Sobre este Curso


Este site está, ainda, em fase de construção e refinamento. Os conteúdos estão incompletos e sub-otimizados.


Os autores de textos académicos não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras regras tipográficas que produzem um documento bem apresentado.

Editores diferentes requerem regras tipográficas distintas. Variam as fontes, o alinhamento do texto, a forma das referências bibliográficas, etc.

O proporciona exatamente esta possibilidade: enquanto autor pode focar-se no conteúdo, livre de tarefas triviais, como a formatação, referências, etc.

Neste curso pretende-se proporcionar uma introdução prática ao uso do :

Os conceitos são apresentados com exemplos e seguidos de exercícios.

Não sendo possível, numa introdução, cobrir em profundidade os tópicos abordados, é proporcionada uma lista de recursos online onde esses tópicos são apresentados de forma mais completa.

Convenções

Os exemplos são indicados assim:

Exemplo (Demonstração)

Para obter negrito use \textbf{negrito}.

Os exercícios:

Exercício (Aplicação de comandos)

Defina o comando \eg{TEXTO} para criar textos como "(e.g. este)" escrevendo \eg{este} no .

A sintaxe é introduzida desta forma:

Sintaxe \emph

O comando \emph

\emph{texto destacado}

E em geral, o código tem os seguinte aspeto:

\documentclass{article}
\begin{document}
    Exemplo de texto em \LaTeX.
\end{document}

com o resultado apresentado assim:

Exemplo de texto em .

Primeiros Passos

Objetivos deste capítulo

  • Fazer o primeiro documento .
  • Organizar um documento por secções, etc.
  • Fazer listas (numeradas, de itens e de termos).
  • Fazer comandos e ambientes simples.
  • Encontrar documentação, exemplos, ajuda, etc.

Preparação

Objetivos: Instalar o , programas auxiliares e confirmar que está tudo a funcionar corretamente.

Instalação do : Distribuições

O  consiste num conjunto de vários programas. Uma distribuição é uma determinada seleção de programas, que pode incluir editores, estilos, classes, etc.

As distribuições mais comuns são:

  • TeX Live para qualquer sistema operativo (recomendado).
  • MacTeX variante do TeX Live para macOS.
  • MiKTeX para Windows.

Para escrever documentos podem ser usados vários editores:

Screenshot do VSCodium

Serviços Online

Também pode usar o  sem o instalar no seu computador, usando um editor online.

  • Uma vantagem desta opção é a facilidade de colaboração entre vários autores.
  • Por outro lado fica dependente de acesso internet e terá de criar uma conta pessoal, o que implica partilhar o seu email...

Os serviços de edição mais comuns são:

  • O Overleaf, traduzido para português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade (paga) de colaboração e de sincronizar com o Dropbox e com o Google Drive.
  • O TeXPage e Paperia são semelhantes ao Overleaf.

Screenshot do Overleaf

Informação online

Além destes endereços, the web is your friend.

Exercício (Teste de Integridade)

\documentclass{article}
\begin{document}
    Primeiro documento.
\end{document}
  1. Se optou por usar:
    • Uma instalação do  no seu computador, abra seu o editor preferido (por exemplo, o VSCodium).
    • Um serviço online (por exemplo, o Overleaf), abra o browser na página da sua conta.
  2. Copie o texto do exemplo acima.
  3. Compile (typeset) o documento.

Resolução

Organização

Objetivos: Fazer documentos estruturados, com divisões, listas, e comandos.

Classe, Preâmbulo e Conteúdo

Exemplo (Classe, Preâmbulo e Texto)

\documentclass{article} % Classe do documento
% Preâmbulo
\begin{document}
% Conteúdo
\end{document}
  • A classe (\documentclass{CLASSE}) define o tipo de documento: um livro (book), um artigo (article), uma apresentação (beamer), etc.
  • No preâmbulo são "importados" comandos que podemos querer usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a língua, etc.
  • O conteúdo é introduzido entre \begin{document} e \end{document}.

Opções Comuns no Preâmbulo

Exemplo (Opções Comuns no Preâmbulo)

\documentclass{article}
% Fontes internacionais de melhor qualidade.
\usepackage[T1]{fontenc}
% Carateres internacionais.
\usepackage[utf8]{inputenc}
% Traduções para Português.
\usepackage[portuges]{babel}
% \"portuges\"!!!
% Incluir imagens
\usepackage{graphicx}
\begin{document}
    % Conteúdo
\end{document}

Divisões de um Documento

  • Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos.
  • Capítulos e Partes em livros (ou monografias).
  • Divisões Não Numeradas.

