imagem vidas.jpg

enquadramento [framework] resumo [abstract] metodologia [methodology]equipa de investigação [research team] resultados [outputs] contactos [contacts]

enquadramento VID@S: Vida Pessoal à distância e Mobilidade Universitária Internacional é um projeto de iniciação à investigação científica, paralelo à UC ‘Sociologia da Família’ [SOC2410], disciplina obrigatória do curso de 1.º ciclo de estudos em Sociologia e optativa para o curso de 1.º ciclo em Ciências da Educação oferecidos pela Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora no ano letivo 2013/14. O projeto integra alunos de 1.º ciclo de estudos inscritos nessa UC, envolvidos a partir da demonstração individual e voluntária de interesse e disponibilidade, sob coordenação científica e pedagógica da docente.

 

resumo As tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ocupam um lugar central nas sociedades contemporâneas. Longe de uma acessibilidade restrita e pontual, a sua utilização é hoje tão generalizada quanto frequente no quotidiano dos indivíduos e transversal aos vários domínios da vida em sociedade. Na economia, família, educação, política e até mesmo na religião ou no lazer, as TIC não são apenas uma forma de aproximar indivíduos física e temporalmente afastados. As TIC estão imbricadas socialmente, têm uma dinâmica própria e constroem novas realidades que importa desvendar para além das evidências do senso comum. Em perspetiva sociológica, este projeto propõe-se descrever e compreender o lugar das TIC na construção da vida pessoal de estudantes, professores e investigadores em mobilidade universitária internacional. Especificamente, visa identificar e caracterizar os contextos de utilização das TIC, os seus conteúdos e propósitos, bem como os significados que lhe são atribuídos na construção da vida pessoal à distância. Em última instância, procura contribuir para um conhecimento mais aprofundado em torno de uma situação específica no processo de ensino-aprendizagem e de investigação – a experiência da mobilidade universitária internacional – o que não pode ser desligado da vida pessoal dos indivíduos, dimensão com a qual se relaciona sobremaneira, tanto académica como biograficamente.

 

metodologia Abordagem quantitativa; estudo de caso circunscrito à Universidade de Évora (Portugal, sul da Europa).

 

Amostra: Amostra intencional e em bola de neve, construída através de recrutamento face-a-face e por via eletrónica dirigido a Estudantes, Professores e Investigadores cuja residência permanente é fora de Portugal, à data a estudar, lecionar ou investigar na Universidade de Évora. Esta situação inclui:

- Estudantes de qualquer ciclo de estudos e área científica em mobilidade Erasmus, mobilidade Erasmus Mundus, mobilidade do Brasil e Angola, ou outra;

- Estudantes que estão a frequentar parcial ou totalmente um ciclo de estudos (licenciatura, mestrado ou doutoramento) na Universidade de Évora (ex. cursos de dupla titulação, estudantes provenientes de Timor, Brasil, etc.);

- Investigadores pós-doc;

- Professores ou investigadores visitantes na Universidade de Évora.

 

Recolha de dados: Questionário eletrónico, anónimo, disponível em português e inglês em url: https://inqueritos.uevora.pt/index.php/892925/lang-pt, na plataforma LimeSurvey®, hospedada nos servidores da Universidade de Évora (2013).

 

Análise de dados: Após a validação e tratamento inicial, os dados foram sujeitos a uma análise estatística com recurso ao software IBM SPSS. A apresentação e discussão de resultados foi estruturada em cinco seções principais: #1: caracterização sociodemográfica; #2: perfil de mobilidade; #3: sentidos da casa; #4: contextos de comunicação à distância; #5: propósitos, conteúdos e significados.

 

equipa de investigação

 

Rosalina Pisco Costa é Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e investigadora no CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. É licenciada e mestre em Sociologia pela Universidade de Évora. Foi bolseira FCT e Gulbenkian, Visiting PhD Student no Morgan Centre for the Study of Relationships and Personal Life da Universidade de Manchester e ERASMUS fellow no Institut für Soziologie/Universität Bremen. Doutorou-se em 2011 no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com uma tese intitulada Pequenos e Grandes Dias: Os rituais na construção da família contemporânea. Tem como domínios de especialização a Sociologia da Família, Infância, Consumo, Vida Quotidiana e Metodologias de Investigação em Ciências Sociais. As suas áreas de investigação e publicação principais cobrem uma grande variedade de objetos, incluindo a família, género e vida pessoal; tempo social e idades da vida; ritualização, consumos e mobilidades; memória, imaginário e estética familiar; história e institucionalização da Sociologia em Portugal; QDA software, metodologias qualitativas, sensoriais e criativas de investigação social.

