International communications

[88] Victor, E., Costa, M. C., & Bonito, J. (2020, 16 de outubro). Epistemological Conceptions in Teacher Education: A Study with Students from Luanda. Comunicação oral apresentada na International Conference on Social and Education Sciences, relizada em Cicago, IL, USA.

[87] Souza, R., & Bonito, J. (2020). A dimensão comunitária dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas do Alentejo: Perceções da sua eficácia. Comunicação oral em avaliação para ser apresentada no III Encontro A formação de Educadores e Professores e II Jornada Internacional sobre Formação de professores de Educação Infantil, realizados na Universidade de Évora.

[86] Bonito, J., Santos, A. A., Zukowsky-Tavares, C., Silva, N. C. O. V. (2019, 27 de setembro). Gestão de resíduos sólidos numa comunidade universitária. Comunicação oral apresentada no 3.º Encontro Internacional do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

[85] Santos, G. R. B., Bonito, J., & Carneiro, C. D. (2019, 5 de setembro). Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal. Comunicação oral apresentada no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado na Universidade da A Coruña.

[84] Rua, M., Albuquerque, C., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019, 22 de junho). Formação Pré-graduada em Enfermagem: Competências na área da Prevenção e do Tratamento do Tabagismo. Comunicação oral apresentada no I International Congress Quality of Life, Citizenship and Mental Health and the V Congress of Health Education, realizado em Viseu, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[83] Albuquerque, C., Rua, M., Freixo, V., Ravara, S., Condinho, M., Aguiar, P., & Bonito, J. (2019, 22 de junho). Formação Pré-graduada em Medicina Dentária: Competências na área da Prevenção e do Tratamento do Tabagismo. Comunicação oral apresentada no I International Congress Quality of Life, Citizenship and Mental Health and the V Congress of Health Education, realizado em Viseu, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[82] Bonito, J., Rua, M., Ravara, S. B., Aguiar, P., Albuquerque, C., Condinho, C., & Afreixo, V. (2019, 10 de maio). Analysis of knowledge, perceptions and self-confidence regarding tobacco control among graduating nursing students in Portugal. Póster apresentado no Statistics on Health: State of the Art, realizado na Universidade de Aveiro, em Aveiro.

[81] Bonito, J. (2018, 22 de novembro). La Formación Ciudadana en Portugal: Aprender Soporte Vital Básico. Ponencia no Simpósio “Promoción de la Salud en el Contexto Escolar: Aportaciones para el Desarrollo de Hábitos Saludables”, coordenado por M. Inés Gabari Gambarte, no V Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de Salud, realido em Madrid, Espanha.

[80] Rebelo, D., Pinto, M. J., Bonito, J., Morgado, M., Marques, L., & Andrade, A. S. (2018, 23 de julho). The “Route of the Ovar Tile”: A context for training Geosciences Teachers. Comunicação oral apresentada no VIII GeoScieEd 2018 – VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, realizado em Campinas, Brasil.

[79] Bonito, J., & Tavares, T. (2017, 9 de novembro). Mitos y preconceptos sobre el consumo de alcohol: Influencia de un programa de capacitación. Comunicação oral apresentada no I Congreso Internacional de Psicología y Educación, realizado no Palácio de Congressos, em Oviedo, Espanha.

[78] Bonito, J., Andrade, A. S., Rebelo, D., & Marques, L. (2017, 8 de setembro). Algunos elementos de cartografía geológica de Timor Oriental: apuntes didácticos. Comunicação oral apresentada na XXII Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural, realizado em Coimbra, na Universidade de Coimbra.

[77] Santos, G., Bonito, J., & Carneiro, C. D. R. (2017, 6 de setembro). Perfil docente e desenvolvimento de competências em Ciências da Terra num curso técnico. Comunicação oral apresentada no XIV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado na Universidade do Minho.

[76] Ferreira, J., Bonito, J., & Simão, C. (2017, 6 de setembro). O consumo de tabaco pelos pais e filhos: Um estudo numa escola do interior alentejano. Comunicação oral apresentada no XIV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado na Universidade do Minho.

