Primeiros passos

Ao iniciarmos uma sessão em Maple aparece-nos o caracter '>' que indica que o Maple aguarda a entrada dados. Na sua forma mais simples estes dados podem consistir apenas numa expressão.

> 25;

[Maple Math]

A cada comando introduzido segue-se imediatamente o seu resultado após carregarmos na tecla <enter>

> 53128/734;

[Maple Math]

Cada linha de comando deve terminar com ' : ', caso em que o resultado não é apresentado, ou com ' ; ', o que permite visualizar o resultado.

> 53128/734:

Se algum dos dados for introduzido na forma decimal, o resultado virá também na forma decimal.

> 53128./734;

[Maple Math]

Podemos associar nomes a resultados. Diremos que atribuímos o valor do lado esquerdo do símbolo ':=' ao nome que se situa no lado direito.

> a:=75641/9395;

[Maple Math]

A partir daqui podemos passar a utilizar esse nome sempre que nos pretendamos referir ao resultado em causa.

> evalf(a);
evalf(a,20);

[Maple Math]

[Maple Math]

Um programa em Maple consiste basicamente num agrupamento de comandos que são executados em bloco.

A maneira mais simples de criar um tal programa (ou procedimento) consiste em enquadrar a sequência de comandos que se pretendem executar entre proc() e end .

Suponhamos que queríamos um programa que calculasse a metade de um número.

Seria escrever simplesmente:

> metade:=proc(x)
evalf(x/2);
end;

[Maple Math]

O resultado será:

> metade(45);

[Maple Math]

> metade(a);

[Maple Math]

> metade(45)+metade(a);

[Maple Math]

Vemos assim que o procedimento 'pega' no valor que é introduzido como argumento 'aplica-lhe' os comandos definidos no corpo do programa e 'devolve' o último cálculo efectuado; neste caso, a aproximação para o número dado dividido por 2.

Obs.:

Para evitar que o resultado da construção da rotina seja apresentado basta colocar ' : ' em vez de ' ; ' a seguir a end :

> triplo:=proc(x)
evalf(3*x);
end:

> triplo(24);

[Maple Math]