Agradecimentos

A Deus e aos meus Pais, pela Graça da Vida e de poder vivê-la como tenho feito até agora.

À Profª Carola Meierrose, à Engª Carolina Varela e à Profª Helena Almeida, por tornarem este trabalho possível e pelo imenso que aprendi junto delas.

À Drª Cristina Branco e à Engª Ana Cristina Custódio, pela preciosa colaboração neste trabalho, na qualidade de estagiárias (bolseiras do Programa PRODEP Qualidade e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, respectivamente), e com quem também aprendi muito.

Ao Projecto PAMAF 8153 pela motivação para encetar este trabalho, e ao Laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas, cujas portas se abriram para a sua realização, e ainda aos de Sanidade Vegetal, Microbiologia do Solo e Nematologia, do mesmo Instituto, assim como ao de Biologia Molecular do Departamento de Biologia, pela disponibilidade para a resolução de diversos assuntos.

À restante equipa do Projecto PAMAF 8153 (Engª Isabel Barros Reforço e Engª Fernanda Rodrigues, nomeadamente), aos Viveiros de Sto. Isidro, aos proprietários (especialmente ao Dr. Alexandre Cunha Gonçalves), aos caseiros, aos técnicos dos serviços florestais e aos tiradores de cortiça, pela generosa colaboração e ensinamentos.

Aos colegas Prof. Rui Brandão, Prof. Fernando Capela e Silva, Prof. Vítor Hugo Palma Rosa e Profª Paula Simões, pela sua disponibilidade e colaboração.

A Adélia Dias.