Página Pessoal de João Manuel P. R. Serrano

Participação em Reuniões Científicas
Orientação de Trabalhos de Fim de Curso

Informação Geral :

- Coordenou o projecto IDICT nº154-CA/97: “Operações de montagem e de ligação de alfaias em tractores agrícolas: a perspectiva da formação com vista à segurança”, que decorreu no ano de 1998 no âmbito da Campanha de Riscos Profissionais na Agricultura promovida e financiada pelo IDICT.

-Coordenador de execução do projecto Pamaf 8.140 “Contribuição para a optimização do sistema dinâmico tractor-alfaia de mobilização do solo”, financiado para o triénio 1998-2000, liderado pela Universidade de Évora e que incluiu a participação do INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial) e da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Dedicação: 0,80 ETI. Este projecto representou a realização dos primeiros trabalhos de instrumentação de tractores agrícolas realizados em Portugal para fins de aquisição de dados de tracção em ensaios de campo sistemáticos, com a criação de uma base de dados de tracção de grades de discos “offset”, tendo conduzido à realização da sua Tese de Doutoramento.

- Coordenador de execução do projecto AGRO 390- “Demonstração de tecnologias de aplicação diferenciada de fertilizantes e de sementes no melhoramento de pastagens no Alentejo”, financiado para o quadriénio 2004-2007, liderado pela Universidade de Évora e que inclui a participação da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo. Dedicação: 0,80 ETI. Este projecto representou o primeiro trabalho realizado em universidades portuguesas no âmbito de um ciclo completo de Agricultura de Precisão: Avaliação das parcelas; Análise dos dados; Aplicação diferenciada de fertilizantes.