Título: A Curva de Phillips
Autor: Agostinho Silvestre Rosa
Data: 1995
Publicação:

Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Departamento de Economia, Universidade de Évora

ball_blue.gif (190 bytes) RESUMO:

Este relatório descreve a evolução da curva de Phillips desde o seu aparecimento em 1958 até às décadas de 70 e 80 em que é posta em causa pelos acontecimentos económicos que entretanto surgiram, devido especialmente aos choques do lado da oferta. Primeiro apresenta-se a curva de Phillips original e seus fundamentos teóricos, segundo discute-se a curva de Phillips com expectativas em ambas as perspectivas: monetarista e keynesiana. Depois apresenta-se o ponto de vista da Escola Nova Clássica, que nega o "trade-off" inflação-desemprego mesmo no curto prazo e finalmente as implicações da histerese para a curva de Phillips.

ball_blue.gif (190 bytes) PALAVRAS-CHAVE:

Curva de Phillips, Emenda de Friedman e Phelps, Escola Nova Clássica, Escola Nova Keynesiana, Expectativas Racionais, Histerese, Ilusão Monetária, Keynesianos, Lipsey, Modelo de Lucas, Monetaristas, Taxa Natural de Desemprego, "Search Theory".