enquadramento [framework] ∙ resumo [abstract] ∙ metodologia [methodology] ∙ equipa de investigação [research team] ∙ resultados [outputs] ∙ contactos [contacts]
enquadramento VID@S: Vida Pessoal à distância e
Mobilidade Universitária Internacional é um projeto de iniciação à
investigação científica, paralelo à UC ‘Sociologia da Família’
[SOC2410], disciplina obrigatória do curso de 1.º ciclo de estudos em
Sociologia e optativa para o curso de 1.º ciclo em Ciências da
Educação oferecidos pela Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora no ano letivo 2013/14. O projeto
integra alunos de 1.º ciclo de estudos inscritos nessa UC, envolvidos a
partir da demonstração individual e voluntária de interesse e
disponibilidade, sob coordenação científica e pedagógica da docente. resumo As tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) ocupam um lugar central nas sociedades contemporâneas.
Longe de uma acessibilidade restrita e pontual, a sua utilização é hoje tão
generalizada quanto frequente no quotidiano dos indivíduos e transversal aos
vários domínios da vida em sociedade. Na economia, família, educação,
política e até mesmo na religião ou no lazer, as TIC
não são apenas uma forma de aproximar indivíduos física e temporalmente
afastados. As TIC estão imbricadas socialmente, têm
uma dinâmica própria e constroem novas realidades que importa desvendar para
além das evidências do senso comum. Em
perspetiva sociológica, este projeto propõe-se descrever e compreender o
lugar das TIC na construção da vida pessoal de estudantes, professores e
investigadores em mobilidade universitária internacional.
Especificamente, visa identificar e caracterizar os contextos de utilização das TIC, os seus
conteúdos e propósitos, bem como os significados
que lhe são atribuídos na construção da vida pessoal à distância. Em
última instância, procura contribuir para um conhecimento mais aprofundado em
torno de uma situação específica no processo de ensino-aprendizagem e de
investigação – a experiência da mobilidade universitária internacional – o
que não pode ser desligado da vida pessoal dos indivíduos, dimensão com a
qual se relaciona sobremaneira, tanto académica como biograficamente. metodologia Abordagem
quantitativa; estudo de caso circunscrito à Universidade de Évora (Portugal,
sul da Europa). Amostra: Amostra intencional e em bola de neve, construída
através de recrutamento face-a-face e por via eletrónica dirigido a Estudantes, Professores e Investigadores cuja residência permanente é fora de Portugal,
à data a estudar, lecionar ou investigar na Universidade de Évora. Esta situação inclui: - Estudantes de qualquer ciclo de estudos e área científica em mobilidade Erasmus, mobilidade Erasmus Mundus, mobilidade do Brasil e Angola, ou outra; - Estudantes que estão a frequentar parcial ou
totalmente um ciclo de estudos (licenciatura, mestrado ou doutoramento) na
Universidade de Évora (ex. cursos de dupla
titulação, estudantes provenientes de Timor, Brasil, etc.); - Investigadores pós-doc; - Professores ou investigadores visitantes
na Universidade de Évora. Recolha de
dados: Questionário
eletrónico, anónimo, disponível em português e inglês em url: https://inqueritos.uevora.pt/index.php/892925/lang-pt, na plataforma
LimeSurvey®, hospedada nos servidores da
Universidade de Évora (2013). Análise de
dados: Após a
validação e tratamento inicial, os dados foram sujeitos a uma análise
estatística com recurso ao software IBM SPSS. A
apresentação e discussão de resultados foi estruturada em cinco seções
principais: #1: caracterização
sociodemográfica; #2: perfil de
mobilidade; #3: sentidos da casa; #4: contextos de comunicação à
distância; #5: propósitos, conteúdos
e significados. Rosalina
Pisco Costa é Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia
da Universidade
de Évora e investigadora no CEPESE – Centro de Estudos
da População, Economia e Sociedade.
