Resumo
O projeto GAMEFISH – Gestão e Promoção das Albufeiras Mediterrânicas para a Prática da Pesca Recreativa, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), está a ser desenvolvido pela Universidade de Évora, em colaboração com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e com o ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, e decorrerá até meados de 2019.
Este projeto tem como objetivo principal desenvolver um plano de gestão direcionado para as albufeiras alentejanas de pequena-média dimensão para promover a prática da pesca recreativa. O plano a desenvolver foi estruturado para:
- (i) promover o aumento sustentável das espécies (e.g. carpa, achigã) e dimensões de peixes mais interessantes para a pesca lúdica;
- (ii) reduzir a probabilidade de ocorrência de mortalidades massivas de peixes em períodos de maior escassez hídrica;
- (iii) integrar as espécies mais interessantes para esta atividade, muitas delas não-indígenas, nos programas de gestão pesqueira.
Atividades em curso
Estudo do comportamento do achigã em resposta à implementação de habitat artificial, com recurso a um sistema acústico de posicionamento tridimensional:
- i) construção e implementação de protótipos de Dispositivos de Agregação Piscícola;
- ii) captura e marcação de achigãs em albufeira-alvo, com transmissores acústicos;
- iii) monitorização do comportamento dos achigãs marcados com recurso a um sistema de deteção acústica de posicionamento tridimensional e a uma câmara-sonar subaquática.
- O trabalho decorrerá entre novembro de 2019 e maio de 2020.
Realização de inquéritos aos pescadores recreativos na região do Alentejo.
Esta atividade está atualmente a decorrer e prolongar-se-á até maio de 2020.