(veja mais em Document Structure)

Secções e Subsecções

Exemplo (Secções e Subsecções)

\section{Aula 1}
%
% Resumir o que vai ser apresentado hoje.
%
Nesta aula ...

\subsection{Preparação}
%
% 1. Instalar o $\LaTeX$
% 2. Escolher um editor
% ...
%
Para instalar o $\LaTeX$ ...

Exercício (Secções e Subsecções)

Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do programa de uma disciplina.

Resolução

Partes e Capítulos

Em documentos mais extensos, como livros ou monografias, além das secções e subsecções, também é comum usarem-se partes e capítulos.

Exercício (Partes e Capítulos)

Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente, \part{...} e \chapter{...}.

Modifique o documento do exercício (Secções e Subsecções) de forma a ter partes e capítulos, além das secções e subsecções.

Por exemplo, sendo uma secção uma "disciplina", contemple vários anos (os "capítulos") e vários cursos (as "partes").

Resolução

Corrigindo a classe de `article` para `book`:

Divisões Não Numeradas

  • Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo \section{...} inicia uma secção automaticamente numerada.
  • Porém, frequentemente estamos interessados num comportamento alternativo. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada.
  • O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um * ao nome do comando: \section*{...}.
  • Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções) o comportamento alternativo consiste em não numerar a respetiva divisão.

Exercício (Divisões Não Numeradas)

Com base no documento do Exercício (Secções e Subsecções) faça um documento em que as subsecções não são numeradas.

Use os comandos \section{...} (para as secções numeradas) e \subsection*{...} (para as subsecções não numeradas).

Resolução

Listas

  • Listas Não Ordenadas.
  • Listas Ordenadas.
  • Listas de Termos.

(ver mais em List Structures)

Listas Não Ordenadas

Exemplo (Listas Não Ordenadas)

\begin{itemize}
    \item Meia dúzia de ovos.
    \item 100g de açúcar.
    \item 500g de farinha.
    \item 0,5L de leite.
\end{itemize}

produz

  • Meia dúzia de ovos.
  • 100g de açúcar.
  • 500g de farinha.
  • 0,5L de leite.

Listas Ordenadas

Exemplo (Listas Ordenadas)

\begin{enumerate}
    \item Separar as claras das gemas.
    \item Bater as claras em castelo.
    \item Misturar bem o leite com as gemas.
    \item ...
\end{enumerate}

produz

  1. Separar as claras das gemas.
  2. Bater as claras em castelo.
  3. Misturar bem o leite com as gemas.
  4. ...

Listas de Termos

Exemplo (Listas de Termos)

\begin{description}
    \item[Energia] 1870kJ.
    \item[Lípidos] 16,0g.
    \item[Hid. Carb.] 68,6g.
\end{description}

produz

Energia
1870kJ
Lípidos
16,0g.
Hid. Carb.
68,6g.

Exercício (Listas)

Procure na internet uma receita culinária simples. Use uma lista não ordenada para indicar os ingredientes, uma lista numerada para os passos da receita e uma lista de termos para a declaração nutricional.

Coloque os ingredientes, passos da confeção e a declaração nutricional em subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da receita.

Resolução

Comandos Simples

Objetivos: Usar e fazer comandos ou ambientes para introduzir texto ou formatação frequente.

Comandos e Ambientes

Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos:

  1. \section{...}.
  2. \item ....
  3. \emph{...}. Teste rápido: O que faz este comando?
  4. etc.

E também encontrámos ambientes:

  1. \begin{document} ... \end{document}.
  2. \begin{itemize} ... \end{itemize}.
  3. etc.

A diferença essencial entre um comando e um ambiente é:

  • comando "Faz isto aqui".
  • ambiente "Funciona desta forma daqui até ali".

Definir Comandos e Ambientes

Embora o  defina imensos comandos e ambientes, e os packages aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre) põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou ambientes.

  • Repetições frequentes ("por exemplo, ").
  • Consistência ("por exemplo, ", "e.g. ")
  • Controlo (substituir os "e.g. " por "por exemplo, ")

Definir um Comando

Sintaxe (Definir um Comando)

Para definir um comando escreva

\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... }

no preâmbulo do documento.

Exemplo ("por exemplo ...")

\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, \#1)}
...
e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.

produz o texto

e temos (por exemplo, com os comandos) melhor desempenho.

(ver mais em Macros)

Definir um Ambiente

Sintaxe (Definir um Ambiente)

Para definir um ambiente escreva

\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM}

no preâmbulo do documento.