É licenciada e mestre em Sociologia pela Universidade de Évora. Foi bolseira FCT e Gulbenkian, Visiting PhD Student no Morgan
Centre for the Study of Relationships and Personal Life da Universidade de
Manchester e ERASMUS fellow no Institut für Soziologie/Universität Bremen. Doutorou-se em 2011 no Instituto
de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com uma tese intitulada Pequenos e Grandes Dias: Os rituais na
construção da família contemporânea. Tem como domínios de especialização
a Sociologia da Família, Infância, Consumo, Vida Quotidiana e Metodologias de
Investigação em Ciências Sociais. As suas áreas de investigação e publicação
principais cobrem uma grande variedade de objetos, incluindo a família,
género e vida pessoal; tempo social e idades da vida; ritualização, consumos
e mobilidades; memória, imaginário e estética familiar; história e
institucionalização da Sociologia em Portugal; QDA software,
metodologias qualitativas, sensoriais e criativas de investigação social. e-mail: rosalina@uevora.pt Rafanelly Ferreira Lopes é estudante de Pedagogia na Universidade Federal
Fluminense (UFF), Brasil, e, no momento, está na Universidade de Évora
(UÉ) com uma bolsa (edital 09/2012) atribuída no âmbito do Programa de
Mobilidade Internacional da sua Universidade de origem. Tem especial
interesse na perspetiva sociológica sobre as relações familiares, sobretudo
no que se refere à relação família/escola, razão pela qual está a frequentar
a UC optativa ‘Sociologia da Família’. No futuro próximo pensa vir a
aprofundar esta temática num mestrado em sociologia a ser concluído no
Brasil. Para o doutoramento tem interesse em estudar fora do Brasil, sendo
que o país de destino ainda está por definir. e-mail:
rafanellylopes@id.uff.br,
rafanellylopes@hotmail.com Alexandra Batista é estudante de 1º ciclo do curso de Sociologia, na Universidade de Évora entre
2012/2015, atualmente no 2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da Família’.
Para além da vida universitária interessa-se por fotografia, natureza e
poesia, principalmente Fernando Pessoa. No futuro pensa seguir a via da
investigação científica em Portugal, embora gostasse de vivenciar outros
contextos de produção e intervenção sociológica além-fronteiras. e-mail: l30608@alunos.uevora.pt, alexandra.mbb@gmail.com Helena Patronilho é estudante de 1º ciclo
do curso de Sociologia, na Universidade de Évora entre 2012/2015, atualmente no
2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da Família’. Interessa-se por literatura fantástica e ocupa os tempos
livres com a escrita de pequenos contos, desenho, pastelaria criativa,
natação e treino de defesa pessoal. No mestrado pensa vir a conciliar a
Sociologia com a Psicologia na área criminal ou forense. Profissionalmente,
espera poder vir a trabalhar fora de Portugal, sendo destinos de eleição o
Reino Unido, Suécia ou Estados Unidos da América. e-mail: l31311@alunos.uevora.pt, helena_patronilho@hotmail.com Liliana Piegas é estudante de 1º ciclo do curso
de Sociologia, na Universidade de Évora entre 2012/2015, atualmente no 2.º ano e a frequentar a UC ‘Sociologia da
Família’. É representante dos estudantes na Comissão de Curso de 1.º ciclo de
estudos em Sociologia e membro da TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade
de Évora. Para além da música interessa-se também por cinema, literatura,
psicologia e natureza. Adora chocolate! No futuro espera vir a trabalhar nas
áreas da infância ou dos estilos de vida e envelhecimento ativo. Não deixa de
fora a possibilidade de vir a trabalhar fora de Portugal, pois são-lhe
atrativas regiões como os países africanos, onde é possível conviver de perto
com sociedades e culturas tão diferentes da sua. e-mail: l31128@alunos.uevora.pt, lilianapiegas@hotmail.com [1] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade Universitária, TIC e
Vida Pessoal à Distância”. Comunicação Oral no VIII Encontro Regional de Educação Aprender no Alentejo,
Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de 2014. url:
