Modelos LaTeX
Base
\documentclass[12pt,a4paper]{article} % % carateres específicos (ç,ã, etc) % \usepackage[T1]{fontenc} \usepackage[utf8]{inputenc} % \begin{document} texto \end{document}
Exame
% !TeX program = xelatex % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Modelo para um exame com % 1. comando para a cotação de uma pergunta; % 2. ambiente para o texto de uma pergunta; % 3. cabeçalho que identifica % - a disciplina % - o departamento % - a data % e com o logótipo da universidade; % 4. margens curtas; % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % A classe "article" faz parte dos "tipos de documentos" base do LaTeX % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \documentclass[12pt]{article} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Internacional % % Definir a linguagem do documento % \usepackage{polyglossia} % % Infelizmente, as definições para português estão % num ficheiro com um erro ortográfico (mesmo no NAO!!!) no nome. Que tormento! % \setmainlanguage{portuges} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Expressões Matemáticas % \usepackage{amsmath} \usepackage{amssymb} \usepackage{commath} % % % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Mancha de texto na página % \usepackage{geometry} % % Alterar os valores de forma ao texto caber todo numa única página % \geometry{top=2cm, bottom=1cm, left=1cm, right=1cm} % % % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Comando para colocar a cotação de cada pergunta % \newcommand{\cotacao}[1]{ % um argumento: o número de valores \textup{ % texto "direito" \textbf{ % texto "negrito" % % a seguir... % - #1 identifica o primeiro argumento do comando % - ~ força um espaço que não translineia % [Cotação~#1~valor(es)] % % % }}} % % % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Ambiente para conter os exercícios % \newtheorem{exerc}{Exercício} \newenvironment{exercicio} {\begin{exerc}\normalfont} {\end{exerc}} % % % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Comando para fazer o cabeçalho % \newcommand{\CAB}[4]{ % quatro argumentos % % Fazer um cabeçalho % % tem quatro argumentos: % - departamento: primeiro argumento % - disciplina: segundo argumento % - evento: terceiro argumento % - data: quarto argumento % % e também inclui o logótipo da universidade. % % Organizar o cabeçalho: % - logótipo à esquerda e texto à direita % - usar uma tabela para posicionar o logótipo e o texto % - incluir o logótipo a partir de uma imagem % - separar o texto em linhas % \begin{tabular}{cc} % duas colunas, centradas % % colocar o logótipo da universidade na coluna da esquerda % % ** % pressupõe que existe o ficheiro "imagens/logo_principal.png" % ** % \includegraphics[width=0.25\textwidth]{imagens/logo_principal.png} % % separar as colunas com "&" % & % % colocar o texto na coluna da direita % % fazer um "bloco" de texto com 70% da largura do texto na página % \begin{minipage}{0.7\textwidth} % % centrar as linhas no bloco de texto % \begin{center} % % Departamento % {\Large\bf #1}\\[1.0em] % % Disciplina % {\large #2}\\[1.0em] % % Evento e data % {\bf #3} --- {#4} \end{center} % % % \end{minipage} % % % \end{tabular} % % deixar algum espaço abaixo da imagem + texto % \\[1.0em] % % desenhar uma linha separadora % \hrule % % forçar um espaço abaixo da linha, com "~", para "contar" como um parágrafo % ~ } % % % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % DOCUMENTO % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % % \begin{document} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % "Preâmbulo" % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Páginas sem numeração e sem cabeçalhos automáticos % \pagestyle{empty} % % Identificação do documento % \CAB{SUBSTITUIR PELO NOME DO DEPARTAMENTO}% {SUBSTITUIR PELO NOME DA DISCIPLINA}% {SUBSTITUIR PELO NOME DO EVENTO}% {SUBSTITUIR