e-mail: rosalina@uevora.pt

 

RafanellyLopes.jpgRafanelly Ferreira Lopes é estudante de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, e, no momento, está na Universidade de Évora (UÉ) com uma bolsa (edital 09/2012) atribuída no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional da sua Universidade de origem. Tem especial interesse na perspetiva sociológica sobre as relações familiares, sobretudo no que se refere à relação família/escola, razão pela qual está a frequentar a UC optativa ‘Sociologia da Família’. No futuro próximo pensa vir a aprofundar esta temática num mestrado em sociologia a ser concluído no Brasil. Para o doutoramento tem interesse em estudar fora do Brasil, sendo que o país de destino ainda está por definir.

e-mail: rafanellylopes@id.uff.br, rafanellylopes@hotmail.com 

 

Alexandra Batista é estudante de 1º ciclo do curso de Sociologia, na Universidade de Évora entre 2012/2015, atualmente no 2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da Família’. Para além da vida universitária interessa-se por fotografia, natureza e poesia, principalmente Fernando Pessoa. No futuro pensa seguir a via da investigação científica em Portugal, embora gostasse de vivenciar outros contextos de produção e intervenção sociológica além-fronteiras.

e-mail: l30608@alunos.uevora.pt, alexandra.mbb@gmail.com 

 

 

HPatronilho.jpgHelena Patronilho é estudante de 1º ciclo do curso de Sociologia, na Universidade de Évora entre 2012/2015, atualmente no 2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da Família’. Interessa-se por literatura fantástica e ocupa os tempos livres com a escrita de pequenos contos, desenho, pastelaria criativa, natação e treino de defesa pessoal. No mestrado pensa vir a conciliar a Sociologia com a Psicologia na área criminal ou forense. Profissionalmente, espera poder vir a trabalhar fora de Portugal, sendo destinos de eleição o Reino Unido, Suécia ou Estados Unidos da América.

e-mail: l31311@alunos.uevora.pt, helena_patronilho@hotmail.com  

 

 

Liliana Piegas é estudante de 1º ciclo do curso de Sociologia, na Universidade de Évora entre 2012/2015, atualmente no 2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da Família’. É representante dos estudantes na Comissão de Curso de 1.º ciclo de estudos em Sociologia e membro da TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora. Para além da música interessa-se também por cinema, literatura, psicologia e natureza. Adora chocolate! No futuro espera vir a trabalhar nas áreas da infância ou dos estilos de vida e envelhecimento ativo. Não deixa de fora a possibilidade de vir a trabalhar fora de Portugal, pois são-lhe atrativas regiões como os países africanos, onde é possível conviver de perto com sociedades e culturas tão diferentes da sua.

e-mail: l31128@alunos.uevora.pt, lilianapiegas@hotmail.com 

 

resultados

[1] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade Universitária, TIC e Vida Pessoal à Distância”. Comunicação Oral no VIII Encontro Regional de Educação Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de 2014. url: https://pt-pt.facebook.com/AprendernoAlentejo  

 

[2] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade

Universitária, TIC e Vida Pessoal à Distância”. In Actas do VIII Encontro Regional

de Educação Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de

2014. (no prelo, submetido em 31-07-2014)

 

 

[3] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”, Comunicação Oral na SS05 - Interfaces entre o ensino superior e o desenvolvimento territorial [Coord. de Conceição Rego, Carlos Vieira & Isabel Vieira], 20th APDR Congress - Renaissance of the Regions of Southern Europe, 10-11 July 2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal). url: http://www.apdr.pt/congresso/2014/

 

[4] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”. In Actas do 20th APDR Congress - Renaissance of the Regions of Southern Europe, 10-11 July 2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal): 305-314. (ISBN: 978-989-8780-01-0) url: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_20_congresso_APDR.pdf

 

[5] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (resumo aceite, previsto para Novembro 2014). “Bridges in the

UniverCity: Understanding the Everyday Processes of Urban Place Making

through International Academic Mobility”, Comunicação Oral a apresentar

European Sociological Association Research Network 37 “Urban Sociology”

Mid-Term Conference “Public Spaces And Private Lives In The Contemporary

City”, 19-21 November 2014, FCSH-UNL, Lisbon (Portugal).

url: http://esaurbansociology2014.wordpress.com/   

 

[6] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (resumo aceite, previsto para Fevereiro 2015) “Mobilidade

estudantil universitária e lusofonia: um estudo de caso”, Comunicação Oral a

apresentar no I Congresso da AILP, XII CONLAB: Desafios às Ciências Sociais em

Língua Portuguesa, 25 anos depois, GT82: Estratégias identitárias e distinção

urbana no campo das migrações estudantis, Lisboa (Portugal).

