HISTÓRIA CULTURAL E DAS MENTALIDADES CONTEMPORÂNEA ( HCMC)

 

Curso: Licenciatura de História Património

Ano lectivo de 2005-2006

 

INTRODUÇÃO

 

Este programa pretende ser uma proposta de trabalho para os alunos da licenciatura de História ramos Património e Ensino. Consideramos importante abrir diversas vias de investigação que possam contribuir, por um lado, para uma adequada preparação científica de base dos futuros licenciados de História, e por outro incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica, tendo em conta uma necessária e contínua formação com recurso a uma informação sempre actualizada das teorias e conhecimentos. Por isso, a nossa ideia é mais de fomentar o interesse dos alunos pelo levantamento de problemas, pela pesquisa e tratamento da informação, do que fornecer teorias ou receitas.

Tendo estes objectivos, tentaremos corresponder às expectativas dos alunos relativamente a interesses fundamentados de investigação e incentivaremos sempre o recurso a novas técnicas de pesquisa e tratamento de dados.

Dado o âmbito cronológico da disciplina, e tendo em conta as posições da historiografia europeia, optámos por iniciar o nosso trabalho com o estudo do movimento das luzes, que desenvolveremos numa perspectiva de história das ideias.

A estratégia de trabalhos que pensámos, mas que poderá sofrer ajustamentos ao longo do ano, foi o estudo por temas e sempre que possível por autores, procedendo nas aulas teóricas a  uma apresentação teórica dos temas e recorrendo à leitura de textos das fontes, análise e comentário nas aulas práticas. Nestas últimas, e na perspectiva de sistematizar ideias e problemas surgidos durante as diversas fases do trabalho, será redigido por um aluno um relatório para ser apresentado no inicio da aula seguinte.

Em função dos objectivos apontados, em cada área temática privilegiaremos a realidade portuguesa, porque nos facilita a recolha de informação, em especial o recurso a fontes  e porque nos parece mais adequado para preparação que devem receber os futuros docentes de História.

 

Áreas temáticas

 

1-     Pressupostos metodológicos da História Cultural e das Mentalidades

 

·        Cultura popular versus cultura de elite.

·        Definição conceptual de mentalidades, ideologia, história das ideias, história e filosofia da ciência, história da informação, história do futebol, história das mulheres.

·        Literacia da informação

·        Periodização da história cultural e das mentalidades.

 

2- O movimento das Luzes

 

·        As ideias de razão, ciência, progresso, felicidade e instrução.

·        O paradigma  inglês na Ciência,  Filosofia e Economia: Newton,  Locke, David Hume.

·        A afirmação de novas ideias políticas em França: Montesquieu e Voltaire. Rousseau e a crítica ao racionalismo.

·        Livros e leituras: uma revolução na leitura no século XVIII?

·        As luzes nos países católicos: o retomar do humanismo. O exemplo italiano: Muratori, Beccaria e Genovesi.

·        O nascimento da economia política: Adam Smith e a riqueza das nações.

 

3-      Cultura mentalidades em Portugal de Pombal ao vintismo

 

·        O  Verdadeiro Método de Estudar de Luís António Verney

·        O eclectismo como atitude filosófica dominante.

·        Reformismo pedagógico e científico pombalino e mariano: a expulsão dos jesuítas, a reforma da Universidade de Coimbra e a fundação da Academia das Ciências de Lisboa.

·        As viagens Filosóficas: o exemplo de José António de Sá.

 

4- O movimento Liberal na Europa

 

·        As revoluções liberais na Europa: o significado da Revolução Francesa

·        Os modelos francês e inglês no pensamento revolucionário e contra revolucionário.

·        Os  Direitos do Homem e constitucionalismo

·        O Novo Mundo: a Democracia na América.

·        A Era Democrática.