PELA DATA DO EVENTO}% % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Exercícios % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \begin{exercicio}\cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTE EXERCÍCIO} SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO \end{exercicio} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \begin{exercicio}~ % o "~" força um parágrafo. O que acontece se for retirado? SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO \begin{enumerate} \item \cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTA ALÍNEA} SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO \item \cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTA ALÍNEA} SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO \end{enumerate} \end{exercicio} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \end{document}
Aula
\documentclass{beamer} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Aspeto % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Conjunto de cores e outros elementos visuais % % Há imensas variantes, incluindo uma para as aulas da universidade de évora % que está disponível em % https://git.xdi.uevora.pt/fc/giraldo % % Ver também a galeria de temas em % http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/index_by_theme.html % \usetheme{default} % Boadilla, Rochester, etc... \usecolortheme{orchid} % % Navegação % \setbeamertemplate{navigation symbols}{} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Internacionalização % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \usepackage[T1]{fontenc} \usepackage[utf8]{inputenc} \usepackage[portuges]{babel} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Informação para o rosto % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \title{Aula (ou disciplina)} \subtitle{Disciplina (ou aula)} \author[Autor (Nome Curto)]{Nome Completo do Autor} \institute[Inst. Nome Curto]{ Departamento de ---\\ Escola ---\\ Universidade --- } \date{data (ou \texttt{\tbs date})} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % % Documento % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \newcommand{\tbs}{\textbackslash} \begin{document} % % Rosto % \begin{frame}[plain] \titlepage \end{frame} % % % \begin{frame}{Título da página} % % Este modelo de página ilustra várias técnicas: % % - construção sucessiva do conteúdo da página, com o comando \pause % - destaque pontual, com o comando \alert % - destaque "em bloco" % - divisão da página (ou parte) em colunas % %========================================== % % A construção sucessiva é controlada pelo comando \pause % \pause Texto na página. % %========================================== % % Os destaques são definidos pelo comando \alert % \pause Texto \alert{destacado} com o comando \texttt{\tbs alert}. % %========================================== % % Os blocos são um ambiente % \pause \begin{block}{Título do bloco} \pause Texto do bloco \end{block} % %========================================== % % O texto pode ser organizado em colunas % % \pause % % Alinhamento das colunas: % [t] topo % [c] centro % [b] base % \begin{columns}[t] % % Largura da coluna definida em relação à largura de uma letra. % \column{5em} Uma coluna ``apertadinha'' com o ambiente \texttt{columns} e o comando \texttt{\tbs column}. \pause % % Largura da coluna definida em relação à largura da página. % \column{0.5\textwidth} Uma coluna ``folgada''. A largura das colunas pode ser definida\ldots \begin{itemize} \item em relação à largura da ``página'' usando \texttt{\tbs textwidth}; \item em relação à largura de um ``\texttt{M}`` usando \texttt{em}; \end{itemize} \end{columns} \pause \alert{N.B.} que também é possível alinhar verticalmente as colunas\ldots \emph{Como?} \end{frame} % % % \end{document}
Artigo
Este modelo é acompanhado por uma bibliografia externa, mais abaixo.