url: http://www.conlab-ailpcsh.com/    

 

 

contactos e informações

Rosalina Pisco Costa

Departamento de Sociologia

Escola de Ciências Sociais

Universidade de Évora

 

Largo dos Colegiais, 2

7004-516 Évora

Portugal

Telefone: +351 266 740 805

 

gab. 275 – Colégio do Espírito Santo

 

e

CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade

 

Escreva-nos!! Deixe-nos a sua questão, comentário ou sugestão! Obrigado!

e-mail: rosalina@uevora.pt

 

completely free visitas desde Dezembro de 2013.
visitor stats for a website

© VID@S: Vida Pessoal à Distância e Mobilidade Universitária Internacional | Última atualização: Setembro de 2014.

framework VID@S: Personal Life at a distance and university International Mobility  is an initiation project into scientific research developed within the framework of ‘Sociology of the Family’ [SOC2410]. In the academic year 2013/14, this subject is being taught in both the Sociology and Education Sciences Courses of the School of Social Sciences in the University of Évora. The project includes students in the 1st cycle of studies enrolled in that subject UC, involved after their individual and voluntary demonstration of interest and availability, under the scientific and pedagogical coordination of the professor.

 

abstract Information and Communication Technologies (ICTs) occupy a central place in contemporary societies. Far from a strict and timely accessibility, its use is now as widespread as common in the daily life of individuals and crosses the various areas of social life. In economics, family, education, politics and even religion or leisure, ICTs are not just a way of bringing physically and temporally apart individuals together. ICTs are socially embedded; they have their own dynamics and construct new realities that need to be unveiled beyond the evidence of common sense. In sociological perspective, this project aims to describe and understand the place of ICTs in the construction of the personal lives of students, teachers and researchers experiencing international university mobility. Specifically, it addresses to identify and characterize the contexts of using ICTs, their contents and purposes, as well as its importance and meanings in the construction of personal life at a distance. Ultimately, it aims to contribute to a deeper knowledge about a specific situation in the teaching-learning and researching process – the experience of university international mobility –, which cannot be separated from the personal lives of individuals, dimension with which it is greatly related, both academic and biographically.

 

methodology Quantitative approach; a case study in the University of Évora (Portugal, southern Europe).

 

Sample: Purposive and snowball sample constructed through face-to-face and online recruitment addressed to Students, Teachers and Researchers whose permanent residence is outside of Portugal, presently studying, teaching or researching at the University of Évora. This includes:

- Students of any course level and scientific area in Erasmus mobility, Erasmus Mundus mobility, Brazil and Angola mobility, or other;

- Students attending a partial or full course level (bachelor, master or Ph.D) at the University of Évora (ex. double degree courses, students from Timor, Brazil, etc.) 

- Post-doc researchers;

- Teachers or visiting researchers at the University of Évora.

 

Research methods: Anonymous web survey, online in both Portuguese and English at: https://inqueritos.uevora.pt/index.php/892925/lang-pt, through LimeSurvey®, an open-source survey application hosted in the University of Évora servers (2013).

 

Data analysis: After initial validation and processing, data were subject to a quantitative-statistical analysis using IBM SPSS software. Key-findings of the analysis are presented in the following five main sections: #1: socio demographics; #2: mobility profile; #3: meanings of home; #4: contexts of communicating at a distance; #5: purposes, contents and meanings.

 

research team

Rosalina Pisco Costa is assistant professor at the Department of Sociology at the University of Évora, and a researcher at the CEPESE – Research Centre for the Study of Population, Economy and Society. She has a graduation in Sociology and a master's degree specialization in Family and Population studies by the University of Évora. She was an FCT and Gulbenkian scholarship, visiting PhD student at the Morgan Centre for the Study of Relationships and Personal Life of the University of Manchester and ERASMUS exchange professor at the Institut für Soziologie/Universität Bremen. She completed her doctoral studies in 2011 at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon (ICS-UL) with a thesis titled Small and Big Days. The Rituals Constructing Contemporary Families. She works mainly in the Sociology of the Family, Childhood, Everyday Life and Consumption Studies, while crosswise exploring different Social Research Methodologies. Her current research interests cover family, gender and personal life; social time and ages of life; ritualization, consumption and mobilities; memory, imaginary and familiar aesthetic; history and institutionalization of Sociology in Portugal; QDA software, qualitative, sensory and creative social research methodologies.

e-mail: rosalina@uevora.pt

 