[75] Romano, E., & Bonito, J. (2017, 6 de setembro). Formação de professores em Educação Especial: Um estudo de educação comparada entre o Brasil e Portugal. Comunicação oral apresentada no XIV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado na Universidade do Minho.

[74] Bonito, J., Marques, L., & Carneiro, C.D.R. (2016, 10 de outubro). Políticas europeias para a educação em ciências: o caso das Geociências na educação não superior em Portugal. Comunicação oral apresentada no 48.º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Porto Alegre, no Brasil.

[73] Bonito, J., & Boné, M. (2016, 29 de setembro). Abstinence and alcohol consumption among students: the influence of personal, family and socio-cultural spheres. Comunicação oral apresentada no 3rd World Congress of Research in Health, realizado no Instituto Politécnico de Viseu.

[72] Oliveira, H., & Bonito, J. (2016, 28 de setembro). Educational Pathways to Health and Welbeing Achievement. Comunicação oral apresentada na 7th International Conference on UNESCO Global Geoparks, realizada em Torquay, no Reino Unido.

[71] Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Soares de Andrade, A. (2016, 5 de julho). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: Uma investigação-ação com alunos do ensino secundário de Viseu. Comunicação oral apresentada no V Seminário Ibero-americano CTS, realizado na Universidade de Aveiro, em Aveiro.

[70] Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Soares de Andrade, A. (2016, 14 de junho). Propostas didáticas CTSA presentes no manual do aluno de Geologia em Timor-Leste. Comunicação oral apresentada no III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, realizado em Vigo, Espanha.

[69] Peixoto, E., Batel, A., & Bonito, J. (2015, 3 de setembro). Recursos geológicos em Moçambique e sua presença em contexto educativo. Comunicação oral apresentada no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado n’A Coruña (Espanha).

[68] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2015, 2 de setembro). A influência das conceções sobre a literacia científica no desenvolvimento da cidadania. Comunicação oral apresentada no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado n’A Coruña (Espanha).

[67] Boné, M., Bonito, J., & Caldeira, V. (2015, 5 de fevereiro). Capacitación de niños con dificultades intelectuales para prácticas alimentarias saludables. Comunicação oral apresentada nas IV Jornadas Iberoamericanas Recursos Humanos y Responsabilidad Social Corporativa, realizadas n’A Coruña (Espanha).

[66] Bonito, J., & Boné, M. (2014, 7 de outubro). Healthy food practical in children with intelectual disabilities. Comunicação oral apresentada no 2.º Congresso Mundial de Investigação em Saúde, realizado no Instituto Politécnico de Viseu, em Viseu.

[65] Bonito, J., Boné, M., Albuquerque, C., & Caldeira, V. (2014, 8 de outubro). Abstinence and alcohol consumption among students 8th grade: the influence of personal, family and sociocultural spheres. Comunicação oral apresentada no 2.º Congresso Mundial de Investigação em Saúde, realizado no Instituto Politécnico de Viseu, em Viseu.

[64] Alexandre, C., Ferreira, C., Andrade, J. A., Fonseca, F., & Bonito, J. (2014, 22 de junho). Formação em Ciência do Solo nos ensinos básico e secundário em Portugal. Comunicação oral para apresentação no VI Congresso Ibérico de la Ciencia del Suelo, realizado em Santiago de Compostela.

[63] Oliveira, N., Portes, L., Zukowsky-Tavares, C., Martins, L., & Bonito, J. (2014, 24 de abril). População em área de pobreza. Diagnóstico inicial sobre tabagismo e estilo de vida (Projeto Colombo). Comunicação oral apresentada no Geosaúde 2014 – I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Coimbra.

[62] Bonito, J. (2014, 9-12 de abril). Tabaco Zero – Intervenção comunitária dos alunos de Educalão para a Saúde da Universidade de Évora. Comunicação oral para apresentada no VII Congreso Internacional de Psicologia y Educación y INFAD, realizado na Universidade de Badajoz.

