neurofisiologia, 4)
·
**Murray, J. D. (1989, third edition, 2003). Mathematical
Biology. Springer-Verlag,
Berlin. (2ab,4,5ab,6,7; inclui também
modelos fisiológicos e de evolução e desenvolvimento de organismos vivos)
· Nagilaky, T. (1992). Introduction to Theoretical Population Genetics. Springer-Verlag, Berlin. (2ab,3,5a)
· Øksendal, B. (1985; sixth edition 2003). Stochastic Differential equations. An Introduction with Applications. Springer-Verlag. Berlin. (2c)
·
Scudo, F. M. e Ziegler, J. R.
(1978). The Golden Age of Theoretical
Ecology:1923-1940. A Collection of Works by V. Volterra, V. A. Kostitzin, A. J.
Lotka and A. N. Kolmogoroff. Springer-Verlag,
Berlin. (2ab,3,65; colecção de
textos clássicos) (1a, 1b, 4, 6
·
*Seber,
G. A. F. (1982). The
estimation of animal abundance and related parameters (2nd ed.),
London: Charles W. Griffin. (8)
·
Tuljapurkar, S. D.
(1990). Population Dynamics in Variable Environments. Springer-Velarg,
New York. (5)
· Tuljapurkar, S. D. e Caswell, H. (1996). Structured-Population Models in Marine, Terrestial, and Freshewater Systems. Population and Community Biology, Series 18. Chapman and Hall. (5)
· Williams, B.K, Nichols, J.D., and Conroy, M. (2002). Analysis and Management of Animal Populations. Academic Press. (8).
·
Wilson, E. O. e
Bossert, W. H. (1971). A Primer of Population
Biology. Sinauer,
Sunderland, Massachusetts. (2ab,3,5a,6; muito elementar mas útil para uma
primeira abordagem)
· Yodzis, P. (1989). Introduction to Theoretical Ecology. Harper & Row, New York. (2ab,4,5ab,6)
Trabalho para casa nº 1 A entregar até 4 de Dezembro de 2009
Trabalho para casa nº 2 A entregar até 15 de Dezembro de 2009
SUMÁRIOS
1ª AULA 9 Out 2009 17:00 - 20:00 + 21:00-23:00
2ª AULA 17 Out 2009 16:00-21:00
3ª AULA 23 Out 2009 17:00-21:00
4ª AULA 30 Out 2009 17:00-21:00
5ª AULA 13 Nov 2009 17:00-21:00
6ª AULA 14 Nov 2009 15:00-20:00
7ª AULA 20 Nov 2009 17:00-21:00
8ª AULA 21 Nov 2009 15:00-17:00
9ª AULA 27 Nov 2009 17:00-21:00
10ª AULA 4 Dez 2009 17:00-21:00