Proceedings of international scientific events

[41] Bonito, J. (2023). Revisitando antigos métodos de ventilação artificial: contributos para o ensino do suporte básico de vida. In J. B. Lopes, J. P. Cravino, C. A. Santos, & E. S. Cruz (Eds.), Relatos e investigação de práticas de ensino de ciências e tecnologia – Atas do encontro internacional “A voz dos professores de C&T” (VPCT 2022) (pp. 402-412). Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. [ISBN 978-989-704-544-8]. http://hdl.handle.net/10174/35314

[40] Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Andradre, A. S., & Medina, J. (2023). A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Iberoamericano CTS e XII Seminário Ibérico CTS (pp. 277-284). São Paulo, Brasil: Universidade Cruzeiro do Sul. [ISBN 978-65-88103-31-9]. https://doi.org/10.26843/viiisiacts. http://hdl.handle.net/10174/33720.

[39] Bonito, J., Rebelo, D., Soares de Andrade, A., & Marques, L. (2021). Aprender Geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do manual do aluno do 10.º ano. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (Orgs.), Atas do XVI Congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 1143-1153). Braga, Portugal: Universidade do Minho. [ISBN 978-989-8525-71-0]. http://hdl.handle.net/10174/30560.

[38] Santos, G. R. B., Bonito, J., & Carneiro, C. D. (2019). Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca, B. Duarte, L. Almeida, & J. Carlos (Orgs.). XV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía – libro de actas (pp. 2288-2302). A Coruña, España: Universidade da Coruña. [ISBN: 978-84-9749-726-8]. https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268. http://hdl.handle.net/10174/26264.

[37] Rebelo, D., Pinto, M. J., Bonito, J., Morgado, M., Marques, L., & Andrade, A. (2018). The “Route of the Ovar Tile”: A Context for Training Geosciences Teachers. In C. D. R. Carneiro, P. W. Gonçalves, R. A. L. Imberno, F. B. Machado, & C. A. D. Cerro (Orgs.), Ensino e história de Ciências da Terra. Anais do ensinoGEO 2018: VIII Simpósio nacional de ensino e história de Ciências da Terra (Geociências para Todos) (pp. 324-329). Campinas, Brasil: UNICAMP. [ISBN: 978-85-99198-21-6]. http://hdl.handle.net/10174/23575.

[36] Bonito, J., Marques, L., & Carneiro, C. D. R. (2016). Políticas europeias para a educação em cências: O caso das Geociências na educação não superior em Portugal. In Anais do 48.º congresso brasileiro de geologia, ST24(6233). São Paulo, Brasil: Sociedade Brasileira de Geologia. [ISBN 978-85-99198-13-1]. http://hdl.handle.net/10174/19182.

[35] Olivares, A. I., Olilvares, M. L., Silva, R. G., Bonito, J., & Luitgards-Moura, J. (2014). Qualidade de vida no trabalho dos médicos da estratégia de saúde da família no Estado de Roraima – Brasil. In A. Abreu, A. Simões, & A. Hespanhol (Orgs.), Anais do I congresso internacional educação e saúde no mercosul (pp. 135-137). Mafra, SC, Brasil: Editora Nitram. [ISBN 978-85-62112-18]. http://hdl.handle.net/10174/10814.

[34] Boné, M., & Bonito, J. (2013). Conceitos e práticas na educação da criança diferente: uma perspetiva evolutiva. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco, & R. Monginho (Orgs.), Actas del XII congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 5561-5574). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-8525-22-2]. http://hdl.handle.net/10174/8747.

[33] Bonito, J., & Rebelo, H. (2013). A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco, & R. Monginho (Orgs.), Actas del XII congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 4601-4606). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-8525-22-2]. http://hdl.handle.net/10174/8746.

[32] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. (2013). Caraterização do consumo de álcool entre os escolares de 12 a 21 anos de idade do distrito de Beja. In B. Pereira, C. Cunha, Z. Anastácio, & G. Carvalho (Coords.), Atas do IX seminário internacional de educação física, lazer e saúde. (2.º Vol., pp. 339-358). Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-972-8952-28-0]. http://hdl.handle.net/10174/8634.

[31] Medina, J., Rebelo, D., Morgado, D., Monteiro, G., Bonito, J., Martins, L., & Marques, L. (2012). El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía. In A. M. Sarmiento, M. Cantano, & G. R. Almodôvar (Orgs.), Comunicaciones del XVII simposio sobre enseñanza de la Geología (pp. 267-274). Huelva, España: Universidad de Huelva. [ISBN 978-84-15633-09-9]. http://hdl.handle.net/10174/7556.