https://pt-pt.facebook.com/AprendernoAlentejo [2] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas,
Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a
Internacionalização: Mobilidade Universitária,
TIC e Vida Pessoal à Distância”. In Actas do VIII
Encontro Regional de Educação
Aprender no Alentejo,
Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de 2014. (no
prelo, submetido em 31-07-2014) [3] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária
Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”, Comunicação
Oral na SS05 - Interfaces entre o ensino superior e o desenvolvimento
territorial [Coord. de Conceição Rego, Carlos
Vieira & Isabel Vieira], 20th APDR Congress - Renaissance of the Regions
of Southern Europe,
10-11 July 2014, Universidade de Évora – Colégio do
Espírito Santo (Portugal). url: http://www.apdr.pt/congresso/2014/ [4] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária
Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”. In Actas do 20th APDR Congress
- Renaissance of the Regions of
Southern Europe, 10-11 July
2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal): 305-314. (ISBN: 978-989-8780-01-0)
url: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_20_congresso_APDR.pdf [5] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (resumo aceite, previsto para Novembro 2014). “Bridges in the UniverCity: Understanding the Everyday
Processes of Urban Place Making through International Academic Mobility”, Comunicação
Oral a apresentar European Sociological Association Research Network 37 “Urban Sociology” Mid-Term Conference “Public Spaces And Private Lives In The Contemporary City”, 19-21 November 2014, FCSH-UNL, Lisbon (Portugal). url: http://esaurbansociology2014.wordpress.com/ [6] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho,
Helena; & Piegas,
Liliana (resumo aceite, previsto para Fevereiro 2015) “Mobilidade estudantil
universitária e lusofonia: um estudo de caso”, Comunicação Oral a apresentar no I
Congresso da AILP, XII CONLAB: Desafios às Ciências Sociais em Língua
Portuguesa, 25 anos depois, GT82: Estratégias identitárias e distinção urbana no campo
das migrações estudantis, Lisboa (Portugal). url: http://www.conlab-ailpcsh.com/ Rosalina Pisco Costa Largo dos
Colegiais, 2 7004-516 Évora Portugal Telefone:
+351 266 740 805 gab. 275 – Colégio do Espírito Santo e CEPESE – Centro de Estudos da População,
Economia e Sociedade Escreva-nos!! Deixe-nos a
sua questão, comentário ou sugestão! Obrigado! e-mail: rosalina@uevora.pt visitas desde Dezembro
de 2013. © VID@S: Vida Pessoal à
Distância e Mobilidade Universitária Internacional | Última atualização: Setembro
de 2014. |
framework VID@S: Personal
Life at a distance and university International Mobility is an initiation project into scientific
research developed within the framework of ‘Sociology
of the Family’ [SOC2410]. In the academic year 2013/14, this subject is
being taught in both the Sociology and Education
Sciences Courses of the School of
Social Sciences in the University
of Évora. The project includes students in the 1st cycle of
studies enrolled in that subject UC, involved after their individual and
voluntary demonstration of interest and availability, under the scientific
and pedagogical coordination of the professor. abstract Information and
Communication Technologies (ICTs) occupy a central place in contemporary
societies. Far from a strict and timely accessibility, its use is now as
widespread as common in the daily life of individuals and crosses the various
areas of social life. In economics, family, education, politics and even
religion or leisure, ICTs are not just a way of bringing physically and
temporally apart individuals together. ICTs are socially embedded; they have
their own dynamics and construct new realities that need to be unveiled
beyond the evidence of common sense. In
sociological perspective, this project aims to describe and understand the
place of ICTs in the construction of the personal lives of students, teachers
and researchers experiencing international university mobility.