[61] Bonito, J., & Boné, M. (2014, 9 de abril). Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os alunos do ensino secundário. Comunicação oral apresentada no VII Congreso Internacional de Psicologia y Educación y INFAD, realizado na Universidade de Badajoz.

[60] Boné, M., & Bonito, J. (2014, 5 de fevereiro). Comunicar com símbolos – empoderamento comunicativo. Videocomunicacão apresentada nas III Jornadas Iberoamericanas de RRHH Y RSC, realizadas na Universidade da Coruña, Espanha. Obteve o Prémio de Melhor Comunicação.

[59] Olivares, A. I., Olilvares, M. L., Silva, R. G., Bonito, J., & Luitgards-Moura, J. (2013, 11 de julho). Qualidade de vida no trabalho dos médicos da estratégia de saúde da família no Estado de Roraima – Brasil. Comunicação oral apresentada no I Congresso Internacional Educação e Saúde no Mercosul, realizado na Ciudad del Este, Paraguai.

[58] Albuquerque, C., Pinheiro, V., Aparício, G., Bonito, J., & Cunha, M. (2013, 16 de novembro). Childhood obesity determinants of childhood overweight. Comunicação oral apresentada no 6th European Health Conference, realizada em Bruxelas.

[57] Bonito, J., & Boné, M. (2013, 13 de setembro). Conceitos e práticas na educação da criança diferente: uma perspetiva evolutiva. Comunicação oral apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho.

[56] Bonito, J., & Rebelo, H. (2013, 12 de setembro). A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão: Um estudo longitudinal. Comunicação oral apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho.

[55] Bonito, J., Marques, L., Rebelo, D., & Soares de Andrade, A. (2013, 19 de julho). Educação em geociências no currículo do ensino secundário de Timor-Leste. Comunicação oral apresentada na International Conference East-Timor and its Region – a transdisciplinar view, realizada na Universidade de Aveiro.

[54] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2013, 4 de julho). Caracterização do consumo de álcool entre os escolares de 12 a 21 anos de idade do distrito de Beja. Comunicação oral apresentada no IX Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança, realizado no Instituto de Educaçao da Universidade do Minho.

[53] Boné, M., Bonito, J., & Rebelo, H. (2013, 25 de maio). Early access to the integrated emergency medical system: a study with children 6-12 years old. Comunicação oral apresentada no 1st World Congress of Children and Youth Health Behaviors, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[52] Boné, M., Bonito, J., & Albuquerque, C. (2013, 25 de maio). (Il)legality in consumption of a legal substance: a case study on alchohol consumption among teens. Comunicação oral apresentada no 1st World Congress of Children and Youth Health Behaviors, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[51] Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2013, 23 de maio). Alcohol consumption in 12 to 21 year old students in Beja district. Comunicação oral apresentada no 1st World Congress of Children and Youth Health Behaviors, realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

[50] Boné, M., & Bonito, J. (2012, 13 de outubro). O consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz. Comunicação oral apresentada no V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, realizado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

[49] Medina, J., Rebelo, D., Morgado, D., Monteiro, G., Bonito, J., Martins, L., & Marques, L. (2012, 11 de julho). El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía. Comunicação oral apresentada no XVII Simposio sobre Enseñanza de la Geología, realizado em Huelva.

[48] Morgado, M, Rebelo, D., McDade, G. M., Bonito, J., Medina, J., Martins, L., & Marques, L. (2012, 10 de julho). O tempo geológico na formação de professores de geociências. Comunicação oral apresentada no XVII Simposio sobre Enseñanza de la Geología, realizado em Huelva.

[47] Rebelo, D., Soares, de Andrade, A., Bonito, J., & Marques, L. (2012, 12 de maio). Educação em geociências: investigação educacional e currículo de Timor-Leste. Comunicação oral apresentada no I Congresso Internacional Geociências na CPLP: 240 anos de Geociências na CPLP, realizado em Coimbra no Centro de Geociências e Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra.

