Gráficos 2D
Clown, Cavalo, Salamandra, Amadeu de Souza Cardoso |
Conceitos Fundamentais 2D
Na computação gráfica 2D, tanto os espaços dos objetos (onde são definidos os objetos gráficos) como o espaço do modelo (onde é definido o modelo) são 2D (isto é, planos).
Modelação. O processo de modelação é relativamente simples:
- Cada objeto gráfico é definido (pela a sua geometria e outras propriedades não-geométricas, como a cor) no seu próprio espaço do objeto.
- O modelo é constituído juntando e organizando os vários objetos gráficos já definidos num grafo de cena.
Modelação de Objetos Gráficos
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Geometria (forma). A geometria de um objeto gráfico (2D ou 3D) é geralmente obtida com:
- Objetos básicos como retas, quadrados, círculos, caminhos ou cubos, cilindros, reticulados, etc.
- Textos.
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Transformações. As transformações são usadas para:
- Construir objetos gráficos compostos a partir de outros, mais simples.
- Posicionar cada objeto gráfico (definido no seu próprio espaço do objeto) no espaço do modelo.
- Modificar a geometria de objetos usando:
- Rotações.
- Escalas.
- Translações.
- e outras operações.
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Aspeto (propriedades não geométricas). Além da construção da geometria (isto é, da forma) também são usadas propriedades que dizem respeito ao aspeto:
- Cores e transparências.
- Texturas.
- Estilos de linhas.