Exemplo ("Ao Cuidado de...")

\newenvironment{ac}[1]% Ambiente "ac", com um argumento
{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}}% Início
{\end{flushright}}% Fim
...
\begin{ac}{Dona Ingrácia}
    Seguem os documentos anexos.
\end{ac}

produz um parágrafo com o texto

A/C Dona Ingrácia
Seguem os documentos anexos.

Exercício (Comandos e Ambientes)

Definir comandos e ambientes para testes, exames, etc:

  1. Defina um comando para mostrar, a negrito a cotação de uma pergunta. Por exemplo, \cotacao{2} produz "Cotação 2 valores.".
  2. Defina um ambiente para "embrulhar cada exercício". Por exemplo
\begin{exercicio}{1}
    \cotacao{5}Quem foi o primeiro rei de Portugal?
\end{exercicio}

deve produzir o seguinte:

Exercício 1: Cotação 5 valores. Quem foi o primeiro rei de Portugal?

Resolução

Documentos Comuns

Objetivos deste capítulo

  • Usar o  para fazer uma apresentação.
  • Definir tabelas.
  • Importar imagens.
  • Posicionar elementos flutuantes.
  • Usar os comandos mais comuns em publicações académicas.

Apresentações

A Classe beamer

As apresentações são documentos da classe beamer, que proporciona várias opções para definir o aspeto e a navegação.

Exemplo (Apresentação Base)

\documentclass{beamer}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}
\begin{document}
    \begin{frame}{Título da Página}
        % Conteúdo da primeira página
    \end{frame}
\end{document}

(ver mais em Presentations)

O Aspeto das Apresentações

O aspeto de uma apresentação tem duas componentes:

  • O conjunto de cores.
  • A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras laterais, caixas, etc.

Exemplo (Elementos e Cores numa Apresentação)

\documentclass{beamer}
\usetheme{boxes} % Elementos
\usecolortheme{dolphin} % Cores
...

Exercício (Aspeto das Apresentações)

  1. Visite a Galeria de temas Beamer para ver as opções de elementos e de cores disponíveis.
  2. Experimente várias combinações de elementos e cores.

Resolução

  • Tabela de conteúdos. Numa página: \tableofcontents
  • Barra de navegação (vazia). No preâmbulo: \setbeamertemplate{``navigation symbols``}{}
  • Nomes das secções e subsecções: Depende do tema escolhido em \usetheme{ ... }

Destaques

As caixas de destaque são feitas com um ambiente block:

\begin{block}{Destaque}
    As caixas de destaque são definidas no ambiente \texttt{block}.
    ...
\end{block}

Para destacar um fragmento de texto pode usar-se o comando \alert{destacar um fragmento de texto}.

Página de Rosto

Exemplo (Informação na Página de Rosto)

% Preâmbulo
\title{Titulo}
\subtitle{Subtitulo}
\author{Nomes}
\date{Data}
\institute{Instituição}
\begin{document}
    \begin{frame}[plain]
        \titlepage
    \end{frame}
\end{document}

Resolução

Progresso "passo-a-passo"

  • Pode ser interessante revelar gradualmente o conteúdo de uma página.
  • Este efeito é aplicado com o comando \pause.

Exemplo (Progresso "passo-a-passo")

\begin{itemize}
    \item Pode ser interessante
    \pause revelar gradualmente o conteúdo de uma página.
    \pause
    \item Este efeito é aplicado com o comando \texttt{pause}.
\end{itemize}

Exercício (Uma Aula)

Use a receita da aula anterior, ou encontre outra, para fazer uma "aula de culinária".

  • A página de rosto deve ter o nome da receita, o tipo de prato (entrada, sopa, etc) e o autor/cozinheiro.
  • Coloque os ingredientes numa página, os passos noutra e a declaração nutricional noutra. Acrescente também uma sugestão de apresentação.
  • Tente aplicar tudo o que vimos até agora:
    1. Listas (não ordenadas, ordenadas, de termos).
    2. Temas de elementos e de cores no beamer.
    3. Tabela de conteúdos e barra de navegação.
    4. Destaques.
    5. Página de Rosto.
    6. Progresso "passo-a-passo".

Em alternativa, faça uma pequena apresentação (com quatro ou cinco páginas) sobre um assunto da sua escolha.

Tabelas e Figuras

As tabelas e as figuras são dos elementos mais comuns num documento.

NomeApelidoIdade
FranciscoCoelho56
JoãoSilva48
MariaCosta32

Tabelas

As tabelas são definidas com o ambiente tabular.