% !TeX program = xelatex \documentclass[a4paper]{article} % % O package graphicx é necessário para o comando \includegraphics % \usepackage{graphicx} % % % \title{A Sample Article% \thanks{P.K.D., for raising questions.}\\ \emph{With a Fancy Subtitle} } \author{% Francisco Coelho\\ Departamento de Inform\'{a}tica\\ \texttt{fc@di.uevora.pt} \and Manuel Gon\c{c}alves\\ Laboratory of Informatics, Systems and Parallelism (LISP)\\ \texttt{mangon@gmail.com} } % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \begin{document} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \maketitle % % % \begin{abstract} The problem and the conclusions should be clearly stated here and understood by those working in the general area of this work. \end{abstract} % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % The first sentence of the article should be assertive and engaging. % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \section{Introduction} % % % Text of the introduction. Outline this work. % % % \subsection{Motivation} % % % Informal problem identification, opportunities \cite{maxwell1881treatise} and difficulties \cite{einstein1905elektrodynamik, bohr1948penetration}. Ground your text on solid \cite{hawking1975particle} previous work. It might be nice to include a picture (see Figure \ref{fig:ovo-estrelado}). % %--------------------------------------------------------------------------------- % Ambiente figure % % Posiciona automaticamente o conteúdo (normalmente uma figura com uma legenda) na posição mais adequada. % \begin{figure} \centering \includegraphics[width=0.5\textwidth]{imagens/ovo-estrelado.jpg} \caption{Caption of the figure.} \label{fig:ovo-estrelado} \end{figure} % %--------------------------------------------------------------------------------- % \subsection{State of the Art} % % % Report of the state of the art and related \cite{shannon2001mathematical} work. Make lots of references \cite{turing1952chemical}. % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \section{Development} % % % Formal development. % % % \subsection{Problem Statement} % % % Formal problem statement. % % % \subsection{Problem Resolution} % % % Formal problem resolution. % %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % \section{Conclusion} % % % Critical analysis and synthesis of the work. A table might help in highlighting the conclusions (see Table \ref{tab:relative-performance}). % %--------------------------------------------------------------------------------- % Ambiente table % % Posiciona automaticamente o conteúdo (normalmente uma tabela com uma legenda) na posição mais adequada. % \begin{table} \centering \caption{Caption of the table. (data source: wikipedia)} \begin{tabular}{r|cc} \textbf{Method} & \textbf{Best} & \textbf{Worst} \\ \hline Quick Sort & \(n \log n\) & \(n^2\)\\ Merge Sort & \(n \log n\) & \(n \log n\)\\ \textbf{Our's Sort} & \(\log n\) & \(n\)\\ \end{tabular} \label{tab:relative-performance} \end{table} % %--------------------------------------------------------------------------------- % \subsection{Unsolved Problems} % % % Limitations of the proposed resolution. % % % \subsection{Future Work} % % % Further development outlook. % % % \bibliographystyle{plain} \bibliography{references} \end{document}
Bibliografia
%% Saved with string encoding Unicode (UTF-8)
@article{hawking1975particle,
Author = {Hawking, Stephen W},
Date-Added = {2015-11-13 10:29:59 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:29:59 +0000},
Journal = {Communications in mathematical physics},
Number = {3},
Pages = {199--220},
Publisher = {Springer},
Title = {Particle creation by black holes},
Volume = {43},
Year = {1975}}
@book{bohr1948penetration,
Author = {Bohr, Niels},
Date-Added = {2015-11-13 10:29:17 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:29:17 +0000},
Publisher = {I kommission hos E. Munksgaard},
Title = {The penetration of atomic particles through matter},
Volume = {18},
Year = {1948}}
@book{maxwell1881treatise,
Author = {Maxwell, James Clerk},
Date-Added = {2015-11-13 10:28:27 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:28:27 +0000},
Publisher = {Clarendon press},
Title = {A treatise on electricity and magnetism},
Volume = {1},
Year = {1881}}
@article{einstein1905elektrodynamik,
Author = {Einstein, Albert},
Date-Added = {2015-11-13 10:27:55 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:27:55 +0000},
Journal = {Annalen der physik},
Number = {10},
Pages = {891--921},
Publisher = {Wiley Online Library},
Title = {Zur elektrodynamik bewegter k{\"o}rper},
Volume = {322},
Year = {1905}}
@article{shannon2001mathematical,
Author = {Shannon, Claude Elwood},
Date-Added = {2015-11-13 10:26:17 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:26:17 +0000},
Journal = {ACM SIGMOBILE Mobile Computing and Communications Review},
Number = {1},
Pages = {3--55},
Publisher = {ACM},
Title = {A mathematical theory of communication},
Volume = {5},
Year = {2001}}
@article{turing1952chemical,
Author = {Turing, Alan Mathison},
Date-Added = {2015-11-13 10:25:12 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:25:12 +0000},
Journal = {Philosophical Transactions of the Royal Society of London B: Biological Sciences},
Number = {641},
Pages = {37--72},
Publisher = {The Royal Society},
Title = {The chemical basis of morphogenesis},
Volume = {237},
Year = {1952}}