 

5- Liberalismo e Nacionalismo na Europa (1815-1848)

 

·        A morte dos reis e o nascimento da Nação

·        A invenção da Nação soberana

·        O Baptismo Guerreiro da Nação soberana

·        As duas ideias de nação: Herder e Renan

·        A ideia de patriotismo

  

6- O Romantismo e a sociedade Liberal Portuguesa

 

·        O movimento romântico:  medievalismo, exotismo

·        O romantismo português: o exemplo de Alexandre Herculano.

·        A instrução Nacional: as reformas de Rodrigo da Fonseca e de Passos Manuel

·         A Escola Politécnica e o Colégio dos Nobres

 

7-      As ideias e cultura europeia na segunda metade do século XIX até à crise de 1929

 

·        Pensamento filosófico e científico: o Positivismo de Augus Comte

·        A difusão do positivismo em Portugal

·        Os socialismos: os Utópicos, Marxismo e Social Democracia.

·        A difusão das ideias socialistas em Portugal: o exemplo de Oliveira Martins.

 

8- Cultura popular e cultura operária (1848-1929)

 

·        O folclore: os contos populares de Teófilo Braga

·        As exposições universais e internacionais

·        Imprensa operária, livros e práticas de leitura.

·        O futebol: as origens de um fenómeno de cultura de massas.

 

9- História da Ciência

·        Colonização e viagens científicas na Europa oitocentista

·        O papel das Sociedades de Geografia: a Sociedade de Geografia de Lisboa.

·        Relatos de viagens

 

10- O Estado Nação e a memória -  o exemplo português

 

·        O republicanismo e o  ciclo de comemorações: os centenários de Pombal e Camões

·        A Cultura Republicana

·        O Estado Novo: a exposição do Mundo Português.

 

11- A cultura e mentalidades no século XX

 

·        O novo paradigma filosófico e científico: a crise do Positivismo e da ciência.

·        As ideias políticas e sociais: ascensão e queda dos totalitarismos.

·        A cultura de massas: os mass media e as novas tecnologias de informação.

 

12- Novos temas da História  Cultural

·        História das mulheres

·        História das imagens: a fotografia e o cinema

·        História do Futebol.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

BIDDISS, Michael D., L’ère des masses. Les idées et la société en Europe depuis 1870, trad. Francesa de Gilles Carasso, Paris, Seuil, 1980

BLAUG, Mark, A metodologia da Economia, Lisboa, 1989;

BLAUG, Mark, História do pensamento económico, Lisboa, D. Quixote, 1989-1990.

BRAGA, Teófilo, (1883) Contos Tradicionais do Povo Português, Lisboa, D. Quixote, 2002.

BRAGA, Teófilo, História do romantismo em Portugal, Lisboa, Ulmeiro, 1984.

BURKE, Peter (editor), Formas de hacer história, Madrid: Alianza, 1993.

BURKE, Peter, Sociologia e História, Lisboa: Afrontamento, 1990.

 CARDOSO, José Luís,  O pensamento económico em Portugal nos finais do século XVIII, Lisboa Estampa, 1989.

CARVALHO, Rómulo de, História do ensino em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

CASSIRER, Ernest, La philosophie des lumières, Paris, Fayard, 1968.

CASTRO, Zília Osório de,  Cultura e política- Manuel Borges Carneiro e o vintismo, Lisboa INIC, 1990; CASTRO. Zília , (Coord.) Lisboa 1821 a cidade e os políticos, Lisboa, Livros Horizonte, 1996.

CHARTIER, Roger, A história cultural, Lisboa, Difel, 1988.

CHARTIER, Roger, L’Ordre des Livres, Paris: Aliena, 1992 ( tradução portuguesa: Veja, 1997).

CHARTIER, Roger, Les origines Culturelles de la Révolution Française, Paris, Seiul, 1991.

DARNTON, Robert, « História de la Lectura», Formas de Hacer História, Madrid, Alianza Editorial, 1993.

CHAUNU, Pierre, A civilização da Europa das Luzes, 2 vols. , Lisboa, Presença, 1985.

