Introdução à Probabilidade e Estatística

 

  Os objectivos da Cadeira

Esta disciplina destina-se aos alunos do 2ºsemestre do 2ºano de várias licenciaturas, nomeadamente, em
Arquitectura Paisagista, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Físicas, Eng. Civil, Eng. Recursos Hídricos,
Eng. Geológica, Eng. Informática, Eng. Mecatrónica, Eng. Química, Físico-Química, Química.
    Pelo facto dos alunos se encontrarem na fase inicial da sua preparação, pretende-se que esta cadeira, mais do que fornecer uma série de aspectos teóricos, de difícil percepção para estes alunos, forneça os conhecimentos básicos (mas sólidos) da teoria das Probabilidades e da Estatística de modo a que mais tarde estes alunos possam não só passar facilmente para um estudo mais avançado destas teorias, como também proceder à aplicação correcta de técnicas estatísticas e à correcta interpretação dos resultados obtidos.
     Numa primeira fase, pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos de análise de dados amostrais, de
Probabilidade bem como os conceitos fundamentais de variável aleatória e de vector aleatório, discretos e
contínuos. Após a aquisição destes conhecimentos, pretende-se preparar o aluno para a modelação de dados
estatísticos. Para tal, serão estudados os modelos discretos e contínuos mais usuais (modelos univariados).
     Seguidamente, pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos, mas sólidos, de inferência estatística.
    Por último, igualmente com o intuito de preparar o aluno para a modelação de dados estatísticos, irá proceder-se ao estudo de modelos de regressão linear simples.

Nota:  Sempre que possível, ir-se-à recorrer aos meios informáticos existentes, nomeadamente aos softwares  SPSS e Excel, para a abordagem dos temas descritos.


Programa Resumido

1. Estatística Descritiva

2. Noções Básicas de Probabilidades

3. Noções de Probabilidade Condicional e de Independência

4. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas

5. Famílias de distribuições Discretas e Contínuas mais Importantes

6. Vectores Aleatórios Discretos

7. Introdução à Amostragem

8. Estimação: Pontual e Intervalar

9. Testes de Hipóteses

10. Testes Não-Paramétricos

11. Regressão Linear Simples


  Programa Detalhado

 


  Bibliografia

Afonso, A. e Serpa, C. (2005). Apontamentos de Introdução às Probabilidades e à Estatística. Vols. I e II. Àrea Departamental de Ciências Exactas da Universidade de Évora.

Chung, K. L. (2001). A Course in Probability Theory. Academic Press.

Feller, W. (1968). An Introduction to Probability Theory and its Applications. Vol. 1. John Wiley&Sons, Inc..

Guimarães, R. C. e Cabral, J. S. (1997). Estatística. McGraw-Hill.

Lopes, N. M. e Gonçalves, E. (2000). Probabilidades - Princípios Teóricos. Escolar Editora.

Pestana, D. e Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Vol. 1. Fundação Calouste Gulbenkian.

Murteira, B. (1990). Probabilidade e Estatística. Vols. I e II. McGraw-Hill.

Murteira, B. (1993). Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. 2ª Edição. McGraw-Hill.

Reis, E. (1998). Estatística Descritiva. 4ª Ed. Edições Sílabo.

Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. (1997). Estatística Aplicada. Vols. 1 e 2. Edições Sílabo.

Pereira, A. (1999). SPSS - Guia prático de utilização. Análise de dados para Ciências Sociais e Psicologia. Lisboa: Edições Sílabo.

 


◈  Avaliações

Os alunos serão avaliados através da realização de 2 frequências (1ª chamada). No caso da nota média das 2 frequências (a nota mínima em cada frequência é de 7 valores) ser inferior a 9.5 valores, os alunos dispõem ainda de um exame (2ª chamada) e de um exame de recurso. Para todos os testes estão reservadas os anfiteatros 2, 3 e 4 e as salas 066, 129 e 130 (CLV).

 


◈  Horário de Atendimento

Para alguma dúvida, ou questão que queiram colocar, os alunos poderão contactar os docentes nos seguintes horários de atendimento ou através dos respectivos e-mails:

Nota: Todo o material de apoio irá ser disponibilizado em www.moodle.uevora.pt

 


◈  Exames de Outros Anos

2ª frequência: 17/06/2005

Exame: 17/06/2005

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