Specifically, it addresses to identify and characterize the contexts of using ICTs, their contents and purposes, as well as its importance and meanings in the construction of personal life at a distance.
Ultimately, it aims to contribute to a deeper knowledge about a specific
situation in the teaching-learning and researching process – the experience
of university international mobility –, which cannot be separated from the personal
lives of individuals, dimension with which it is greatly related, both
academic and biographically. methodology Quantitative approach; a case study in the University of Évora
(Portugal, southern Europe). Sample: Purposive and snowball
sample constructed through face-to-face and online recruitment addressed to Students, Teachers and
Researchers whose permanent residence is outside of Portugal, presently studying, teaching or researching at the University of
Évora. This includes: - Students of any course level and
scientific area in Erasmus mobility,
Erasmus Mundus mobility, Brazil
and Angola mobility, or other; - Students attending a
partial or full course level (bachelor, master or Ph.D) at the University of Évora (ex. double
degree courses, students from Timor,
Brazil, etc.) - Post-doc researchers; - Teachers or visiting
researchers at the University of Évora. Research methods:
Anonymous web survey, online in both Portuguese and English at: https://inqueritos.uevora.pt/index.php/892925/lang-pt, through LimeSurvey®, an open-source survey
application hosted in the University of Évora servers (2013). Data analysis: After initial validation
and processing, data were subject to a quantitative-statistical analysis
using IBM SPSS software. Key-findings of the analysis are presented in the
following five main sections: #1: socio
demographics; #2: mobility
profile; #3: meanings of home; #4: contexts of communicating at a
distance; #5: purposes, contents
and meanings. research team Rosalina Pisco Costa is assistant professor at the Department of
Sociology at the University of Évora, and a researcher at the CEPESE – Research Centre for the Study of
Population, Economy and Society. She has a graduation in Sociology
and a master's degree specialization in Family and Population studies by the
University of Évora. She was an FCT and Gulbenkian scholarship, visiting PhD student at the Morgan Centre for the Study of Relationships and
Personal Life of the University of Manchester and ERASMUS exchange professor at the Institut für Soziologie/Universität Bremen. She completed her doctoral studies in 2011 at the Institute of Social
Sciences of the University of Lisbon (ICS-UL) with a thesis titled Small and
Big Days. The Rituals Constructing Contemporary Families. She works
mainly in the Sociology of the Family, Childhood, Everyday Life and
Consumption Studies, while crosswise exploring different Social Research
Methodologies. Her current research interests cover family, gender and
personal life; social time and ages of life; ritualization, consumption and
mobilities; memory, imaginary and familiar aesthetic; history and
institutionalization of Sociology in Portugal; QDA software, qualitative,
sensory and creative social research methodologies. e-mail: rosalina@uevora.pt Rafanelly Ferreira Lopes studies pedagogy at Universidade Federal Fluminense
(UFF), Brazil, and he is
currently at the University of Évora (UE) with a scholarship (ref. 09/2012) funded by UFF Programme for International Mobility. He is particularly
interested in the sociological perspective on family relationships, namely
the family–school interface, reason why he is attending the elective subject
of 'Sociology of the Family' this semester. He expects to deepen such a topic
in a master's degree in sociology to be concluded in a next future in Brazil.
His long-term project includes entering a PhD program outside Brazil, in a
country of destination yet to be defined. email:
rafanellylopes@id.uff.br,
rafanellylopes@hotmail.com Alexandra Batista is a 1st cycle sociology student at the University of Évora for 2012/2015, currently in the 2nd year and attending the 'Sociology of
the Family' classes. Beyond the academic life, she is interested in
photography, nature and poetry, especially Fernando Pessoa. For the future,
she expects to get involved in scientific activities in Portugal; despite she
would like to engage in different contexts of either sociological production
or intervention abroad. Helena Patronilho is a 1st cycle sociology
student at the University of Évora for 2012/2015, currently in
the 2nd year and attending the 'Sociology of the Family' classes. She enjoys fantasy literature and occupies her free with
writing, drawing, creative pastry, swimming and self-defense training. In the
future, she expects to enter a master course where she hopes to reconcile
Sociology and Psychology gazes in criminal or forensic issues.