Exemplo (Uma Tabela)

\begin{tabular}{lr|c}
    \textbf{Nome} & \textbf{Apelido} & \textbf{Idade}
    \hline
    Francisco & Coelho & 56
    ...
\end{tabular}
  • As colunas são definidas por lr|c.
    • Três colunas, com alinhamentos esquerdo, direito, centro.
    • Uma barra vertical entre a segunda e a terceira coluna.
  • As linhas são separadas por \.
  • Em cada linha, as colunas são separadas por &.
  • A linha horizontal é feita com \hline.

(ver mais em Tables)

Exercício (Tabela de Países)

  1. Consulte a página da União Europeia sobre os países para obter os seguintes dados de cinco países à sua escolha: Nome, Capital, Superfície () e População.

  2. Junte todos esses dados numa tabela, como a seguinte.

PaísCapitalSuperfície ()População
(esquerda)(esquerda)(direita)(direita)

Resolução

Observações sobre as Tabelas

O ambiente tabular permite inserir diretamente tabelas (relativamente) pequenas no documento, indicando o conteúdo de cada "célula".

Para tabelas grandes (distribuídas por várias páginas), ou para incluir dados externos (provenientes, por exemplo, de uma folha de cálculo) são usados outros ambientes, que vamos explorar numa aula posterior.

Figuras

Sintaxe (Incluir uma Figura)

\usepackage{graphicx}% No Preâmbulo
...
\includegraphics[OPÇÕES]{figura}% No Documento

Exemplo (Logótipo da Universidade de Évora)

\includegraphics[width=0.25\textwidth]{logotipo.png}

inclui no documento a imagem que está no ficheiro logotipo.png.

Neste exemplo, a imagem é reduzida de forma a ficar com 25% da largura da mancha de texto onde o comando é aplicado:

image

(ver mais em Importing Graphics)

Opções para Figuras

O comando \includegraphics está definido no package graphicx, que tem de ser declarado no preâmbulo:

\usepackage{graphicx}               % No preâmbulo
...
\includegraphics[...]{imagem.png}   % No documento

As opções do comando \includegraphics permitem especificar:

  • A largura width = ....
  • A altura height = ....
  • Outras scale, angle, keepaspectratio, etc.

Os valores da largura e da altura podem ser expressos em unidades absolutas:

  • pontos pt.
  • comprimento mm, cm, etc.

Esses valores também podem ser dados em unidades relativas:

  • ao texto \textwidth, \textheight.
  • à linha \linewidth.
  • às letras em.

Formatos de Imagem nas Figuras

No comando \includegraphics[...]{imagem} a imagem indicada é (o caminho para) um ficheiro externo ao documento.

  • São aceites todos os formatos mais comuns de imagem: jpg, png, bmp, etc.
  • É boa ideia "arrumar" todas as imagens numa única diretoria relativa ao documento.

Por exemplo:

monografia/             % pasta "principal"
    tese.tex            % documento "principal"
    imagens/            % sub-pasta com imagens
        diagrama1.jpg   % uma imagem usada no documento

Exercício (Figuras)

Na página da União Europeia sobre os países também existem imagens com os mapas de cada país.

Aumente a tabela que fez no exercício anterior com uma coluna que mostra essa imagem. Para isso:

  1. Crie uma sub-pasta imagens onde tem o exercício anterior.
  2. A partir do browser guarde as respetivas imagens na pasta que criou.
  3. Modifique a tabela, acrescentando-lhe uma coluna.
  4. Em cada linha use o comando \includegraphics com opções de forma a cada imagem ficar centrada e com a largura de 4 letras.

Resolução

Exercício (Mais sobre Tabelas)

O resultado do Exercício (Figuras) ficou... feio. O alinhamento das imagens, e a sobreposição à linha que separa o cabeçalho não ficam bem.

  • Procure no capítulo sobre tabelas potenciais soluções para estes problemas.
  • Pontos Extra: Transforme a sua resolução para o alinhamento das imagens num comando \mapacentrado que possa aplicar a todos os mapas da tabela.
  • Sugestão: Veja o comando \parbox.

Resolução

Publicações Académicas

Alguns periódicos são muito específicos sobre o estilo dos artigos submetidos (por exemplo, na Elsevier e na Springer).

  • A apresentação do título, autores, contactos, etc.
  • O número de colunas.
  • A posição, dimensões e formato das imagens e tabelas.
  • A bibliografia.

Também é comum as editoras proporcionarem estilos ou mesmo classes  específicas para as suas publicações.