DIAS, José Sebastião da Silva, « Pombalismo e projecto político», Lisboa, Centro de História da Cultura, sep. da Revista Cultura. História e Filosofia, vol. II. e III, 1984.

DIAS, José Sebastião da Silva, Portugal e a Cultura Europeia, Coimbra, Biblos, 1953.

DIAS, Marina Tavares,  História do Futebol em Lisboa: de 1888 aos grandes estádios, Lisboa,  Quimera, 2000.

DOMINGUES, Francisco Contente, Ilustração e catolicismo. Teodoro de Almeida, Lisboa, Colibri, 1994.

DROZ, Jacques, História Geral do Socialismo - As Utopias Socialistas até à Revolução Industrial, Lisboa, Livros Horizonte, s.d., 3 vol

FURET, François, Pensar a revolução francesa,  Lisboa, Edições 70, 1983.

GARDINER, Patrick, dir de Teorias da História, Lisboa: Gulbenkian, 1989, p.88-130;

CATROGA, Fernando, A Importância do positivismo na consolidação da ideologia republicana em Portugal, Sep. Biblos, 1997.

GODINHO, Vitorino M.,  Estrutura da antiga sociedade portuguesa, Lisboa, Arcádia, 1977.

GUEDES, Fernando, O livro e a leitura em Portugal: subsídios para a sua história, séculos XVIII e XIX., Lisboa, Verbo, 1987.

GUSDORF, Georges, La conscience révolutionnaire. Les idéologues, Paris, Payot, 1978.

GUSDORF, Georges, Le savoir romantique de la nature, Paris, Payot, 1985.

HAZARD, Paul, O pensamento europeu no século XVIII, Lisboa, Presença, 1983.

HERCULANO, Alexandre, Opúsculos, Lisboa: vol. I-6.

HERMET, Guy, História das Nações e do Nacionalismo na Europa, Lisboa: Estampa, 1996.

HIERSCHMAN, A.O., Les passions et les interets, Paris, PUF, 1980.

HOBSBAWM, A era das revoluções, Lisboa, Presença, 1978.

HOBSBAWM, A era do capital, Lisboa, Presença, 1979. HOBSBAWM, A era do império, Lisboa, Presença, 1990.

HOBSBAWM, A era dos extremos, Lisboa, Presença, 1996.

HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Editorial Presença, 1995.

KUHN, Thomas, La structure des revolutions scientifiques, Paris, Flammarion, 1983.

MACEDO, Jorge Borges de, A situação económica no tempo de Pombal, Lisboa, Gradiva, 1989.

MARTINS, Oliveira, Portugal e o socialismo, Lisboa, 1873.

MARTINS, Oliveira, Teoria do socialismo, Lisboa; 1872.

MARX e ENGELS, Manifesto do Partido Comunista, 1848.

MATTOSO, José, dir. da História de Portugal, Vol. III-VII, Lisboa, Estampa 1993-1998.

Memórias Económicas da Academia das Ciências de Lisboa (1789-1815), Lisboa, Banco de Portugal, 1990-1991.

MÓNICA, Maria Filomena; A formação da classe operária portuguesa. Antologia da imprensa operária (1850-1934), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

NOGARET, Guy Chaussinad, Le citoyen des lumières, Bruxelles, Ed. Complexe, 1994.

NUNES, Ana Bela Ferreira Macias; VALÉRIO, Nuno,  Contribuição para a história do futebol em Portugal,  Lisboa: ISEG-GHES, 1996.

PEREIRA, José Esteves, O pensamento político em Portugal no século XVIII. António Ribeiro dos Santos, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983.

PEREIRA, José Esteves, Sobre a História das ideias. Intervenções. Recensões, Lisboa, Centro de História da Cultura UNL, 1992.

POPPER, Karl, Em busca de um mundo melhor, Lisboa, Editorial Fragmentos,1989.

POPPER, Karl, Misère de le historicisme; Paris: Plon, 1988;

CENTENO, Yvette Kace, mitos revisitados,  Lisboa: Salamandra, 1993.