Rafanelly Ferreira Lopes studies pedagogy at Universidade Federal Fluminense (UFF), Brazil, and he is currently at the University of Évora (UE) with a scholarship (ref. 09/2012) funded by UFF Programme for International Mobility. He is particularly interested in the sociological perspective on family relationships, namely the family–school interface, reason why he is attending the elective subject of 'Sociology of the Family' this semester. He expects to deepen such a topic in a master's degree in sociology to be concluded in a next future in Brazil. His long-term project includes entering a PhD program outside Brazil, in a country of destination yet to be defined.

email: rafanellylopes@id.uff.br, rafanellylopes@hotmail.com

 

ABatista.JPGAlexandra Batista is a 1st cycle sociology student at the University of Évora for 2012/2015, currently in the 2nd year and attending the 'Sociology of the Family' classes. Beyond the academic life, she is interested in photography, nature and poetry, especially Fernando Pessoa. For the future, she expects to get involved in scientific activities in Portugal; despite she would like to engage in different contexts of either sociological production or intervention abroad.
email:
l30608@alunos.uevora.pt, alexandra.mbb@gmail.com

 

Helena Patronilho is a 1st cycle sociology student at the University of Évora for 2012/2015, currently in the 2nd year and attending the 'Sociology of the Family' classes. She enjoys fantasy literature and occupies her free with writing, drawing, creative pastry, swimming and self-defense training. In the future, she expects to enter a master course where she hopes to reconcile Sociology and Psychology gazes in criminal or forensic issues. Professionally, she hopes to work outside Portugal, preferably in destinations such as the United Kingdom, Sweden or the United States.

email: l31311@alunos.uevora.pt, helena_patronilho@hotmail.com

 

LPiegas.JPGLiliana Piegas is a 1st cycle sociology student at the University of Évora for 2012/2015, currently in the 2nd year and attending the 'Sociology of the Family' classes. She is the representative student at the Sociology 1st cycle of studies Sociology Commission Course and a member of TAFUÉ. Besides music, she also likes cinema, literature, psychology and nature. She loves chocolate! In the future, she expects to work in the areas of childhood, lifestyles and active aging. Working outside Portugal is not out of the question, since she is attracted by regions such as African countries, where it is possible to live quite different societies and culture's experiences.
email:
l31128@alunos.uevora.pt, lilianapiegas@hotmail.com

 

outputs

[1] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade Universitária, TIC e Vida Pessoal à Distância”. Oral communication in the III Encontro Regional de Educação Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de 2014. url: https://pt-pt.facebook.com/AprendernoAlentejo  

 

[2] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade

Universitária, TIC e Vida Pessoal à Distância”. In Actas do VIII Encontro Regional

de Educação Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de

2014. (no prelo, submetido em 31-07-2014)

 

 

[3] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (July 2014). “Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”, Oral communication in the SS05 - Interfaces entre o ensino superior e o desenvolvimento territorial [Coord. de Conceição Rego, Carlos Vieira & Isabel Vieira], no 20th APDR Congress - Renaissance of the Regions of Southern Europe, 10-11 July 2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal). url: http://www.apdr.pt/congresso/2014/

 

[4] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”. In Actas do 20th APDR Congress - Renaissance of the Regions of Southern Europe, 10-11 July 2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal): 305-314. (ISBN: 978-989-8780-01-0) url: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_20_congresso_APDR.pdf

 

 

[5] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (abstract accepted, forthcoming 2014). “Bridges in the UniverCity:

Understanding the Everyday Processes of Urban Place Making through

International Academic Mobility”, Oral communication to be presented in the

European Sociological Association Research Network 37 “Urban Sociology”

Mid-Term Conference “Public Spaces And Private Lives In The Contemporary City”, 19-21 November 2014, FCSH-UNL, Lisbon (Portugal). url: http://esaurbansociology2014.wordpress.com/   

 

[6] Costa, Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; &

Piegas, Liliana (abstract accepted, forthcoming 2015) “Mobilidade estudantil

Universitária e lusofonia: um estudo de caso”, Oral communication to be

presented in the I Congresso da AILP, XII CONLAB: Desafios às Ciências Sociais

em Língua Portuguesa, 25 anos depois, GT82: Estratégias identitárias e distinção

urbana no campo das migrações estudantis, Lisboa (Portugal).

url: http://www.conlab-ailpcsh.com/    

 

 

contacts and more info

Rosalina Pisco Costa

Department of Sociology

School of Social Sciences

University of Évora

 

2 Largo dos Colegiais

7004-516 Évora

Portugal

Phone: +351 266 740 805

 

office 275 – Colégio do Espírito Santo

 

and

Centre for the Study of Population, Economy

and Society

 

e-mail: rosalina@uevora.pt

 

 

logo_horizontal_duas_linhas.jpg                    CEPESE_logo.jpg                    uff.jpg