Primeiros passos
Ao iniciarmos uma sessão em Maple aparece-nos o caracter '>' que indica que o Maple aguarda a entrada dados. Na sua forma mais simples estes dados podem consistir apenas numa expressão.
> 25;
A cada comando introduzido segue-se imediatamente o seu resultado após carregarmos na tecla <enter>
> 53128/734;
Cada linha de comando deve terminar com ' : ', caso em que o resultado não é apresentado, ou com ' ; ', o que permite visualizar o resultado.
> 53128/734:
Se algum dos dados for introduzido na forma decimal, o resultado virá também na forma decimal.
> 53128./734;
Podemos associar nomes a resultados. Diremos que atribuímos o valor do lado esquerdo do símbolo ':=' ao nome que se situa no lado direito.
> a:=75641/9395;
A partir daqui podemos passar a utilizar esse nome sempre que nos pretendamos referir ao resultado em causa.
>
evalf(a);
evalf(a,20);
Um programa em Maple consiste basicamente num agrupamento de comandos que são executados em bloco.
A maneira mais simples de criar um tal programa (ou procedimento) consiste em enquadrar a sequência de comandos que se pretendem executar entre proc() e end .
Suponhamos que queríamos um programa que calculasse a metade de um número.
Seria escrever simplesmente:
>
metade:=proc(x)
evalf(x/2);
end;
O resultado será:
> metade(45);
> metade(a);
> metade(45)+metade(a);
Vemos assim que o procedimento 'pega' no valor que é introduzido como argumento 'aplica-lhe' os comandos definidos no corpo do programa e 'devolve' o último cálculo efectuado; neste caso, a aproximação para o número dado dividido por 2.
Obs.:
Para evitar que o resultado da construção da rotina seja apresentado basta colocar ' : ' em vez de ' ; ' a seguir a end :
>
triplo:=proc(x)
evalf(3*x);
end:
> triplo(24);