RAMOS, Luís A. de Oliveira, Sob o signo das luzes, Lisboa, Imprensa Nacional, 1988.

RODRIGUES, Adriano Duarte, As Técnicas da comunicação e da informação, Lisboa, Editorial Presença, 1999;

SANTOS, Maria Emília Madeira,  Viagens de exploração terrestre dos portugueses em África (2ª ed.), Lisboa,  I.I.C.T, 1988.

SERRÃO, Joaquim Veríssimo, História de Portugal, vols. VI-XII, Lisboa, Verbo, 1990.

SERRÃO, Joel, dir. de, Dicionário de História de Portugal, 6 vols., Porto, Iniciativas Editoriais, 1979.

SERRES, Michel, dir  Elementos para a História da Ciência, Lisboa: Terramar, 1996, p. 149-197;

SILBERT, Albert, Le Portugal mediterranéen à la fin de l’Áncien Regime. Contribution à l´histoire agraire comparée, 3 vols. Lisboa, INIC, 1978.

SMITH, Adam, Inquérito sobre a riqueza das Naçöes, 2 vols., Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1987.

STRAUSS; Geral , « The dilemma of Popular History», Past and Present, aug. 1991, p. 130-149;

TOCQUEVILLE, Alexis de, (1835) Da Democracia na América, Cascais, Principia, 2002.

TOCQUEVILLE, Alexis de, (1856) A Revolução Francesa e o Antigo Regime, Lisboa, Fragmentos, 1989.

TORGAL, Luís Reis, Ideologia, cultura e mentalidade no Estado Novo. ensaio sobre a Universidade de Coimbra, Coimbra, Faculdade de Letras, 1992.

TORGAL, Luís,  História e ideologia, Coimbra, Minerva, 1989.

VAZ, Francisco, Instrução e Economia. As ideias económicas no discurso da Ilustração portuguesa (1746-1820), Lisboa: Colibri, 2002.

VAZ, Francisco, Pinelo- Economia da Natureza e cultura Popular, Lisboa: Colibri, 2002.

VOVELLE, Michel, A mentalidade revolucionária - sociedade e mentalidade na revolução francesa, Lisboa, Salamandra, 1987.

VOVELLE, Michel, L’homme des lumieres, Paris, Seuil, 1996.

 

Sites Recomendados

 

http://andromeda.rutgers.edu/~jlynch/Lit/biblio.html

http://gallica.bnf.fr/

http://porbase.bn.pt/

http://bnd.bn.pt/

http://www.loc.gov/

http://asgard.humn.arts.ualberta.ca/emls/emlsetxt.html

http://www.enssib.fr/

http://www.arts.ed.ac.uk/chb/

http://www.arqnet.pt/

 

 

APOIO E ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS

 

Para cada um dos temas do programa serão indicados textos, extraídos das obras indicadas na bibliografia, para que os alunos possam acompanhar devidamente os trabalhos lectivos e formar uma colectânea para se prepararem para as provas de avaliação.

O Docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais de atendimento, no  Gabinete 108, Palácio do Vimioso, a fim de acompanhar o trabalho dos alunos, esclarecer dúvidas e dar apoio bibliográfico para realização de pesquisas.

Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio electrónico ( fvaz@uevora.pt)., bem como consultar os relatórios, programa e outros elementos da disciplina na página web da Universidade e do docente: http://home.uevora.pt/~fvaz/

  

Textos Para as Aulas Práticas

  

1º Semestre

 

 

 2º Semestre:

 

 

 AVALIAÇÃO

 

Os alunos podem optar entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação por Exame Final.

Constituem elementos para a avaliação contínua:

-         Dois  testes escritos (70%)

-         Apresentação de um trabalho  por semestre numa aula prática e redacção de um texto sobre o trabalho (30%)

A avaliação por exame final consistirá numa prova escrita e uma prova oral.