Equipamentos e Sistemas Térmicos II
Isabel Malico
Programa da disciplina
1. Introdução aos diversos tipos de motores
Motores térmicos de combustão interna e externa. Classificação dos motores de
combustão interna. Funcionamento dos motores de explosão e Diesel. Principais
componentes de um motor. Motores de 2 e 4 tempos.
2. Ciclos teóricos, ideias e reais
Ciclo Otto, Diesel e misto. Comparação dos três ciclos estudados. Ciclo real do
motor de explosão a 4 tempos. Factores que influenciam o ciclo real.
3. Parâmetros de projecto e funcionamento
Generalidades. Análise da cilindrada, velocidade de rotação, rendimento
volumétrico, perdas mecânicas, massa específica do ar, coeficiente de excesso de
ar, combustível, rendimento dos ciclos ideais e do coeficiente qualitativo. Sobre-
-alimentação. Análise das curvas características dos motores de explosão e Diesel.
4. Combustão e câmaras de combustão e motores
de explosão
Caracterização do processo de combustão. Preparação da mistura. Sistemas de
doseamento de combustíveis e de ignição. Atraso à ignição. Detonação e ignição
superficial. Índice de octano. Câmaras de combustão.
5. Combustão e câmaras de combustão e motores
de Diesel
Caracterização do processo de combustão. Atraso à inflamação. Índice de cetano.
Câmaras de combustão (injecção directa e indirecta).
6. Impacte ambiental
Principais poluentes. Controlo das emissões nos motores de explosão e Diesel.
7. Ciclos de Turbina a gás
Introdução. Principais aplicações. Ciclo simples. Perdas e irreversíbilidades.
Ciclo de turbinas a gás com regenerador, reaquecimento e arrefecimento
intermédio. Turbinas a gás para propulsão de aeronaves.
Bibliografia
John B. Heywood (1988). Internal Combustion Engine Fundamentals. McGraw-Hill.
R. W. Haywood (1991). Analysis of Engineering Cycles, 4th Edition. Pergamon Press.
Horário de atendimento aos alunos
Terças-feiras das 16:00 às 18:00 h (Sala B, CLV 3ª fase – 2º Piso)
Avaliação
A avaliação tem 3 componentes:
N1 – Trabalho escrito sobre tema à escolha (nota mínima para o trabalho 8,5 val).
N2 – Ensaio laboratorial e respectivo laboratório
N3 – Exame final (nota mínima para o exame 8,5 val).
Nota final = 0,2´N1+0,1´N2+0,7´N3
Datas relevantes:
Época normal: 24.01.06 às 10 h – CLV LAB 059A
Época de recurso: 28.01.06 às 10 h – CLV 133
Nº previsto de horas de estudo semanais: 3 h
Precedências recomendadas
Termodinâmica Aplicada, Mecânica de Fluidos, Transferência de Calor e Massa, Combustão,
Complementos de Termodinâmica e Equipamentos e Sistemas I
Trabalhos
Tema |
N.º aluno |
Semana de Apresentação* |
Materiais utilizados em motores |
|
6 |
Transferência de calor em motores |
|
6 |
Sistemas de alimentação |
|
7 |
Sistemas de escape |
|
7 |
Sistemas de injecção |
|
8 |
Atrito e lubrificação em motores |
|
8 |
Motores de explosão de injecção directa |
|
9 |
Motores sobre-alimentados |
|
9 |
Equilíbrio e vibrações em motores |
|
10 |
Combustão em motores de explosão |
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10 |
Combustão em motores Diesel |
|
11 |
Métodos para aumentar a potência em motores |
|
11 |
Combustíveis utilizados em motores: suas características |
|
12 |
Emissões de poluentes nos motores de explosão |
|
12 |
Emissões de poluentes nos motores Diesel |
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13 |
* indicativo
Classificações 2004/2005
nº |
Trabalho |
Ep. Normal |
Ep. Recurso |
Ep. Especial |
Nota Final |
7418 |
10,6 |
6,9 |
7,4 |
|
8 |
8257 |
10,2 |
6,4 |
8,6 |
|
9 |
11808 |
12,3 |
- |
7,7 |
|
9 |
12633 |
18,2 |
7,4 |
15,8 |
|
17 |
13873 |
15,6 |
12,4 |
- |
|
13 |
16997 |
17,2 |
8,8 |
12,4 |
|
14 |
Média |
14,0 |
8,4 |
10,4 |
|
11,7 |