Ensino

 

Análise e desenvolvimento de metodologias de ensino para um mais eficaz processo de aprendizagem. Os casos concretos do ensino de: geometria, método experimental, desenho, pintura, escultura, dança.

O ensino da matemática através das ciências experimentais. O ensino da matemática através da dança.

 

Síntese de tópicos avançados para o ensino— sistemas dinâmicos e complexos.

 

 

 

Projecto:  Sistemas Dinâmicos e Método Experimental—Dinâmica Simbólica Empírica

 

Beatriz Alves, Carlos Ramos. 2014-2015

 

O programa de investigação proposto tem como principal objectivo o estudo de sistemas caóticos no âmbito dos sistemas dinâmicos, focando principalmente os aspectos experimentais, de modo a fixar, esclarecer e desenvolver as noções que caracterizam fisicamente esses sistemas. Em particular, serão aperfeiçoados métodos de definir e determinar certos tipos de estruturas simbólicas directamente da observação empírica dos sistemas reais. Em paralelo com o desenvolvimento dos protótipos experimentais, as noções e conceitos envolvidos serão simplificados à sua essência, com respeito aos aspectos físicos observáveis e estruturados de modo a poderem ser utilizados nos 1º, 2º e 3º ciclos de ensino, como iniciação sério ao método científico. O retorno deste esforço pedagógico para a investigação científica dos sistemas caóticos e complexos será no sentido da simplificação, do amadurecimento dos formalismos necessários e da redução dos conceitos à sua essência,  tudo imprescindível a uma boa teoria científica.

 

 

 

Apoio experimental ao desenvolvimento e implementação das disciplinas:

 

Matemática, artes e letras. Sistemas Complexos

 

 

Sistemas Complexos - Disciplina proposta em 2010, à Escola de Ciências e Tecnologias, Universidade de Évora

 

Matemática, artes e letras - Disciplina proposta em 2010, à Escola das artes, Universidade de Évora

 

 

concluído

 

 

Curso livre: Sistemas Dinâmicos não lineares e complexidade

 

 

 

1.   Iteradas de aplicações do intervalo (29 de Maio de 2009, UE)

2.  Sistemas Dinâmicos de dimensão superior (16 de Junho de 2009, UE)

3.   Cadeias de Markov topológicas (25 de Junho de 2009, UE)

4.   Número e complexidade (2 de Dezembro, de 2010, UE)

5.   Séries temporais (9 de Dezembro, de 2010, UE)

6.   Sistemas ideais e coordenadas generalizadas

7.   Ciência e classificação

 

 

concluído

 

 

Matemática, artes e letras

 

 

 

Considerações sobre matemática para a investigação e criação artística:

 

           a música (28 de maio de 2010, UE)

           a arquitectura (11 de Novembro de 2010, UE)

          

Considerações sobre matemática para a investigação, reflexão e criação filosófica:

 

           o ser/não ser linear (28 de Fevereiro de 2011, CFCUL)

           princípios de filosofia natural

 

Considerações sobre matemática para a investigação, reflexão e criação literária:

 

           a heteronímia