[46] Bonito, J., & Rebelo, H. (2011, 8 de setembro) Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didático pessoal. Comunicação oral realizada no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade da Coruña, em Espanha.

[45] Precioso, J., Carolina, A., Machado, J., Samorinha, C., Calheiros, J. M., Becoña, E., Ravara, S. B., Vitória, P., Rosas, M., Bonito, J., & Antunes, H. (2011, 7 de setembro). A família, a escola e a sociedade na protecção das crianças ao fumo ambiental do tabaco. Comunicação oral realizada no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade da Coruña, em Espanha.

[44] Rebelo, D., Morgado, M., Monteiro, G., Bonito, J., Medina, J., Martins, L., & Marques, Marques (2011, 7 de setembro). O tempo geológico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos. Comunicação oral realizada no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade da Coruña, em Espanha.

[43] Marques, L., Monteiro, G., Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Medina, J., & Martins, L. (2011, 1 de julho). Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assessment of curriculum materials, towards the development of citizenship. Comunicação oral realizada no 7th International Conference “Geology at School and University: Geology and Civilization”, realizada em São Peterburgo, na Rússia.

[42] Precioso, J., Calheiros, J., Samorinha, A. C. Antunes, H., Machado, J., Macedo, M. Bonito, J., Vitória, P., Araújo, A. C., & Ravara, S. (2010, 11 de outubro). Assessment of the Smoke-Free Homes Programme in Portugal. Comunicação oral apresentada no Smoke-Free Futures: Tobacco Control Conference, realizada em Cardiff (UK), organizada pela ASH Wales.

[41] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2010, 30 de setembro). Tempo geológico e desenvolvimento sustentável: contributos da investigação educacional para a compreensão das suas relações. Comunicação em painel apresentado no 45.º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Belém do Pará (Brasil).

[40] Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., Rebelo, D., Medina, J., McDade, G., Martins, L. (2010, 29 de setembro). A importância do tempo geológico percebida pelos alunos de 12-13 anos: um estudo realizado em escolas nas zonas Centro e Norte de Portugal. Comunicação oral apresentada no 45.º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Belém do Pará (Brasil).

[39] Diniz, A., Martins, L., & Bonito, J. (2010, 14 de setembro). José Júlio Bettencourt Rodrigues – Um homem da arte e da ciência em Portugal e no Brasil. Comunicação oral apresentada no Congresso Iberoamericano Metas 21, realizado em Buenos Aires (Argentina).

[38] Rebelo, H., Martins, L., & Bonito, J. (2010, 13 de setembro). Da qualidade da educação à satisfação dos estudantes. Um estudo longitudinal a três dimensões: rendimento académico, infra-estruturas de ensino e plano curricular. Comunicação oral apresentada no Congresso Iberoamericano Metas 21, realizado em Buenos Aires (Argentina).

[37] Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2010, 13 de setembro). A importância da literacia científica para os alunos do ensino secundário das regiões Norte e Centro de Portugal. Comunicação oral apresentada no Congresso Iberoamericano Metas 21, realizado em Buenos Aires (Argentina).

[36] Marques, L., McDade, G., Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Medina, J., & Martins, L. (2010, 30 de agosto). Deep time in schooling: from a reflection about the concept to students’ conceptions and teachers’ intervention. Comunicação oral apresentada no 6th Quadriennial Conference on the International Geoscience Education Organization (IGEO), realizado na University of Witwatersrand, Johannesburg (South Africa).

[35] Diniz, A., & Bonito, J. (2010, 27 de agosto). Sobral Cid and children science teaching in primary schools. Comunicação oral apresentada no Discoveries of Childhood in History no International Standing Conference for the History of Education, realizado em Amesterdão (Holanda).

[34] Diniz, A., & Bonito, J. (2010, 24 de agosto). O berço do ensino experimental em Sobral Cid. Comunicação oral apresentada no VIII Congreso Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em São Luís (Maranhão – Brasil).

