HISTÓRIA CULTURAL E DAS MENTALIDADES MODERNA E CONTEMPORÂNEA ( HCMMC)

 

PROGRAMA

Curso de Psicologia - Ano lectivo de 2005-2006 

 OBJECTIVOS

  

1.      Fomentar o gosto pela investigação histórica através do recurso a fontes e textos historiográficos.

 

2.      Definir civilização, cultura e mentalidades numa perspectiva da História das Ideias.

 

3.      Compreender  a ideia de modernidade, enquanto alteração das estruturas mentais entre os séculos XV-XX, através do estudo dos movimentos culturais mais significativos .

 

4.      Integrar a Historia Cultural e das Mentalidades portuguesa no contexto europeu, reconhecendo a nossa originalidade e contributo para o processo civilizacional.

 

Tendo estes objectivos presentes, este programa pretende ser uma proposta de trabalho para os alunos da licenciaturas de Psicologia. Consideramos importante abrir diversas vias de investigação que possam contribuir, por um lado, para uma adequada preparação científica de base e, por outro, para incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica, tendo em conta a necessidade de uma formação contínua, com recurso a uma informação sempre actualizada de conhecimentos. Por isso, a nossa ideia é mais fomentar o interesse dos alunos pelo levantamento de problemas, pela pesquisa, ou tratamento da informação, do que fornecer teorias. Do mesmo modo, tomaremos em consideração as expectativas dos alunos relativamente a interesses fundamentados de investigação e incentivaremos sempre o recurso a novas técnicas de pesquisa e tratamento de dados.

Dado o âmbito cronológico da disciplina e tendo em conta as posições da historiografia europeia, optámos por iniciar o nosso trabalho com o estudo das origens da modernidade, que desenvolveremos numa perspectiva de História das Ideias. Assim, traçaremos a evolução das correntes de pensamento que marcaram a evolução das mentalidades e valores entre os séculos XV e XX.

A estratégia de trabalhos que pensámos, mas que poderá sofrer ajustamentos ao longo do semestre, foi o estudo por temas e sempre que possível por autores, procedendo nas aulas teóricas a uma apresentação teórica e recorrendo à leitura, análise e comentário de textos das fontes nas aulas práticas, bem como à apresentação de trabalhos individuais ou de grupo. Nesta perspectiva serão sugeridos temas para trabalhos e indicadas obras para fazer recensões críticas. 

Em cada área temática privilegiaremos a realidade portuguesa, porque  facilita a recolha de informação, em especial o recurso a fontes e porque nos parece mais adequado para a preparação que devem receber os futuros licenciados de  Psicologia.

  

TEMAS

 

1 - Noções Metodológicas

 

·        Definição conceptual e novas formas de fazer história: Cultura, Civilização, Mentalidades, Cultura Popular e Cultura de Elite, História das Ideias, História do Livro e da Leitura, História das Mulheres, História do Futebol.

·        Periodização da História Cultural: os diferentes níveis de tempo e a importância da longa duração.

·        As estruturas mentais da sociedade moderna e contemporânea: atitudes e comportamentos perante a vida, a morte, a criança, a mulher, o corpo e os animais.

 

2- As Origens da Modernidade

 

·        Renascimento e a Reforma: as grandes mudanças  na arte, ciência e religião.

·        História do Livro e da Leitura: do manuscrito ao livro impresso; o livro e o Humanismo; o livro e a Reforma.

·        A ciência moderna: Galileu,  Descartes e Newton.

·        A religião nas origens do espírito do capitalismo: uma leitura de Max Weber e de Werner Sombart.

 

3- A metamorfose cultural e científica do século XVII

 

·        A Cultura do Barroco: uma cultura de massas, os fenómenos de marginalidade: bruxaria, banditismo, ciganos e judeus.

·        O Direito Natural:  repercussões no pensamento político e social.

·        A caminho da massificação do livro e da leitura: A imprensa periódica e a  "literatura de cordel".

 

 

4- A génese da cultura e mentalidades contemporâneas: o movimento das luzes e a era das revoluções

·        A afirmação de novas ideias políticas em França: Montesquieu e Voltaire. Rousseau e a crítica ao racionalismo

·        As revoluções liberais nos Estados Unidos e na França e seu impacto nas ideias e cultura.

·        A industrialização e as alterações nos modos de vida e nas paisagens.

 

5 - O confronto tradição e inovação no século XIX: as ideias do século

·         A ideologia liberal e burguesa: os  direitos do homem e o constitucionalismo

·         O Novo Mundo: a Democracia na América.

·        O Romantismo: valorização da Idade Média, a ideia de nação e o patriotismo.

·        O pensamento  científico: Comte e o Positivismo;

·        As ideias políticas: socialismos, republicanismo e as ideias democráticas.

 

6- A cultura e mentalidades no século XX

·        O novo paradigma filosófico e científico: a crise do Positivismo e da ciência.

·        As ideias políticas e sociais: ascensão e queda dos totalitarismos.

·        A cultura de massas: os mass media e as novas tecnologias de informação.

  

BIBLIOGRAFIA

 

AAVV, Galileu, Descartes e o mecanismo, Lisboa, Gradiva, 1987.