Aqui vamos tratar alguns pontos comuns neste tipo de documentos:

  • Elementos Flutuantes.
  • Etiquetas e referências internas ao documento.
  • Bibliografia (ou referências externas).

Elementos Flutuantes

Por vezes elementos como tabelas ou figuras devem ser posicionadas (por exemplo) no topo das páginas ou em páginas específicas.

Também alguns documentos (por exemplo, monografias) devem ter índices de figuras e de tabelas.

Além disso, pode ser necessário fornecer uma legenda e numerar esses elementos.

(ver mais em Floats, Figures and Captions)

Tabelas Flutuantes

Sintaxe (Tabelas Flutuantes)

Para definir uma tabela flutuante use

\begin{table}[POS]
    \caption{LEGENDA}
    TABELA
\end{table}

em que:

  • O valor de POS determina o posicionamento:
    • h aproximadamente aqui.
    • t no topo da página.
    • b no fundo da página.
    • p na página específica de elementos flutuantes.
  • O texto da legenda é definido pelo comando\caption.
  • A TABELA pode ser definida com o ambiente tabular, mas não obrigatoriamente. De facto, aqui pode ser colocado (quase) qualquer tipo de conteúdo.

Figuras Flutuantes

Sintaxe (Figuras Flutuantes)

Para definir uma figura flutuante use

\begin{figure}[POS]
    FIGURA \caption{LEGENDA}
\end{figure}

em que:

  • O valor de POSdetermina o posicionamento:
    • h aproximadamente aqui.
    • t no topo da página.
    • b no fundo da página.
    • p na página específica de elementos flutuantes.
  • O texto da legenda é definido pelo comando\caption.
  • A FIGURA pode ser definida com o comando \includegraphics , mas não obrigatoriamente. De facto, aqui pode ser colocado (quase) qualquer tipo de conteúdo.

Índices de Tabelas e de Figuras

O uso dos ambientes table e figureé semelhante: determina-se o tipo de posicionamento e o conteúdo (que pode ser, ou não, uma tabela ou uma figura) com uma legenda opcional.

Mas estes ambientes têm outros efeitos (benéficos!): Passam a ser "conhecidos" nos índices internos de tabelas e figuras e podem ser colocados no documento com os comandos \listoftables e\listoffigures.

Tabela Flutuante e Índice de Tabelas

Exercício (Tabelas e Figuras Flutuantes)

  1. Faça um documento com três ou quatro tabelas flutuantes e número semelhante de figuras flutuantes.
  2. "Flutue" as figuras para o topo e as tabelas para o fundo das páginas.
  3. No início do documento crie uma lista de figuras e uma lista de tabelas.
  4. Lembre-se de usar \caption para descrever os elementos.
  5. Além da tabela que usou para o Exercício (Mais sobre Tabelas) considere também as seguintes fontes de dados e de imagens:

Resolução

Referências e Bibliografias

Quase todos os elementos numerados (divisões, tabelas, figuras, etc) podem ser referidos noutro local do documento.

Sintaxe (Etiquetas e Referências)

Para definir uma etiqueta e referências use os modelos

\label{ETIQUETA}    % Cria uma etiqueta
...
\ref{ETIQUETA}      % Insere uma referência 
\pageref{ETIQUETA}  % Insere uma referência à página

em que:

  • O comando \label{ETIQUETA} cria uma etiqueta o elemento anterior. Por exemplo,\section{Introdução}\label{sec:introducao}.
  • O comando \ref{ETIQUETA} insere, no texto, uma referência (o número do elemento) associado à etiqueta ETIQUETA;
  • \pageref{ETIQUETA} insere, no texto, o número da página desse elemento.

(ver mais em Labels and Cross-referencing)

Para uma secção, subsecção, etc, a etiqueta deve ser criada logo a seguir ao início da divisão.

Exemplo (Etiqueta Secção)

\section{Estado da Arte}\label{sec:estado.da.arte}

Para uma tabela ou figura, etc, a etiqueta deve ser criada logo a seguir à legenda.

Exemplo (Etiqueta Tabela)

\begin{table}[b]
    \caption{Planetas}\label{tab:planetas}
    % tabular ...
\end{table}

Exercício (Etiquetas e Referências)

Adicione etiquetas (com o comando \label ) às secções, subsecções, tabelas e figuras do Exercício (Tabelas e Figuras) e, no texto, coloque referências (com o comando \ref ) a esses elementos. Mencione também as páginas (com \pageref).