[30] Morgado, M., Rebelo, D., Monteiro, G., Bonito, J., Medina, J., Martins, L., & Marques, L. (2012). O tempo geológico na formação de professores de geociências. In A. M. Sarmiento, M. Cantano, & G. R. Almodôvar (Orgs.), Comunicaciones del XVII simposio sobre enseñanza de la Geología (pp. 204-209). Huelva, España: Universidad de Huelva. [ISBN 978-84-15633-09-9]. http://hdl.handle.net/10174/7530.

[29] Boné, M., & Bonito, J. (2011). Compreender o consumo de álcool entre os estudantes dos ensinos básico e secundário. In B. O. Pereira, & G. S. Carvalho (Orgs.), Atas do VII seminário internacional de educação física, lazer e saúde (pp. 1512-1523). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Crianças do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-85-37-00-3]. http://hdl.handle.net/10174/4355.

[28] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2011). O consumo de álcool pelos jovens dos ensinos básico e secundário no distrito de Beja: contributo para a definição de um projeto de prevenção selectiva. In B. O. Pereira, & G. S. Carvalho (Orgs.), Atas do VII seminário internacional de educação física, lazer e saúde (pp. 1657-1669). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Crianças do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-85-37-00-3]. http://hdl.handle.net/10174/4356.

[27] Rebelo, D., Morgado, M., Monteiro, G., Bonito, J., Medina, J., Martins, L., & Marques, L. (2011). O tempo geológico na formação de professores: das conceções de alunos à construção de materiais didáticos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.), Actas del XI congresso internacional galego-portugués de psicopedagoxía (pp. 713-722). A Coruña, España: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho. [ISBN 1138-1663]. http://hdl.handle.net/10174/4346.

[26] Precioso, J., Araújo, A. C., Machado, J., Samorinha, C., Calheiros, J. M., Becoña, E., Ravara, S. B., Vitória, P., Rosas, M., Bonito, J., & Antunes, H. (2011). A família, a escola e a sociedade na protecção das crianças ao fumo ambiental do tabaco. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.), Actas del XI congresso internacional galego-portugués de psicopedagoxía (pp. 869-882). A Coruña, España: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho. [ISBN 1138-1663]. http://hdl.handle.net/10174/4345.

[25] Bonito, J., & Rebelo, H. (2011). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didático pessoal. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.), Actas del XI congresso internacional galego-portugués de psicopedagoxía (pp. 1469-1480). A Coruña, España: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho. [ISBN 1138-1663]. http://hdl.handle.net/10174/4352.

[24] Rebelo, H., Bonito, J., & Marques, L. (2011). O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I república (1910-1926). In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.), Actas del XI congresso internacional galego-portugués de psicopedagoxía (pp. 4141-4146). A Coruña, España: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho. [ISBN 1138-1663]. http://hdl.handle.net/10174/4333.

[23] Bonito, J., Rebelo, H., Oliveira, M., & Trindade, V. (2010). What secondary and higher education students say about the teaching practice – a quality education study in Évora and Beja (Portugal). In Memorias del 7.mo Congreso internacional de educación superior (V taller internacional de “evaluación de la calidad y acreditación en la educación superior”, CAL 064). La Havana, Cuba: Ministerio de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba. [ISBN 978-959-16-1164-2]. http://hdl.handle.net/10174/4857.

[22] Cid, M., Rebelo, H., & Bonito, J. (2010). Students’ representations about quality education: a longitudinal study on nursing and management degrees. In Fatma Gök (Org.), XIV World congress of comparative education societies – abstracts & fulpapers. Istanbul, Turkey: Organizing Committee of XIV World Congress of Comparative Education Societies and Faculty of Education of the Boğaziçi University. http://hdl.handle.net/10174/4862.

[21] Bonito, J., McDade, G., Rebelo, D., Morgado, M., Martins, L., Medina, J., & Marques, L. (2010). Desafio da formação de professores em Portugal: dois estudos no âmbito das Ciências da Terra. In Memorias del 7.mo Congreso internacional de educación superior (III taller internacional “la formación universitaria del personal docente en el mejoramiento de la calidad de la educación”, FOR 168). La Havana, Cuba: Ministerio de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba. [ISBN 978-959-16-1164-2]. http://hdl.handle.net/10174/8362.

