Equipamentos e Sistemas Térmicos II

Isabel Malico

 

 

* Programa da disciplina

1.      Introdução aos diversos tipos de motores

                        Motores térmicos de combustão interna e externa. Classificação dos motores de

combustão interna. Funcionamento dos motores de explosão e Diesel. Principais

componentes de um motor. Motores de 2 e 4 tempos.

2.      Ciclos teóricos, ideias e reais

                        Ciclo Otto, Diesel e misto. Comparação dos três ciclos estudados. Ciclo real do

motor de explosão a 4 tempos. Factores que influenciam o ciclo real.

3.      Parâmetros de projecto e funcionamento

                        Generalidades. Análise da cilindrada, velocidade de rotação, rendimento

volumétrico, perdas mecânicas, massa específica do ar, coeficiente de excesso de

ar, combustível, rendimento dos ciclos ideais e do coeficiente qualitativo. Sobre-

-alimentação. Análise das curvas características dos motores de explosão e Diesel.

4.      Combustão e câmaras de combustão e motores de explosão

                        Caracterização do processo de combustão. Preparação da mistura. Sistemas de

doseamento de combustíveis e de ignição. Atraso à ignição. Detonação e ignição

superficial. Índice de octano. Câmaras de combustão.

5.      Combustão e câmaras de combustão e motores de Diesel

                        Caracterização do processo de combustão. Atraso à inflamação. Índice de cetano.

Câmaras de combustão (injecção directa e indirecta).

6.      Impacte ambiental

                        Principais poluentes. Controlo das emissões nos motores de explosão e Diesel.

7.      Ciclos de Turbina a gás

                        Introdução. Principais aplicações. Ciclo simples. Perdas e irreversíbilidades.

Ciclo de turbinas a gás com regenerador, reaquecimento e arrefecimento

intermédio. Turbinas a gás para propulsão de aeronaves.

 

 

* Bibliografia

John B. Heywood (1988). Internal Combustion Engine Fundamentals. McGraw-Hill.

R. W. Haywood (1991). Analysis of Engineering Cycles, 4th Edition. Pergamon Press.

 

 

* Horário de atendimento aos alunos

Terças-feiras das 16:00 às 18:00 h (Sala B, CLV 3ª fase – 2º Piso)

 

 

* Avaliação

A avaliação tem 3 componentes:

N1 – Trabalho escrito sobre tema à escolha (nota mínima para o trabalho 8,5 val).

N2 – Ensaio laboratorial e respectivo laboratório

N3 – Exame final (nota mínima para o exame 8,5 val).

 

Nota final = 0,2´N1+0,1´N2+0,7´N3

 

 

Datas relevantes:

Época normal: 24.01.06 às 10 h – CLV LAB 059A

Época de recurso: 28.01.06 às 10 h – CLV 133

 

 

* Nº previsto de horas de estudo semanais: 3 h

 

 

* Precedências recomendadas

Termodinâmica Aplicada, Mecânica de Fluidos, Transferência de Calor e Massa, Combustão,

Complementos de Termodinâmica e Equipamentos e Sistemas I

 

 

* Trabalhos

 

Tema

N.º aluno

Semana de

 Apresentação*

Materiais utilizados em motores

 

6

Transferência de calor em motores

 

6

Sistemas de alimentação

 

7

Sistemas de escape

 

7

Sistemas de injecção

 

8

Atrito e lubrificação em motores

 

8

Motores de explosão de injecção directa

 

9

Motores sobre-alimentados

 

9

Equilíbrio e vibrações em motores

 

10

Combustão em motores de explosão

 

10

Combustão em motores Diesel

 

11

Métodos para aumentar a potência em motores

 

11

Combustíveis utilizados em motores: suas características

 

12

Emissões de poluentes nos motores de explosão

 

12

Emissões de poluentes nos motores Diesel

 

13

* indicativo

 

 

* Classificações 2004/2005

 

Trabalho

Ep. Normal

Ep. Recurso

Ep. Especial

Nota Final

7418

10,6

6,9

7,4

 

8

8257

10,2

6,4

8,6

 

9

11808

12,3

-

7,7

 

9

12633

18,2

7,4

15,8

 

17

13873

15,6

12,4

-

 

13

16997

17,2

8,8

12,4

 

14

Média

14,0

8,4

10,4

 

11,7