Docentes

 

História de Portugal Contemporâneo I/II

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Programa

Avaliação e classificação

 

 

Helder Adegar Fonseca
Doutor em História Contemporânea
Professor Associado

 

 

 

Principais publicações:

p Fonseca, Helder Adegar (1987) «Para o estudo dos lavradores alentejanos: os lavradores da comarca de Évora nos finais do Antigo Regime: alguns aspectos», in Revista Portuguesa de História, tomo XXII, Coimbra, 47-114.

 

p Idem (1984), Um empresário e uma empresa agrícola na 1ª metade do século XIX: Joaquim José Teixeira e a Quinta do César no Carregado, 2 vols, Évora, Universidade de Évora.

 

p Fonseca, Helder Adegar e Jaime Reis (1987), «José Maria Eugénio de Almeida um capitalista da Regeneração» in , Análise Social, Lisboa, ICS, nº 99, 6865-904.

 

p Fonseca, Helder Adegar (1988), «Sociedade e elites alentejanas no século XIX», in Economia e Sociologia, Évora, nºs. 45-46, 64-67.

 

p Idem (1989), «A propriedade da terra em Portugal 1750-1850: alguns aspectos para uma síntese», in Fernando Marques da Costa et al. (1984) Do Antigo Regime ao Liberalismo 1750-1850, 213-240.

 

p Idem (1992), Economia e Atitudes Económicas no Alentejo Oitocentista, 2 vols. Évora, Universidade de Évora, (dissertação de doutoramento polic.)

 

p Idem (1996), O Alentejo no século XIX: Economia e Atitudes Económicas, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

 

p Idem (1996), «As elites económicas alentejanas, 1850-1870: anatomia social e empresarial», in Análise Social, vol. XXXI (136-137), 711-748.

p Idem (1998), «Elites agrárias e crescimento económico na periferia portuguesa do século XIX: o exemplo do Alentejo na era liberal (1850-1910)», in Análise Social, vol XXXIII (146-147), 1998 (2º e 3º), 497-538.

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Avaliação e classificação

 

 

Maria Ana Bernardo
 Doutoranda em História Contemporânea
Assistente

 

Principais publicações:

 

p Maria Ana Bernardo (1993),  Sociabilidade e práticas de distinção em Évora na segunda metade do século XIX. O Círculo Eborense, Provas de Capacidade Científica e Aptidão Pedagógica, Évora, Universidade de Évora (policopiado).

 

p Idem (1996),”Espaços e práticas de sociabilidade: o associativismo no Alentejo durante o século XIX. Notas para o seu estudo”, 2º Encontro de História Regional e Local do Distrito de Portalegre - Actas, Associação de Professores de História, Lisboa, pp 201-210.

 

p Idem (1997), «Between lobbying and associativism: the portuguese agrarian elites in the 19th. Centutury»,  Histoire, Economie et Société , 2er. Trimestre, 16e. année, nº2, pp.189 - 202.

 

p Idem (1998), Centenário da Restauração do Concelho de Marvão (1898 - 1999), Câmara Municipal de Marvão e Edições Colibri, 1998 (ed. especial da Revista Ibn Maruan).

 

p Idem (2000), «Gestão municipal e modernização das infra-estruturas urbanas em Évora do final da Monarquia ao início do Estado Novo: a reconstituição de um percurso», Análise Social (no prelo)

 

p Idem (2000), Sociabilidade e Distinção. Évora na segunda metade do século XIX, Ed. Cosmos (no prelo)

 

 

 

 

Fernando Luís Gameiro
Mestre em História Contemporânea
Doutorando ME/FCT/Praxis XXI

 

 

Principais publicações: 

 

 

p Fernando Luís Gameiro (1991) «Conjuntura Económica e Relações Sociais numa cidade do Alentejo: Évora 1860-1879», Actas do III Congresso sobre o Alentejo, Elvas , CPCSA.

 

p Fernando Luís Gameiro et alt. (1993), «Uma aplicação da estatística em computador: um estudo de caso em História Local», Actas do II Encontro da Associação Portuguesa de História e Informática, Setúbal, ESES/IPS.

 

p Idem (1993) , «A alfabetização no Alentejo 1860-1890. Um estudo de caso», Colóquio Educação e Sociedade, nº 2, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

 

p Idem (1995) Ensino e Educação no Alentejo Oitocentista. Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, (dissertação de mestrado, polic.).

 

p Idem (1995), «A alfabetização no Alentejo na transição dos séculos XIX para XX», Ler Educação, n.º 17/18, Beja, ISPB/ESEB.

 

p Fernando Luís Gameiro et alt. (1996), «Construir a História», Noesis nº 38, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional/Ministério da Educação.

 

p Fernando Luís Gameiro (1998), «Instrução, Educação e Lazer no Alentejo», Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil 1500 - 1970 - Política, Mentalidades, Práticas Educativas, vol I, Porto, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação,1998, 523-534.

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p Idem (1998), Entre a Escola e a Lavoura. O Ensino e a Educação no Alentejo 1850-1910, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional/Ministério da Educação.

p Idem (1999) Portuguese Secondary Schools: Places of Education and Networks of Complicity.Alentejo Elites Progress through School and Professional Career Development 1841–1960, Major Paper, I Research Design Course, European Graduate School for training in Economic and Social Historical Research - University of  Nijmengen, Netherlands.

p Fernando Gameiro et alt. (2000), «O liceu de Évora na formação da elite portuguesa 1841-1941», Escolas, Culturas e Identidades, III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, FPCE/Universidade de Coimbra (no prelo)