[20] Diniz, A., & Bonito, J. (2010). O berço do ensino experimental em Sobral Cid. In D. G. Motta et al. (Org.), Infância, juventude e relações de gênero na história da educação. São Luis, Brasil: VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação. [ISBN 978-85-7862-138-4]. http://hdl.handle.net/10174/8363.

[19] Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., Rebelo, D., Medina, J., McDade, G., & Martins, L. (2010). A importância do tempo geológico percebida pelos alunos de 12-13 anos: um estudo realizado em escolas nas zonas Centro e Norte de Portugal. In Anais do 45.º congresso brasileiro de Geologia. Belém, Brasil: 45.º Congresso Brasileiro de Geologia. http://hdl.handle.net/10174/8364.

[18] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2010). Tempo geológico e desenvolvimento sustentável: contributos da investigação educacional para a compreensão das suas relações. In Anais do 45.º Congresso brasileiro de Geologia. Belém, Brasil: 45.º Congresso Brasileiro de Geologia. http://hdl.handle.net/10174/8365.

[17] Bonito, J., Oliveira, M., Rebelo, H., Saraiva, M., & Trindade, V. (2009). O que dizem os estudantes do ensino secundário e do ensino superior sobre as práticas de ensino – um estudo sobre a qualidade de ensino em Évora (Portugal). In N. Ferreira, M. Pereira, & S. Silva (Orgs.), IX Seminário pedagogia em debate – IV Colóquio nacional de formação de professores. Curitiba, Brasil: Universidade de Tuiuti do Paraná. [ISBN 2175-7577]. http://hdl.handle.net/10174/4860.

[16] Cid, M., Rebelo, H., Oliveira, M., Saraiva, M., & Bonito, J. (2009). In search academic success indicators: an analysis from the students’ perceptions about quality of education. In ENMA – International Conference on Engineering and Mathematics (Eds.), Proceedings of the 2009 international conference on engineering and mathematics (pp. 171-178). Bilbao, España: Kopiak. [ISBN 978-84-937328-0-6]. http://hdl.handle.net/10174/4849.

[15] Bonito, J., Rebelo, H., Trindade, V., & Oliveira, M. (2009). A qualidade do ensino no curso de enfermagem: perceções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios. In Faculdade de Santa Marcelina (Orgs.), I Simpósio internacional de enfermagem. São Paulo, Brasil: Faculdade de Santa Marcelina. [ISBN 978-85-98141-08-4]. http://hdl.handle.net/10174/4842.

[14] Cid, M., Bonito, J., Oliveira, M., Saraiva, M., & Rebelo, H. (2009). Student’s representations of education quality in different school levels an exploratory study with Portuguese students. In IATED – International Conference on Education and new Learning Techonologies (Eds.), EDULEARN09 proceedings CD (pp. 5432-5441). Barcelona, España: Iated. [ISBN 978-84-612-9802-0]. http://hdl.handle.net/10174/4806.

[13] Rebelo, H., Bonito, J., Oliveira, M., Cid, M., & Saraiva, M. (2009). Do rendimento académico ao grau de satisfação dos estudantes: a visão sobre a qualidade na transição do ensino secundário para o ensino superior. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, & M. Peralbo (Orgs.), Atas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 2917-2932). Braga, Portugal: Universidade do Minho. [ISBN 978-972-8746-71-1]. http://hdl.handle.net/10174/4848.

[12] Martins, M. J., Oliveira, T., & Bonito, J. (2009). Conceções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, & M. Peralbo (Orgs.), Atas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 5042-5057). Braga, Portugal: Universidade do Minho. [ISBN 978-972-8746-71-1]. http://hdl.handle.net/10174/4856.

[11] Saraiva, M., Bonito, J., Cid, M., & Rebelo, H. (2009). Représentations de laine qualité de l’enseignement: joint étude avec des élèves du cours de gestion de deux institutions d’enseignement supérieur portugais. In M. St-Pierre, L. Bessette, & J. Barrette (Dirs.), Actes du colloque international AFIRSE 2009. Recherches et réformes en éducation: paradoxes, dialectiques, compromis? (pp. 621-639). Montréal, Canada: Université du Québec à Montréal. [ISBN 978-2-9811467-0-0]. http://hdl.handle.net/10174/4503.