Resolução

Bibliografias

  • A bibliografia é produzida a partir das citações no texto.
  • A descrição das obras é definida numa base de dados externa, com um formato próprio e extensão.bib.
  • Nessa base, cada obra tem uma chave única. Por exemplo,hawking1975particle.
  • No documento, uma obra é citada via essa chave:\cite{hawking1975particle}.
  • A lista das obras citadas é gerada automaticamente com
\bibliographystyle{ESTILO}
\bibliography{BASE-BIBLIOGRAFICA}
  • O ESTILO depende do tipo de documento. Há inúmeras opções disponíveis: plain ,unsrt,abbrv,alpha, etc.

(ver mais em Bibliography Management)

Fazer Citações

Programas para as Bases Bibliográficas

Embora o formato das bases bibliográficas seja (relativamente) simples, pode ser mais conveniente usarem-se programas dedicados a esta tarefa.

Detalhe de um documento

Exportar bibliografia

(ver mais em Helpful tools e em Mendeley)

Exercício (Bibliografias)

  1. Use esta bibliografia para este exercício.
  2. Crie um documento novo, da classe article e escreva um pequeno texto com citações a algumas obras na bibliografia dada. As chaves são hawking1975particle, bohr1948penetration, maxwell1881treatise, einstein1905elektrodynamik, shannon2001mathematical e turing1952chemical.
  3. Não se esqueça dos comandos para produzir as referências.
  4. Experimente os seguintes estilos de citação e referência: plain, unsrt, abbrv, alpha
  5. Use o comando \nocite{*} para obter todas as referências na bibliografia.

Monografias e Livros

Objetivos:

  • Usar o  para fazer um documento "grande".
  • Separar um documento por vários ficheiros.
  • Escolher fontes.

Documentos "Grandes"

A classe book

As monografias ou livros, em geral:

  • Estão divididas em
    • Prefácio Com a página de rosto, dedicatória, índices, sumário.
    • Corpo Com o texto principal e apêndices.
    • Epílogo Com a bibliografia, índice remissivo, etc.
  • Em cada divisão são usadas diferentes regras tipográficas (por exemplo, no prefácio a numeração das páginas costuma ser em numerais romanos).
  • Têm uma extensão considerável, com várias (muitas) tabelas, figuras, secções, capítulos, etc.

Sintaxe (Estrutura de um documento book)

Para criar um livro, isto é, um documento da classe book, use o seguinte modelo:

\documentclass{book}
% Preâmbulo: Packages, Comandos
\begin{document}
    \frontmatter
    % Prefácio: Páginas de Rosto, Dedicatória, etc.
    \mainmatter
    % Corpo: Capítulos Principais
    \appendix
    % Anexos: Capítulos Complementares
    \backmatter
    % Epílogo: Bibliografia, Índice Remissivo, etc
\end{document}

Exercício (Um Livro Básico)

Use a estrutura anterior para iniciar a escrita de um livro.

  1. No Prefácio coloque um capítulo Sumário, não numerado.
  2. Divida o Corpo em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Discussão.
  3. Termine o Corpo com uma parte para Anexos.
  4. Coloque pelo menos um capítulo em cada parte.
  5. Sugestão: Texto "para encher":
\usepackage{lipsum} % No Preâmbulo
\lipsum % Vários Parágrafos de Texto
\lipsum[3] % Três Parágrafos de Texto

Resolução

Exercício (Rosto e Listas)

Continue o Exercício (Livro Básico):

  1. Acrescente uma Página de Rosto ao Prefácio.
% No Preâmbulo
\title{Título deste Livro}
\author{Nome do Autor}
% No Conteúdo
\frontmatter
\maketitle
  1. Coloque tabelas e figuras flutuantes, com legenda e referência, em alguns capítulos.
  2. Acrescente uma Tabela de Conteúdos, Lista de Figuras e Lista de Tabelas ao Prefácio.
\frontmatter 
\maketitle 
\tableofcontents
\listoffigures
\listoftables

Resolução

Exercício (Bibliografia)

Continue o Exercício (Rosto e Listas) e use a resolução do Exercício (Bibligrafias) para colocar a Bibliografia nos Anexos.

Resolução

Separar um documento

  • Facilmente um documento "grande" chega aos milhares de linhas.
  • Num único ficheiro, gerir e navegar pode tornar-se um exercício penoso.
  • Há várias formas de aliviar essa tarefa:
    • O \input{FICHEIRO} insere diretamente o conteúdo doFICHEIRO.
    • A dupla de comandos \includeonly{FICHEIROS} e \include{FICHEIRO} permite uma gestão mais sofisticada.