ANSELMO, Artur,   Estudos de História do Livro,  Lisboa: Guimarães,  1997

BAEZKO, Bronislaw, FURET, François, O Homem Romântico, Lisboa: Presença, 1999.

BIDDISS, Michael D., L’ère des masses. Les idées et la société en Europe depuis 1870, trad. Francesa de Gilles Carasso, Paris, Seuil, 1980

BURKE, Peter (dir de), Formas de hacer historia,  Madrid: Alianza, 1994. 

BURKE, Peter, Sociologia e História ,Lisboa, Afrontamento, 1990.

CARVALHO, Rómulo de, História do Ensino em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

CHARTIER, Roger, A história cultural. Entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1988.

CHARTIER, Roger (1992), A Ordem dos livros, Lisboa, Vega, 1997.

CHEGA, Jorge, ed., Barroco Esencial, Madrid, Taurus, 1992.

DELUMEAU, Jean, A Civilização do Renascimento, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1984.

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FARIA, Manuel Severim de, Notícias de Portugal, intr. Actualização e notas de Francisco Vaz, Lisboa: Colibri, 2002.

FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henri-Jean, O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

FERRONE, Vicenzo e ROCHE, Daniel, dir. de  Le Monde des Lumières, Paris, Fayard, 1999.

FRANÇA, José Augusto; O romantismo em Portugal estudo de factos socioculturais; Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

GARIN, Eugene, ( dir de) O homem renascentista, Lisboa: Presença, 1991

GODINHO, Vitorino M., Estrutura da antiga sociedade portuguesa, Lisboa, Arcádia, 1977.

GREEN, V.H., Renascimento e Reforma, Lisboa, D. Quixote, 1984.

GUEDES, Fernando, O livro e a leitura em Portugal: subsídios para a sua história, séculos XVIII e XIX.-  Lisboa: Verbo, 1987.

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HERMET, Guy, História das Nações e do Nacionalismo na Europa, Lisboa: Estampa, 1996.

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HOBSBAWM,  Eric, A era do capital, Lisboa, Presença, 1979.

HOBSBAWM, Eric, A era do império, Lisboa, Presença, 1990.

HOBSBAWM, Eric, A era dos extremos, Lisboa, Presença, 1996.

HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Editorial Presença, 1995.

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KUHN, Thomas S., A Revolução Copernicana,  Lisboa, Edições 70, 1990.

MATTOSO, José, dir.  História de Portugal, Vol. III-VI, Lisboa, Circulo de Leitores, 1993.

McMURTRIE, Douglas C., O livro. Impressão e Fabrico, Lisboa, Gulbenkian, 1997.

POPPER, Karl, Em busca de um mundo melhor, Lisboa, Editorial Fragmentos,1989.

RODRIGUES, Adriano Duarte, As Técnicas da comunicação e da informação, Lisboa, Editorial Presença, 1999.

SAGAN, Carl, Um mundo infestado de Demónios, Lisboa: Gradiva, 1996

SERRÃO, Joel, dir.  Dicionário de História de Portugal, 6 vols., Porto, Iniciativas Editoriais, 1979.

SOMBART, Werner, Amor, Luxo e Capitalismo, Lisboa, Bertrand, 1990.

TOCQUEVILLE, Alexis de (1856), O Antigo regime e a Revolução, Lisboa; Fragmentos, 1989.

TOCQUEVILLE, Alexis de, (1835), Da Democracia na América, Cascais: Principia- Publicações Universitárias, 2001.

TREVOR-ROPER, H.R., Religião Reforma e transformação social, Lisboa, Presença, 1981.

VAZ, Francisco, Instrução e economia. As ideias económicas no discurso da ilustração portuguesa, Lisboa: Colibri, 2002.

VILLARI, Rosario, dir de, O homem barroco, Lisboa, Presença, 1995.

VOVELLE, Michel, L’homme des lumières, Paris, Seuil, 1996.

WEBER, Max, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Lisboa, Presença,1990.

 

Sites Recomendados:

http://cepa.newschool.edu/het/home.htm

http://andromeda.rutgers.edu/~jlynch/Lit/biblio.html

http://www.let.leidenuniv.nl/history/rtg/res1/index.htm

http://gallica.bnf.fr/

http://porbase.bn.pt/

http://www.arqnet.pt/

  

TEXTOS  E APOIO AOS ALUNOS

 

Para cada um dos temas do programa serão indicados textos, extraídos das obras indicadas na bibliografia, para que os alunos possam acompanhar devidamente os trabalhos lectivos e formar uma colectânea para se prepararem para as provas de avaliação.

O Docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais de atendimento, no  Gabinete 108, Palácio do Vimioso, a fim de acompanhar o trabalho dos alunos, esclarecer dúvidas e dar apoio bibliográfico para realização de pesquisas.

Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio electrónico ( fvaz@uevora.pt)., bem como consultar os relatórios, programa e outros elementos da disciplina na página web da universidade.

 

AVALIAÇÃO

 

Os alunos podem optar entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação por Exame Final.

Constituem elementos para a avaliação contínua:

-         Um teste escrito (70%)

-         Apresentação de um trabalho  numa aula prática (30%)

A avaliação por exame final consistirá numa prova escrita e uma prova oral. A prova oral é obrigatória para os alunos que, na prova escrita, tiverem uma classificação superior a 8, mas inferior a 10.