[10] Precioso, J., Samorinha, C., Albuquerque, C., Rosas, M., Araújo, N., Bonito, J., Oliveira, A., & Antunes, H. (2009). Smoking determinants by gender: a pilot study in schools of the Viseu district. In J. Precioso, C. Samorinha, T. Vilaça, F. Viseu, R. Henriques, M. Macedo, & H. Antunes (Orgs.), Smoking: prevention, treatment, and protection – proceedings of the I International conference on smoking prevention and treatment (pp. 231-251). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. [ISBN: 978-972-8746-77-3]. http://hdl.handle.net/10174/8361.

[9] Precioso, J., Calheiros, J., Samorinha, C., Antunes, H., Machado, J., Macedo, M., Bonito, J., Vitória, P., & Ravara, S. (2009). Programa domicílios livres de fumo. In J. Precioso, C. Samorinha, T. Vilaça, F. Viseu, R. Henriques, M. Macedo, & H. Antunes (Orgs.), Smoking: prevention and treatment and protection – proceedings of the I International conference on smoking prevention and treatment (pp. 206-216). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-972-8746-77-33]. http://hdl.handle.net/10174/16567.

[8] Bonito, J., & Diniz, A. (2009). Os trabalhos individuais educativos e a qualidade no ensino das ciências em Portugal na I República. In N. Ferreira, M. Pereira, & S. Silva (Orgs.), Anais do IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana – educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro, Brasil: Universidade Estadual do Rio de Janeiro. [ISBN 978-85-7812-030-6]. http://hdl.handle.net/10174/4834.

[7] Bonito, J., & Trindade, V. (2008). La calidad de la enseñanza y las actividades prácticas de laboratorio: análisis e implicaciones de las actividades alternativas a las propuestas del manual escolar, realizadas por alumnos visitantes de la Universidad de Évora. In A. Calonge, L. Rebollo, M. D. López-Carrillo, A. Rodrigo, & I. Rábano (Eds.), Actas del XV Simposio sobre enseñanza de la Geología (pp. 23-32). Madrid, España: Instituto Geológico Y Minero de España. [ISBN 978-84-7840-765-1]. http://hdl.handle.net/10174/4843.

[6] Pires, H., Fialho, I., Saragoça, J., & Bonito, J. (2008). Perspetivas dos estudantes sobre a qualidade do ensino: um estudo exploratório nas instituições do ensino superior do Alentejo. In M. Mano, F. Almeida, L. R. Ramos, & M. C. Marques (Orgs.), Atas da Conference of governance and management models in higher education. (pp. 127-145). Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10174/8360.

[5] Bonito, J. (2007). Conceções epistemológicas de alunos e professores: um estudo no âmbito da didática. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. D. Silva, & L. Almeida (Orgs.), Libro de actas del congreso internacional galego-portugués de psicopedagoxía (pp. 3359-3371). A Coruña, España: Universidade da Coruña. [ISSN: 1138-1663]. http://hdl.handle.net/10174/4850.

[4] Bonito, J., Raposo, N., & Macedo, R. (2006). A segurança das atividades práticas. In J. Medina, B. V. Aguado, J. Praia, & L. Marques (Orgs.), Libro de actas del simpósio ibérico do ensino da geología, XIV Simpósio sobre enseñanza de la Geología e XXVI Curso de atualização de professores de Geociências (pp. 175-180). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10174/4837.

[3] Bonito, J., Raposo, N., Macedo, R., & Trindade, V. (2006). Desenhando um possível modelo para ensinar ciências. In J. Medina, B. V. Aguado, J. Praia, & L. Marques (Orgs.), Libro de actas del simpósio ibérico do ensino da geologia, XIV Simpósio sobre enseñanza de la Geología e XXVI Curso de atualização de professores de Geociências (pp. 21-26). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10174/4839.

[2] Trindade, V., & Bonito, J. (2006). A construção do conhecimento em geologia e as suas consequências na formação em didática dos futuros professores da disciplina a nível do ensino secundário. In J. Medina, B. V. Aguado, J. Praia, & L. Marques (Orgs.), Libro de actas del simpósio ibérico do ensino da geología, XIV Simpósio sobre enseñanza de la Geología e XXVI Curso de atualização de Professores de Geociências (pp. 3-8). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10174/4840.

[1] Bonito, J., Macedo, R., & Raposo, N. (2006). Uma experiência didática na formação de professores com resolução de problemas em atividades práticas de campo. In J. Medina, B. V. Aguado, J. Praia, & L. Marques (Orgs.), Libro de actas del simpósio ibérico do ensino da geología, XIV Simpósio sobre enseñanza de la Geología e XXVI Curso de atualização de professores de Geociências (pp. 99-104). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10174/4841.