Professionally, she hopes to work outside Portugal, preferably in destinations
such as the United Kingdom, Sweden or the United States. email: l31311@alunos.uevora.pt, helena_patronilho@hotmail.com Liliana Piegas is a 1st cycle sociology
student at the University of Évora for 2012/2015, currently in
the 2nd year and attending the 'Sociology of the Family' classes. She is the
representative student at the Sociology 1st cycle of studies Sociology
Commission Course and a member of TAFUÉ. Besides music, she also likes cinema, literature, psychology and
nature. She loves chocolate! In the future, she expects to work in the areas
of childhood, lifestyles and active aging. Working outside Portugal is not
out of the question, since she is attracted by regions such as African
countries, where it is possible to live quite different societies and
culture's experiences. [1] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização: Mobilidade Universitária, TIC e
Vida Pessoal à Distância”. Oral communication in the III Encontro
Regional de Educação Aprender no Alentejo, Universidade de Évora, 19 e 20
de Maio de 2014. url: https://pt-pt.facebook.com/AprendernoAlentejo [2] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas,
Liliana (2014). “Quotidianos d(n)a Internacionalização:
Mobilidade Universitária,
TIC e Vida Pessoal à Distância”. In Actas do VIII
Encontro Regional de Educação
Aprender no Alentejo,
Universidade de Évora, 19 e 20 de Maio de 2014. (no
prelo, submetido em 31-07-2014) [3] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (July
2014). “Mobilidade Universitária Internacional e Desenvolvimento Territorial:
pontes e desafios”, Oral communication in the SS05 - Interfaces entre o ensino superior e o
desenvolvimento territorial [Coord. de Conceição
Rego, Carlos Vieira & Isabel Vieira], no 20th APDR Congress - Renaissance
of the Regions of Southern Europe, 10-11 July 2014,
Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal). url: http://www.apdr.pt/congresso/2014/ [4] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (2014). “Mobilidade Universitária
Internacional e Desenvolvimento Territorial: pontes e desafios”. In Actas do 20th APDR Congress
- Renaissance of the Regions of
Southern Europe, 10-11 July
2014, Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo (Portugal): 305-314. (ISBN: 978-989-8780-01-0)
url: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_20_congresso_APDR.pdf [5] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra; Patronilho, Helena; & Piegas, Liliana (abstract accepted, forthcoming 2014).
“Bridges in the UniverCity: Understanding the Everyday Processes of Urban Place Making through International Academic Mobility”, Oral communication to be presented in
the European Sociological Association Research Network 37 “Urban Sociology” Mid-Term Conference “Public Spaces And Private Lives In The Contemporary
City”, 19-21 November 2014, FCSH-UNL, Lisbon (Portugal). url: http://esaurbansociology2014.wordpress.com/ [6] Costa,
Rosalina; Lopes, Rafanelly; Batista, Alexandra;
Patronilho, Helena; & Piegas,
Liliana (abstract accepted,
forthcoming 2015) “Mobilidade estudantil Universitária
e lusofonia: um estudo de caso”, Oral communication
to be presented in the I Congresso da
AILP, XII CONLAB: Desafios às Ciências Sociais em Língua
Portuguesa, 25 anos depois, GT82: Estratégias identitárias e distinção urbana no campo
das migrações estudantis, Lisboa (Portugal). url: http://www.conlab-ailpcsh.com/ Rosalina Pisco Costa 2 Largo dos Colegiais 7004-516 Évora Portugal Phone: +351 266
740 805 office 275 –
Colégio do Espírito Santo and Centre for the Study of Population, Economy e-mail: rosalina@uevora.pt |