• LIFE ÁGUEDA

    Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga

    Resumo

    O projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a mitigação de obstáculos que estejam a limitar o habitat disponível para os peixes migradores no rio Águeda e melhoria da sua qualidade. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, irão sobretudo beneficiar peixes migradores como o sável e a lampreia-marinha, que apresentam elevado valor socioeconómico e conservacionista.

    Com um orçamento de cerca 3,3 milhões de euros e arranque formal no próximo dia 1 de Agosto, o projeto é financiado a 60% pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE), e cofinanciado com 300.000 euros pela EDP - Gestão da Produção de Energia S.A., tendo por alvo a implementação de soluções demonstrativas e inovadoras associadas aos objetivos da Diretiva Quadro da Água.

    Com coordenação e supervisão técnico científica da Universidade de Évora e apoio do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o projeto integra ainda como entidades parceiras, que irão desempenhar tarefas e trabalhos específicos, também financiados pelo LIFE, o Município de Águeda, o Município de Mora / Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – PORTOS E LOTAS S.A. e a empresa de projeto AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.

    Atividades em curso

    • Monitorização dos padrões de movimentos e comportamentos migratórios das espécies-alvo do projeto com radio-transmissores e PIT-tags.

      Neste âmbito, serão realizadas amostragens com vista à captura, marcação e libertação de exemplares das espécies-alvo; em simultâneo, decorrerão ações com vista à monitorização/deteção, dos exemplares já marcados.

    • Monitorização de um obstáculo no Rio Vouga com recurso à utilização de uma câmara sonar subaquática.

      Neste âmbito, serão realizadas monitorizações semanais (24 h) do comportamento migratório e da transposição dos espécimes piscícolas em relação a um açude com caráter sazonal no Rio Vouga.

    Saber mais sobre o projeto

    Interessado/a em participar?