QUOTIDIANOS DO ENVELHECIMENTO NO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA

 

                

 

 

 

 

 

 

 

 

(Por) Portas e Travessas. Quotidianos do Envelhecimento no Centro Histórico de Évora é um projecto de iniciação à investigação científica, desenvolvido como exercício pedagógico no âmbito da Unidade Curricular “Laboratório de Análise Qualitativa” [SOC2413], leccionada ao curso de Sociologia e Ciências da Informação e Documentação, na Universidade de Évora, no ano lectivo 2014/15.

Paralelamente, este projecto surge incluído no Plano de Actividades 2015 do CLASE – Conselho Local de Acção Social do Concelho de Évora de que o Departamento de Sociologia da Universidade de Évora é membro.

O projecto(Por) Portas e Travessas. Quotidianos do Envelhecimento no Centro Histórico de Évora” visa a aprendizagem, por parte dos estudantes, dos fundamentos teórico-epistemológicos que alicerçam a recolha sistemática, tratamento, análise e interpretação qualitativa de dados com vista a uma compreensão empiricamente sustentada da realidade social e, de modo complementar e transversal, o aprofundamento das competências metodológicas de base necessárias à reflexão crítica sobre a natureza, contextos de recolha/acesso e limitações dos dados em presença. Empiricamente, toma como objecto de estudo os quotidianos do envelhecimento no Centro Histórico de Évora (CHE), procurando, em última instância, a sua análise e compreensão por relação com o espaço urbano.

 

Objectivos específicos: (i) Traçar o perfil sociodemográfico dos idosos residentes no CHE; (ii) Descrever as trajectórias sociais dos idosos residentes no CHE; (iii) Descrever e analisar o quotidiano dos idosos residentes no CHE; (iv) Compreender a apropriação do espaço da rua por parte dos idosos residentes no CHE.

 

Metodologia: Estudo de casos múltiplos apoiado em entrevistas semi-directivas e observação directa (não participante) do espaço urbano. A recolha e análise de dados decorre entre Fevereiro e Maio de 2015. Prevê-se uma apresentação pública de resultados em Junho de 2015.

 

Actividades:

>> Aula Aberta: O lugar da observação etnográfica na investigação qualitativa: processos e práticas quotidianas na construção do espaço urbano (15 de Abril de 2015)

por Daniel Malet Calvo, CIES-IUL . Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/ LX Nights

[Aula Aberta integrada no Ciclo de Conferências e Aulas Abertas do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora 2014/15]

 

>> Apresentação e discussão de resultados

18 de Junho, 14:30, Anfiteatro 131 - Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora)

Nota: A entrada é livre mas solicita-se inscrição prévia até 16 de Junho, aqui.

 

>> Apresentação de resultados no CLASE

Reunião de 30 de Junho de 2015, 14:30, Salão Nobre dos Paços do Concelho (Évora)

 

>> Partilha da experiência pedagógica em eventos científicos

Participação no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES.15 com a apresentação da comunicação oral “(Por) Portas e Travessas. Incursões Qualitativas na e com a Cidade” (Instituto Politécnico de Leiria, 3 de Julho de 2015)

 

>> Divulgação à comunidade

Entrevista conjunta da Professora Rosalina Costa e da aluna Carolina Trindade à Câmara Municipal de Évora (Publicação on-line na página web do CLASE e em Évora Local - Newsletter da Câmara Municipal de Évora, Quinzena de 28 de Julho a 10 de Agosto de 2015).

 

Contactos e informações: Rosalina Pisco Costa [Docente Responsável, rosalina@uevora.pt]

Departamento de Sociologia, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora. Largo dos Colegiais, 2 - 7004-516 Évora. Portugal

     

 

install tracking code visitas desde Fevereiro de 2015.
Hits Tracking

© (Por) Portas e Travessas. Quotidianos do Envelhecimento no Centro Histórico de Évora | Última actualização: Julho de 2015.