Nota Introdutória

 

História de Portugal ContemporâneoI/II

 

Helder Adegar Fonseca

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Professor Associado
Departamento de História
Universidade de Évora

 

Em cerca de 20 anos de actividade docente em diversos níveis de ensino, e desde 1980 ligado ao Ensino Universitário, nunca um ano lectivo foi igual ao outro, nunca uma turma do mesmo nível se revelou igual a outra. Esta constatação mostra como o acto de ensinar e aprender é de certo modo um acto único e individualizado. Deste modo os programas das disciplinas, são acima de tudo propostas de trabalho que o docente tem a obrigação de apresentar aos estudantes como um guião para a aprendizagem. Salvaguardados os requisitos básicos o programa deve adequar-se às turmas a que, em cada um dos anos, vai ser aplicado, procurando compatibilizar aqueles requisitos com a necessidade mas também com o prazer de aprender e de ensinar. É esta convicção, mais que a sabedoria dos manuais e receitas da pedagogia e da didáctica, que marca as orientações que confiro à minha actividade docente. Gostar e "ensinar" os estudantes a gostar do que ensino. Esta página exprime a forma como conduzo este processo no caso da disciplina de História de Portugal Contemporâneo. Nele se revela um programa onde são contempladas as "matérias fundamentais" para este nível do ensino universitário e para a formação específica que se pretende, mas também as matérias onde a relevância historiográfica, social e o gosto do docente estão presentes.Nele se constata também, através da planificação das unidades, a aproximação plural ao discurso historiográfico sobre o Portugal Contemporâneo, um aspecto que me parece absolutamente fundamental a este nível da Ģeducaçãoģ histórica de base. A nossa expectativa, no início de cada ano, é sempre de que a proposta vai ser eficaz, que os estudantes vão empenhar-se, vão ter prazer e, por isso, aprender bem. Os resultados, como é óbvio, não são sempre os mesmos, felizmente. A disciplina de História de Portugal Contemporâneo I-II integra os planos de estudo das Licenciaturas em História (Ensino e Património Cultural) da Universidade de Évora.
O presente documento tem como propósito revelar as linhas orientadoras e programáticas, os conteúdos leccionados e os objectivos específicos que se pretende os alunos venham a alcançar. Para cada unidade didáctica são descritos os instrumentos e meios usados nas sessões previstas e os que os estudantes são aconselhados a usar na preparação das matérias. Finalmente são descritos o método de avaliação dos estudantes assim como os instrumentos para controle e avaliação da disciplina.