(ver mais em Modular Documents)

Separar com \input

A forma mais direta de separar um documento por vários ficheiros consiste em usar o comando \input{FICHEIRO}.

Exemplo (Documento principal.tex)

\begin{document}
    \input{sec01}
    % \input{sec02}
\end{document}

Exemplo (Secção 01 sec01.tex)

% !TeX root = principal.tex
\section{Introdução}
% Conteúdo desta secção

O comentário % !TeX root = principal.tex> na primeira linha dos ficheiros secundários ajuda os editores (como o TeXStudio) a orientarem-se.

Exemplo (Separar com \input)

Exercício (Separar com \input)

Continue o Exercício (Livro Bibliografia):

  1. Coloque os diferentes capítulos em ficheiros distintos.
  2. Modifique o documento principal de forma a usar o comando \input{...}.
  3. Indique, nos ficheiros secundários, qual é o ficheiro principal.

Resolução

O Problema de separar com \input

  • Com o comando\input{...} ativamos e desativamos completamente certa partes do documento.
  • Nem sempre esse comportamento é ideal.
    • Por vezes queremos apenas "esconder" o texto sem "esquecer" que esse texto existe.
    • Por exemplo, um capítulo "escondido" ainda deve criar uma entrada na tabela de conteúdos e as suas figuras e tabelas nas respetivas listas.

Separar com \include

Exemplo (Documento principal.tex)

% Preâmbulo
\includeonly{sec01}
\begin{document}
    \include{sec01}
    \include{sec02}
\end{document}

Exemplo (Secção 01 sec01.tex)

% !TeX root = principal.tex
\section{Introdução}
% Conteúdo desta secção

O comando \includeonly{sec01} esconde as secções não indicadas mas sem as ignorar.

Exemplo (Separar com \include)

Exercício (Separar com \include)

Modifique o Exercício (Separar com \input):

  1. Troque os comandos\input{...} por \include{...}.
  2. No Preâmbulo do documento principal use o comando\includeonly{...} para "mostrar/esconder" capítulos.
  3. Verifique se a tabela de conteúdos e as listas de figuras e tabelas permanecem corretas.

Exercício (Limitações do \include)

O comando \include{...} "abre" uma página quando é usado. Se se tratarem de capítulos num livro, não há problema. No entanto, num artigo, por exemplo, não pretendemos começar uma página em cada secção!

Encontre soluções para este problema. Isto é, uma forma de se ativarem/desativarem secções de um artigo que mantenha a informação sobre a estrutura do documento (nomeadamente, a tabela de conteúdos).

Fontes

No  é difícil mudar arbitrariamente as fontes. E há uma boa razão para isso: Más fontes dificultam a legibilidade de um documento.

  • Em geral, o  usa as suas próprias fontes, que são excelentes, divididas em três famílias:

  • Com Serifas: \rmdefaultcom serifas.

  • Sem Serifas: \sfdefaultsem serifas.

  • Mono-espaço: \ttdefaultmono-espaçado.

  • Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador (como, por exemplo, neste fragmento) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida.

(ver mais em Fonts)

Variantes Pontuais

EfeitoComando
ênfaseAbc 123\emph{TEXTO}
maiúsculasABC 123\uppercase{TEXTO}
minúsculasabc 123\lowercase{TEXTO}
maiúsculas pequenas\textsc{TEXTO}
itálicoAbc 123\textit{TEXTO}
negritoAbc 123\textbf{TEXTO}
com serifass\textrm{TEXTO}
sem serifas\textsf{TEXTO}
mono-espaçoAbc 123\texttt{TEXTO}

Variantes Locais

EfeitoComando
ênfaseAbc 123{ \em PARÁGRAFOS }
maiúsculasABC 123não se aplica
minúsculasabc 123não se aplica
maiúsculas pequenasa{ \scshape PARÁGRAFOS }
itálicoAbc 123{ \itshape PARÁGRAFOS }
negritoAbc 123{ \bfseries PARÁGRAFOS }
com serifasa{ \rmfamily PARÁGRAFOS }
sem serifasa{ \sffamily PARÁGRAFOS }
mono-espaçoAbc 123{ \ttfamily PARÁGRAFOS }

Tamanhos (Locais)

