Gráficos 2D

Amadeu de Souza Cardoso

Clown, Cavalo, Salamandra, Amadeu de Souza Cardoso

Conceitos Fundamentais 2D

Na computação gráfica 2D, tanto os espaços dos objetos (onde são definidos os objetos gráficos) como o espaço do modelo (onde é definido o modelo) são 2D (isto é, planos).

Modelação. O processo de modelação é relativamente simples:

  1. Cada objeto gráfico é definido (pela a sua geometria e outras propriedades não-geométricas, como a cor) no seu próprio espaço do objeto.
  2. O modelo é constituído juntando e organizando os vários objetos gráficos já definidos num grafo de cena.

Modelação de Objetos Gráficos

  • Geometria (forma). A geometria de um objeto gráfico (2D ou 3D) é geralmente obtida com:

    • Objetos básicos como retas, quadrados, círculos, caminhos ou cubos, cilindros, reticulados, etc.
    • Textos.
  • Transformações. As transformações são usadas para:

    • Construir objetos gráficos compostos a partir de outros, mais simples.
    • Posicionar cada objeto gráfico (definido no seu próprio espaço do objeto) no espaço do modelo.
    • Modificar a geometria de objetos usando:
      • Rotações.
      • Escalas.
      • Translações.
      • e outras operações.
  • Aspeto (propriedades não geométricas). Além da construção da geometria (isto é, da forma) também são usadas propriedades que dizem respeito ao aspeto:

    • Cores e transparências.
    • Texturas.
    • Estilos de linhas.