Exercícios Animação

Exceto quando indicado o contrário, cada exercício é para ser resolvido em SVG, C2D, X3D e 3JS.

  1. Percursos Lineares Uniformes. Desenhe uma forma simples (por exemplo, uma bola ou uma esfera azul) e desloque-a:

    1. 200 pixeis para a direita.
    2. Num retângulo com 200 pixeis de largura e 100 de altura.
    3. Num caminho poligonal com n pontos.
  2. Percursos Curvos. Como é que representa percursos «curvos»? Por exemplo, percursos circulares ou em onda. Leve a forma do anterior a percorrer um percurso em forma de:

    • Círculo.
    • Seno (ondas).
    • Curva x^3.
    • Um caminho poligonal com n pontos, definido por uma equação paramétrica.
  3. Percursos Compostos. Como é que representa percursos definidos por várias «partes”? Por exemplo, um percurso como ilustrado na figura seguinte:

  4. Percursos Acelerados. Repita o exercício dos percursos compostos, mas a forma:

    1. Acelera no início de cada segmento e trava no fim.
    2. Acelera no início do percurso e trava no fim.