Transformações 3D
Investigação da perspetiva (gravura de Albrecht Dürer, 1525) |
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Representação 2D de um objecto 3D |
São usados dois tipos de transformações num sistema gráfico 3D:
- Transformações afins. Alteram o tamanho, posição e orientação de objectos no espaço 3D.
- São geralmente usadas no espaço do mundo ou do objeto e generalizam as transformações dos sistemas gráficos 2D. São usadas para posicionar, rodar e escalar os objetos gráficos.
- Projeções. Produzem a vista 2D do modelo 3D.
- Estão associadas a câmaras e são usadas para definir a vista da cena, isto é, a transformação espaço 3D do modelo → espaço 2D do dispositivo.
Parâmetros de vistas e de câmaras
Uma vista de uma cena é obtida fazendo uma certa projeção do modelo, precisamente da mesma forma que uma câmara fotográfica produz uma imagem 2D de um ambiente 3D.
A projeção que define a vista é normalmente designada câmara e depende de um conjunto de parâmetros. Os mais comuns são:
-
Tipo
- Tipo da projeção (
ortográfica
,projetiva
, etc depende do sistema gráfico).
- Tipo da projeção (
-
Abertura (FOV)
- Ângulo de captura (depende do tipo de câmara).
-
Proporção (Ratio, Aspect)
- Relação entre a altura e a largura (depende do tipo de câmara).
-
Perto (Near)
- Distância do plano de corte «perto».
-
Longe (Far)
- Distância do plano de corte «longe».