[33] Rebelo, D., Morgado, M., Monteiro, G., Bonito, J., Medina, J., Marques, L., & Martins, L. (2010, 20 de julho). O tempo geológico e a aprendizagem da geologia: concepções de alunos do 7.º ano do ensino básico (12-13 anos). Comunicação oral apresentada no XVII Simposio sobre Enseñanza de la Geología, realizado em Teruel (Espanha).

[32] Cid, M., Rebelo, H., & Bonito, J. (2010, 15 de junho). Students’ representations about quality education: A longitudinal study on nursing and management degrees. Comunicação oral apresentada no XIV World Congress of Comparative Education Societies, realizado em Istambul (Turquia).

[31] Fialho, I., Saragoça, J., Rebelo, H., Cid, M., Oliveira, M., Bonito, J., Candeias, A., & Trindade, V. (2010, 24 de maio). Academic achievement in public higher education quality – a study on the effects of teachers’ commitment, teaching and evaluation methodologies in nursing and management degrees students. Comunicação oral apresentada na 12th Annual International Conference on Education, realizada em Atenas (Grécia).

[30] Candeias, A., Rebelo, H., Bonito, J., Oliveira, M., & Trindade, V. (2010, 21 de abril). Representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português. Comunicação oral apresentada no XVII Congreso Internacional do INFAD – Dificultades sociales y psicologia positiva de la vida, realizado em Zamora (Espanha).

[29] Rebelo, H., Bonito, J., Candeias, A., Oliveira, M., Cid, M., Fialho, I., Saragoça, J., Pires, H., & Trindade, V. (2010, 16 de abril). Organization and quality of educational processes in higher education perceived by students: contributions to a monitoring system and planning for improvement. Comunicação oral apresentada no Learning and Teaching in Higher Education – I International Conference 2010, realizada na Universidade de Évora.

[28] Bonito, J., McDade, G., Rebelo, D., Morgado, M., Medina, J., & Marques, L. (2010, 11 de fevereiro). O desafio da formação de professores em Portugal: dois estudos no âmbito das Ciências da Terra. Comunicação oral apresentada no 7.º Congreso Internacional de Educación Superior, realizado no Placio de Convenciones de La Havana em Cuba.

[27] Bonito, J., Rebelo, H., Oliveira, M., & Trindade, V. (2010, 10 de fevereiro). What students of higher education say about the teaching practive – A study in quality at Évora and Beja (Portugal). Comunicação oral apresentada no 7.º Congreso Internacional de Educación Superior, realizado no Placio de Convenciones de La Havana em Cuba.

[26] Bonito, J., & Diniz, A. (2009, 17 de novembro). Os trabalhos individuais educativos e a qualidade no ensino das ciências em Portugal na I República. Comunicação oral realizada no IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana – Educação, Autonomia e Identidades na América Latina, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil).

[25] Precioso, J., Calheiros, J., Samorinha, C., Antunes, H., Machado, J., Macedo, M., Bonito, J., Vitória, P., & Ravara, S. (2009, 16 de novembro). Smoke free homes: past, present and future. Comunicação oral apresentada no I International conference on smoking prevention and treatment, organizado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, realizado em Braga.

[24] Precioso, J., Samorinha, C., Albuquerque, C., Rosas, M., Araújo, N., Bonito, J., Oliveira, A., & Antunes, H. (2009, 16 de novembro). Smoking determinants by gender: a pilot study in schools of the Viseu District. Póster apresentado no I International conference on smoking prevention and treatment, organizado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, realizado em Braga.

[23] Trindade, V., Bonito, J., Rebelo, H., Cid, M., Oliveira, M., Saragoça, J., Fialho, I., Pires, H., & Candeias, A. (2009, 30 de outubro). Percepções de qualidade do ensino dos alunos de enfermagem e de gestão: um estudo desenvolvido na Univesidade de Évora. Comunicação oral realizada no Colóquio Internacional 450 anos da Universidade de Évora, realizado na Universidade de Évora.

