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Introdução
A disciplina de Introdução às
Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação pretende
constituir-se como um conjunto de intervenções favoráveis á aquisição
de competências científicas, pedagógicas e técnicas neste domínio e,
por esta via, um espaço dedicado ao estudo, à prática e à reflexão crítica
como componentes essenciais de formação e desenvolvimento pessoal,
indispensáveis ao futuros professores.
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Tratando-se de uma disciplina a
leccionar no âmbito da Formação de Professores ela reflecte,
fundamentalmente, preocupações de natureza pedagógica quer do ponto de
vista dos conteúdos a tratar, quer das metas a atingir quer ainda da
organização e metodologias a adoptar. Neste sentido as Tecnologias de
Informação e Comunicação são entendidas, não como um fim em si
mesmo, qual panaceia que todos os males de que a Educação e a Escola
padece, resolverá, mas antes como meios a utilizar na melhoria da
qualidade das aprendizagens a proporcionar às crianças e aos jovens.
Objectivos
a)Assegurar
a aquisição de competências técnicas em tecnologias de informação
como pré-requisito fundamental da competência profissional neste domínio.
b)Adquirir competência no planeamento e tomadas de decisões metodológicas
no uso das tecnologias de informação em diferentes espaços e contextos
curriculares e com diferentes grupos de alunos.
Programa
Componente teórica
Teorias de Aprendizagem e Modelos de Integração do computador no currículo
e na aprendizagem
Software educativo nos processos de ensino-aprendizagem;c)Uso Educativo da
Internet.
Componente prática
Componentes físicos dos sistemas computacionais;
O computador como instrumento de trabalho pessoal do professor;
As ferramentas de trabalho e pesquisa na Internet: www; e-mail; browsers;
search engines;
O computador como ajuda nos processos de aprendizagem da escrita e
comunicação;
O computador como ambiente de aprendizagem exploratória: Os micromundos
de aprendizagem baseados no computador: do Logo ao Megalogo
Demonstrações de Software Educativo destinadas a crianças e jovens;
As ferramentas para concepção e criação de páginas.
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