Avaliação

  • A avaliação de Computação Gráfica tem uma componente teórica e uma componente prática.
  • A componente teórica pode ser realizada por exame, ou por testes (ie frequências).
  • A componente prática consiste na realização de quatro trabalhos dentro do processo e condições indicadas a seguir.
  • Os exames correspondem apenas à componente teórica da avaliação.
  • Se reprovar no exame normal pode fazer o exame de recurso.

Provas Orais

Em casos individuais que o docente ache necessário, pode ser realizada uma prova oral.

Veja as datas das provas nos anúncios do moodle.

Componente Teórica

  • A componente teórica vale 60% da nota final (12 valores).
  • Cada teste vale 20% da nota final (4 valores).
  • Pode realizar os testes que desejar e também os exames (normal e de recurso).
  • A nota final desta componente é a combinação mais vantajosa que resulta dos testes e dos exames.
  • Exemplo 01. Testes: 03, 03, NA; Exame: 11; Nota final: 11.
  • Exemplo 02. Testes: 04, 03, 03; Exame: 08; Nota final: 10.
  • Exemplo 03. Testes: 04, NA, 04; Exame: NA; Nota final: 08.

Componente Prática

  • A componente prática vale 40% da nota final (8 valores).
  • Cada trabalho conta 10% da nota final (2 valores).
  • Cada trabalho corresponde a uma das tecnologias: SVG, C2D, X3D e 3JS.
  • A componente prática não tem «recurso».
  • A classificação de cada trabalho é calculada segundo os Critérios de Avaliação dos Trabalhos Práticos.

Todos os trabalhos terão de ser entregues até à data do «Exame Normal».

Critérios de Avaliação dos Trabalhos Práticos

CritérioDescriçãoPeso
apresentaçãoencoding, comportamento, página, início, etc.4%
fidelidadeem relação ao tema e à proposta.6%
organização/separaçãoficheiros e diretorias para estilos, código, média, etc.10%
organização/códigoclasses, funções e estruturas de dados adequadas, não redundantes.10%
organização/grafo de cenahierarquia de objetos gráficos, espaços do objeto/mundo.10%
modelação/geometria e aspeto básicosquadrados, caixas, círculos, esferas, etc.5%
modelação/transformaçõestranslação, rotação, escala, composição.10%
modelação/geometria construídacaminhos, segmentos, faces, extrusões.15%
modelação/aspeto construídogradientes, mosaicos, mapas de cores, mapas UV.15%
modelação/animaçãopor passos, eventos internos e externos (eg colisões, teclado).15%

Peso das Componentes

Note bem o peso de cada componente da avaliação!