[22] Marques, L., Nunes, L., Rebelo, D., Monteiro, G., Morgado, M., Bonito, J., Medina, J., Martins L., & Louro, M. (2009, 27 de outubro). Deep time: the complexity of the concept and its relevance for improving scientific literacy. Comunicação oral apresentada na International Conference on Geoscience for Global Development (GeoDEv). Dhaka, Bangladesh.

[21] Bonito, J., Rebelo, H., Trindade, V, & Oliveira, M. (2009, 16 de setembro). A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios. Comunicação oral realizada no I Simpósio Internacional de Enfermagem, realizado na Faculdade de Santa Marcelina no Brasil.

[20] Bonito, J., Oliveira, M., Rebelo, H., Saraiva, M., & Trindade, V. (2009, 10 de setembro). O que dizem os estudantes do ensino secundário e do ensino superior sobre as práticas de ensino – um estudo sobre a qualidade de ensino em Évora (Portugal). Comunicação oral realizada no IX Seminário Pedagogia em Debate – IV Colóquio Nacional de Formação de Professores, realizado na Universidade de Tuiuti do Paraná em Curitiba (Brasil).

[19] Martins, M. J., Oliveira, T., & Bonito, J. (2009, 9 de setembro). Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre. Comunicação oral realizada no X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, realizado em Braga, na Universidade do Minho.

[18] Rebelo, H., Bonito, J., Oliveira, M., Cid, M., & Saraiva, M. (2009, 9 de setembro). Do rendimento académico ao grau de satisfação dos estudantes: a visão sobre a qualidade na transição do ensino secundário para o ensino superior. Comunicação oral realizada no X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, realizado em Braga, na Universidade do Minho.

[17] Saragoça, J., Bonito, J., Fialho, I., Cid, M., Oliveira, M., Rebelo, H., Candeias, A., Pires, H., & Trindade, V. (2009, 2 de setembro). Education quality representations: an exploratory study with students from basic and secondary schools in the Alentejo. Comunicação oral realizada na 9th European Sociological Association Conference realizada em Lisboa.

[16] Martins, M. J., Oliveira, T., Barros, J., Espírito Santo, J., Bonito, J., Trindade, V., Saraiva, M., Fialho, I., & Cid, M. (2009, 8 de julho). Conceptions about quality in higher education of teachers and students in the south of Portugal. Comunicação oral realizada no 11th European Congress of Psychology ECP09, realizado em Oslo.

[15] Cid, M., Rebelo, H., Oliveira, M., Saraiva, M., & Bonito, J. (2009, 18 de junho). In search of academic success indicators: an analysis from the students’ perceptions about quality of education. Comunicação oral realizada na 2009 International Conference on Engineering and Mathematics realizada em Bilbao (Espanha).

[14] Cid, M., Bonito, J., Oliveira, M., Saraiva M., & Rebelo, H. (2009, 5 de maio). Student’s representations of education quality in different school levels: an exploratory study with portuguese students. Comunicação oral realizada no Edulearn09 e realizado em Barcelona (Espanha).

[13] Saraiva, M., Bonito, J., Cid, M., & Rebelo, H. (2009, 5 de maio). Représentations de laine qualité de l’enseignement: joint étude avec des élèves du cours de gestion de deux institutions d’enseignement supérieur portugais. Comunicação oral realizada no Colloque AFIRSE 2009, organizado pela AFIRSE e realizado em Montréal (Canadá).

[12] Bonito, J., & Trindade, V. (2008, 10 de julho). La Calidad de la Enseñanza y las Actividades Prácticas de Laboratorio: Análisis e Implicaciones de las Actividades Alternativas a las Propuestas del Manual Escolar, realizadas por Alumnos Visitantes de la Universidad de Évora. Comunicação oral apresentada no XV Simpósio sobre Enseñanza de la Geología organizado pela Asociación Española para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, realizado em Guadalajara.