TamanhoComando
minúsculoAbc 123{ \tiny PARÁGRAFOS }
índicesAbc 123{ \scriptsize PARÁGRAFOS }
notaAbc 123{ \footnotesize PARÁGRAFOS }
pequenoAbc 123{ \small PARÁGRAFOS }
normalAbc 123{ \normalsize PARÁGRAFOS }
grandeAbc 123{ \large PARÁGRAFOS }
GrandeAbc 123{ \Large PARÁGRAFOS }
GRANDEAbc 123{ \LARGE PARÁGRAFOS }
enormeAbc 123{ \huge PARÁGRAFOS }
EnormeAbc 123{ \Huge PARÁGRAFOS }

Variantes Globais

Sintaxe (Fontes do LaTeX)

Para usar uma fonte como fonte do documento, use o seguinte modelo:

% Preâmbulo
\renewcommand{\familydefault}{FAMÍLIA}
% FAMÍLIA = \rmdefault, \sfdefault ou \ttdefault

As opções mais comuns estão também indicadas.

Sintaxe (Fontes do computador)

Para usar uma fonte do computador como fonte do documento, use o seguinte modelo:

% !TEX program =750xelatex
% Preâmbulo
\usepackage{fontspec}
\setmainfont{FONTE-NO-COMPUTADOR}

Usando as fontes no computador, o documento terá de ser compilado com o programa xelatex ou luatex, em vez do pdflatex.

Exercício (Fontes no Computador)

  1. Crie um documento da classe article.
  2. Coloque, na primeira linha: % !TEX program = xelatex.
  3. No preâmbulo:
    1. Retire (ou comente) \usepackage[utf8x]{inputenc}.
    2. Acrescente\usepackage{fontspec}.
  4. Encontre, no seu computador, uma fonte que lhe agrade.
  5. Coloque, no conteúdo do documento\fontspec{FONTE}.

Resolução

Figuras de Alta Qualidade

Gráficos de Funções

(ver mais em Documentação do package pgfplots)

Diagramas

(ver mais em TikZ)

Usos Especiais

Usos Especiais

Objetivos:

  • Dimensionar as páginas e a mancha de texto.
  • Escrever expressões matemáticas.
  • Usar acrónimos.
  • Usar hiperligações.
  • Colocar dados externos em tabelas.
  • Formatar tabelas "grandes".
  • Fazer um índice remissivo.

Dimensão da página e do texto

As dimensões da página, texto, cabeçalhos, rodapés, etc são tratadas com o package geometry.

Uso do package geometry:

% No Preâmbulo
\usepackage{geometry}
\geometry{OPÇÕES}

As OPÇÕES mais comuns incluem:

  • paper = ...: Tamanho da página. Por exemplo, paper = a4paper.

  • textwidth = ...: Largura da mancha (de texto). Por exemplo, textwidth = 10cm.

  • left = ...: Largura da margem esquerda. Por exemplo, left = 2cm.

  • right = ...: Largura da margem direita. Por exemplo, right = 2cm.

  • Exercício: Dimensão da Página e do Texto<

  1. Crie um documento da classearticle.

  2. Use o package lipsum para gerar texto.

  3. Use o package geometry para definir um documento para ser impresso em páginas A4, com 5 mm na margem esquerda e 5 cm na margem direita.

(ver mais em Documentação do package geometry)

Resolução

Expressões Matemáticas

O  tem excelente suporte para expressões como ou

Sintaxe para Expressões Matemáticas fragmento $ 2x = 3 $ produz .

equação $$ f(x) < \sin(x)$$ produz

expoente $x^{2+\alpha} \leq 1$ produz .

índice $X_j \geq \sum_i x_{ij}$ produz .

(ver mais em Mathematics)

Acrónimos

Sintaxe

% No Preâmbulo
\usepackage{acro}
\DeclareAcronym{ETIQUETA}{
    short = FORMA CURTA, $2long  = FORMA LONGA }
% No Documento
\ac{ETIQUETA}
..
\printacronyms% Lista de Acrónimos

(ver mais em Documentação do package `acro ou em Glossary: alternativa mais completa, com glossários))

  • Exercício: Acrónimos
  1. Crie um documento da classe article.
  2. Use o package acro para ter acrónimos.
  3. Defina, no preâmbulo, alguns acrónimos ao seu gosto.
  4. Escreva um pequeno texto em que use esses acrónimos.
  5. Crie (automaticamente) a lista de acrónimos.
  6. (pontos extra) Veja na documentação do package acro como se faz para:
    • Tornar a escrever a forma longa.
    • Definir plurais.

Resolução

Hiperligações

(ver mais em Hyperlinks)

Dados Externos

(ver mais em Documentação do package csvsimple)

Tabelas Grandes

(ver mais em Table across several pages)

Índice Remissivo

(ver mais em Indexing)