O MGCRN é um segundo ciclo de estudos que confere aos alunos que o frequentarem com aproveitamento um diploma emitido em conjunto pela Universidade de Lisboa e pela Universidade de Évora. Tem por objectivo a formação avançada na área de ecologia e gestão de ecossistemas e das populações e comunidades vegetais e animais. Pretende-se transmitir um conjunto de ensinamentos coeso, com valor de empregabilidade e que actue como instrumento de protecção e de valorização sócio-económica dos recursos naturais.
Apesar da sua orientação clara e especificidade enquanto segundo ciclo dedicado à ecologia aplicada e à gestão de recursos naturais, este segundo ciclo é caracterizado pela sua abrangência temática relevante quando comparado com muitos outros segundos ciclos neste domínio.
Voltar ao inícioO MGCRN destina-se a todas as pessoas que pretendam desenvolver a sua actividade profissional, ou aprofundar os seus conhecimentos, ao nível da gestão das populações animais e vegetais e dos ecossistemas, em estreita ligação com o ordenamento dos espaços naturais.
Voltar ao inícioSim, o plano de estudos do MGCRN está adequado a Bolonha, privilegiando a orientação tutorial e a troca de conhecimentos em fóruns de discussão que contem com a presença de especialistas convidados. Pretende-se que todas as unidades curriculares tenham uma tónica aplicada, ou seja que os exemplos se refiram a casos de aplicação dos conhecimentos teóricos ministrados.
Voltar ao inícioA associação da Universidade de Évora e do Instituto Superior de Agronomia garante que o curso:
A frequência com aproveitamento deste mestrado garante aos alunos a obtenção de um diploma emitido em conjunto pela Universidade de Évora e pela Universidade de Lisboa.
Voltar ao inícioOs prazos de candidatura são definidos anualmente pelo Reitor da Universidade de Évora e pelo Conselho Científico do Instituto Superior de Agronomia, sendo a sua divulgação efectuada oportunamente nos portais oficiais da UÉ e do ISA.
Voltar ao inícioOs alunos inscritos no MGCRN podem usufruir de alojamentos a preços reduzidos em Lisboa e em Évora. As estadias em Sines nas instalações do CIEMAR são gratuitas para os alunos deste mestrado.
Voltar ao inícioO 1º e 3º semestres decorrem no ISA (Lisboa) 5ª e 6ª feiras, e o 2º semestre tem lugar nas instalações da UÉ (Évora e Sines), em regime intensivo organizado em blocos de UC que ocuparão 2 a 3 dias por semana em horário laboral, não exigindo aos alunos manterem uma residência fixa em Évora. O alojamento em Sines é gratuito.
Voltar ao inícioA propina global ronda, habitualmente, os 2100 euros.
Voltar ao inícioOs candidatos aceites no MGCRN serão oportunamanente contactados pelos Serviços Académicos da UE ou pela Secretaria Geral do ISA, devendo matricular-se na instituição onde efectuaram a candidatura.
Voltar ao início