[11] Bonito, J., & Trindade, V. (2008, 12 de maio). About Representations of “Quality Teaching” among European and African Portugese Speakers, at Evora’s University: an intercultural experience. Comunicação oral apresentada na International Conference of Intercultural Dialogue through Education, realizada no Dolmen Resort Hotel em Malta.

[10] Pires, H., Fialho, I., Saragoça, J., & Bonito, J. (2008, 3 de setembro). Perspectivas dos Estudantes sobre a Qualidade do Ensino: Um Estudo Exploratório nas Instituições do Ensino Superior do Alentejo. Comunicão oral apresentada na Conference of Governance and Management Models in Higher Education organizada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e realizado na Universidade de Coimbra.

[9] Bonito, J., Saraiva, M., Trindade, V., Barros, J. P., Santo, J. E., Martins, M. J. D., Oliveira, T., Fialho, I., & Cid, M. (2008, 6 de novembro). Representações da Qualidade do Ensino dos Alunos de Enfermagem no Alentejo: Um Estudo Exploratório. Comunicação oral apresentada na International Conference Excellence and Superior Performance, promovida pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, realizada na Universidade do Minho.

[8] Bonito, J., Trindade, V., Rebelo, H., Saraiva, M., Saragoça, J., Cid, M., Fialho, I., & Pires, H. (2008, 6 de novembro). Como Aumentar a Qualidade de Ensino? Uma Visão dos Estudantes dos Ensinos Básico, Secundário e Superior. Comunicação oral apresentada na International Conference Excellence and Superior Performance, promovida pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, realizada na Universidade do Minho.

[7] Bonito, J. (2007, 21 de setembro). Concepções Epistemológicas de Alunos e Professores: Um Estudo no Âmbito da Didáctica. Comunicação apresentada no IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, organizado pela Universidade da Coruña e pela Universidade do Minho e realizado na Universidade da Coruña.

[6] Bonito, J. (2007, 18 de maio). Conhecimento e cultura como fundamentos do princípio da sustentabilidade: um estudo desenvolvido com alunos universitários sobre critérios de selecção de resíduos para reciclagem. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “A Unicidade do Conhecimento”, organizado pelo CIEP – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e realizado na Universidade de Évora.

[5] Bonito, J., Raposo, N., & Macedo, R. (2006). A Segurança das Actividades Práticas. Comunicação oral apresentada no Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia, XIV Simpósio sobre Enseñanza de la Geologia e XXVI Curso de Actualização de Professores de Geociências, realizado na Universidade de Aveiro.

[4] Bonito, J., Raposo, N., Macedo, R., & Trindade, V. (2006). Desenhando um Possível Modelo para Ensinar Ciências. Comunicação oral apresentada no Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia, XIV Simpósio sobre Enseñanza de la Geologia e XXVI Curso de Actualização de Professores de Geociências, realizado na Universidade de Aveiro.

[3] Trindade, V., & Bonito, J. (2006). A Construção do Conhecimento em Geologia e as suas Consequências na Formação em Didáctica dos Futuros Professores da Disciplina a Nível do Ensino Secundário. Comunicação oral apresentada no Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia, XIV Simpósio sobre Enseñanza de la Geologia e XXVI Curso de Actualização de Professores de Geociências, realizado na Universidade de Aveiro.

[2] Bonito, J., & Sousa, M. (1997). As Representações Cognitivas de Actividades Práticas em Geociências: Um Estudo com Professores na Área Educativa do Alentejo (Portugal). Comunicação oral apresentada no V Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, subordinado ao tema “Investigación e Innovación en la Didáctica de las Ciencias”, promovido pela revista Enseñanza de las Ciencias e realizado na Universidade de Murcia (Espanha).

[1] Bonito, J. (1996). Na Procura da Definição do Conceito de “Actividades Práticas”. Comunicação oral apresentada no IX Simposio sobre la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, promovido pela Asociación Española para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra e realizado na Universidade de Logronho (Espanha).